MitDriveClub
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
MitDriveClub
No Result
View All Result
Home Mecânica

Vale a Pena Investir no Motor Turbo?

A Diferença de Desempenho do motor turbo Justifica o Custo adicional?

Gerson Campos by Gerson Campos
23 de agosto de 2024 - Updated on 7 de setembro de 2024
in Mecânica
motor c3 turbo

Com o crescente interesse por motores turbinados, alimentado por lançamentos como o Citroën C3 Turbo, surge a pergunta: será que compensa pagar um pouco mais por um motor turbo? Para responder essa questão, focamos no Chevrolet Onix, um dos modelos mais vendidos no Brasil e disponível em versões aspirada e turbinada.

A Chevrolet promete trazer ainda mais inovações para o Onix 2025, como um motor com injeção direta de combustível, mas hoje nos concentramos nas versões LT aspirada e LT turbo, ambas equipadas com câmbio manual de seis marchas.

Desempenho: Uma Diferença Considerável?

O Chevrolet Onix LT Turbo se destaca significativamente em termos de desempenho quando comparado à versão aspirada. Com torque de 16,8 kgfm disponível já a 2.000 rpm, o modelo turbinado oferece uma condução mais ágil, especialmente em situações de tráfego intenso ou em subidas. Por outro lado, o motor aspirado entrega 10,6 kgfm apenas a 4.100 rpm, exigindo mais trocas de marcha e resultando em uma experiência de condução menos fluida.

motor turbo c3 1 Vale a Pena Investir no Motor Turbo?
Divulgação/Citroen

Essa superioridade no desempenho reflete-se também nos números de aceleração e velocidade máxima. O Onix LT Turbo atinge 100 km/h em 10,1 segundos e chega a 187 km/h de velocidade máxima, enquanto a versão aspirada precisa de 13,3 segundos para alcançar 100 km/h e atinge uma velocidade máxima de 167 km/h.

Publicidade

Apesar de as diferenças parecerem pequenas no papel, na prática, o conforto proporcionado pelo motor turbo é evidente, com menor esforço para o motorista e um ruído de funcionamento mais baixo, contribuindo para uma experiência de condução mais agradável.

Veja Também

Manhãs frias, partidas difíceis: entenda os segredos para evitar que o carro pare no inverno

Por que os carros atuais ainda usam freios a tambor na traseira?

Quando saber a hora certa de trocar as pastilhas de freio do seu carro?

Consumo de Combustível: Turbo vs. Aspirado

Um ponto que sempre gera dúvidas é o consumo de combustível. Muitos acreditam que um motor turbo consome significativamente mais, mas no caso do Onix, a diferença é quase insignificante. Segundo dados do Inmetro, o Onix LT aspirado registra um consumo de 13,3 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada com gasolina, enquanto a versão turbo apresenta 13,1 km/l e 16,1 km/l, respectivamente.

motor turbo c3 2 Vale a Pena Investir no Motor Turbo?
Divulgação/Citroen

Com etanol, os números também são muito próximos: 9,3 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada para o aspirado, contra 9,1 km/l e 11,1 km/l para o turbo. No final das contas, a diferença nos gastos com combustível ao longo do mês é mínima.

Publicidade

Conforto e Equipamentos: O Que o Motor Turbo Traz a Mais?

Além do desempenho superior, o Onix LT Turbo oferece algumas vantagens em termos de conforto e equipamentos. O volante com regulagem de altura e profundidade é um item de série na versão turbinada, mas ausente na aspirada.

Além disso, a versão turbo pode ser equipada com itens opcionais como câmera de ré, faróis com acendimento automático e chave presencial, incrementos que não estão disponíveis para o modelo aspirado. Esses detalhes fazem a diferença no dia a dia, especialmente para quem busca uma posição de dirigir mais confortável e recursos de conveniência.

Publicidade

Custo-Benefício: Vale a Pena o Investimento?

Com uma diferença de preço de aproximadamente R$ 7.500 entre as versões aspirada e turbo do Onix LT, a decisão de optar pelo motor mais potente vai além do desempenho e do consumo.

É uma escolha que envolve conforto, agilidade e até a revenda futura do veículo, já que modelos turbinados tendem a manter um valor de mercado mais elevado. Para quem valoriza uma condução mais dinâmica e está disposto a investir um pouco mais, a versão turbo é claramente a opção mais atrativa.

Tags: Citroen
ShareTweetPin
Gerson Campos

Gerson Campos

Redator e entusiasta do mundo automotivo, apaixonado por carros e tecnologia, posta diariamente as novidades e as informações sobre o mundo automotivo. Adora carros, motos e caminhões, posta, lançamentos, reviews, comparações, dicas e inspirações do mundo automotivo.

Veja Também

mecanico Como aumentar a vida útil do carro: cuidados simples que fazem toda a diferença
Mecânica

Como aumentar a vida útil do carro: cuidados simples que fazem toda a diferença

12 de abril de 2025
atuador de embreagem hb20
Mecânica

Problemas comuns no atuador de embreagem do Hyundai HB20: O que os proprietários precisam saber

26 de abril de 2024 - Updated on 11 de agosto de 2024
tranco em carro automatico
Mecânica

Como dar tranco em carro automático? Tudo o que você precisa saber antes de tentar.

12 de setembro de 2024 - Updated on 19 de setembro de 2024

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mitdriveclub, sua revista digital do setor automotivo - Editor: CFILLA (CNPJ: 47.923.569/0001-92)

© 2025 Mitdriveclub

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mitdriveclub

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.