MitDriveClub
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
MitDriveClub
No Result
View All Result
Home Noticias

Volkswagen Quer Imposto de 35% para Carros Eletrificados: Estratégia para Fortalecer a Indústria Automotiva Brasileira

CEO da Volkswagen do Brasil Apoia Medidas para Reduzir Importação de Elétricos e Híbridos

Gerson Campos by Gerson Campos
6 de julho de 2024 - Updated on 21 de setembro de 2024
in Noticias
vw 1043116 1280 Volkswagen Quer Imposto de 35% para Carros Eletrificados: Estratégia para Fortalecer a Indústria Automotiva Brasileira

A Volkswagen do Brasil se posicionou a favor da reimplementação do imposto de importação de 35% para carros elétricos e híbridos.

Durante a coletiva mensal da Anfavea, Ciro Possobom, CEO da Volkswagen no Brasil, destacou a crescente ameaça que os veículos importados representam para a indústria nacional e sugeriu medidas para fortalecer o setor automotivo no país.

Desafios e Oportunidades na Indústria Automotiva Brasileira

Possobom enfatizou que o aumento da importação de veículos eletrificados é um desafio significativo. Entre janeiro e maio de 2024, foram importados 45,7 mil veículos eletrificados, resultando em uma renúncia fiscal de R$ 2,5 bilhões para o governo brasileiro. O executivo destacou que a reinstauração do imposto de importação é crucial para proteger a indústria local e incentivar a produção doméstica, alinhando-se às tendências globais de incentivo à produção local.

vw 438825 640 jpg Volkswagen Quer Imposto de 35% para Carros Eletrificados: Estratégia para Fortalecer a Indústria Automotiva Brasileira

Além disso, a medida é vista como uma forma de preservar empregos no setor automotivo e estimular o desenvolvimento tecnológico no Brasil. Possobom argumenta que a indústria automotiva brasileira precisa se tornar mais competitiva para se consolidar como um polo exportador de veículos na América do Sul.

Benefícios da Produção Local de Veículos Eletrificados

A produção local de veículos elétricos e híbridos pode trazer vários benefícios ao Brasil, incluindo:

Veja Também

Jaguar Type 00: O Futuro da Marca Desfila nas Ruas de Paris

GM une forças com a Hyundai para desenvolver carros elétricos e combater avanço chinês

Ford assina venda de fábrica no Ceará para produção de carros elétricos com investimento bilionário

  1. Aumento da Qualidade e Segurança: A fabricação doméstica permite maior controle sobre a qualidade dos veículos e a implementação de normas de segurança mais rigorosas.
  2. Etiquetagem e Rastreabilidade: Produção local facilita a etiquetagem dos veículos com informações sobre origem, pegada de carbono e outros aspectos relevantes.
  3. Sustentabilidade e Reciclabilidade: A produção nacional pode ser direcionada para o uso de materiais reciclados e biodegradáveis, promovendo a sustentabilidade.
  4. Redução da Pegada de Carbono: A fabricação local contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se às metas globais de combate às mudanças climáticas.
  5. Estimulo à Pesquisa e Desenvolvimento: Incentivar a produção local pode impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias automotivas.

Impacto Econômico e Tecnológico

Possobom destacou que a produção local não apenas preserva empregos, mas também estimula a economia e promove o desenvolvimento de novas tecnologias.

vw 1665127 640 jpg Volkswagen Quer Imposto de 35% para Carros Eletrificados: Estratégia para Fortalecer a Indústria Automotiva Brasileira

O apoio da Volkswagen à reimplementação do imposto de importação de 35% está em consonância com a demanda da Anfavea, que propõe a antecipação da alíquota prevista para 2026. Isso visa criar um ambiente mais favorável à inovação e aumentar a competitividade do setor automotivo brasileiro.

Publicidade

Considerações Finais

A posição da Volkswagen reflete uma estratégia ampla para fortalecer a indústria automotiva no Brasil, proteger empregos e incentivar a produção local de veículos eletrificados. Embora a medida enfrente críticas, a montadora e a Anfavea argumentam que ela é essencial para garantir a sustentabilidade e competitividade do setor no longo prazo.

Tags: Volkswagen
ShareTweetPin
Gerson Campos

Gerson Campos

Redator e entusiasta do mundo automotivo, apaixonado por carros e tecnologia, posta diariamente as novidades e as informações sobre o mundo automotivo. Adora carros, motos e caminhões, posta, lançamentos, reviews, comparações, dicas e inspirações do mundo automotivo.

Veja Também

citroen c3
Noticias

Citroën C3 2025: Inovação no Acabamento e Redução de Equipamentos na Versão Básica

9 de janeiro de 2025
taos
Noticias

A tão esperada reestilização do Volkswagen Taos pode atrasar chegada ao Brasil

15 de agosto de 2024
volvo 1 FH Camuflado 35: Caminhoneiro transforma Volvo em ícone sobre rodas e conquista milhões nas redes sociais
Noticias

FH Camuflado 35: Caminhoneiro transforma Volvo em ícone sobre rodas e conquista milhões nas redes sociais

3 de abril de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mitdriveclub, sua revista digital do setor automotivo - Editor: CFILLA (CNPJ: 47.923.569/0001-92)

© 2025 Mitdriveclub

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mitdriveclub

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.