Mit Drive Club
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
Mit Drive Club
No Result
View All Result
Home Noticias

Yangwang U9 Xtreme: carro elétrico da BYD atinge 496 km/h e supera Bugatti

Com quatro motores, quase 3.000 cv e sistema aerodinâmico inteligente, o hiperesportivo chinês entra para a história

by MIT DRIVE CLUB
23 de setembro de 2025
in Noticias
byd496 Yangwang U9 Xtreme: carro elétrico da BYD atinge 496 km/h e supera Bugatti

Enquanto muitas marcas ainda trabalham para tornar seus elétricos mais eficientes no dia a dia, a BYD acaba de redefinir o conceito de hiperesportivo elétrico com o lançamento do Yangwang U9 Xtreme — modelo que entrou para a história como o carro de produção mais rápido do mundo, atingindo 496,2 km/h em testes na Alemanha.

Mais do que um feito técnico, o recorde representa um divisor de águas no mercado automotivo global, consolidando o avanço chinês em tecnologia de performance.

Uma máquina de quase 3.000 cavalos

Por trás do recorde, há um conjunto mecânico tão ousado quanto inovador. O U9 Xtreme — ou U9X, como foi apelidado — utiliza quatro motores elétricos independentes, que somam incríveis 2.978 cv de potência. Para comparação, o Bugatti Chiron Super Sport, superado no ranking, entrega 1.600 cv. Com essa configuração, o modelo chinês não apenas acelera como uma bala, mas também entrega respostas instantâneas e controle milimétrico nas curvas.

Veja Também

Leapmotor Inicia Produção na Europa com T03: Novidades e Expectativas para o Brasil

Carros apreendidos em Curitiba podem virar frota do bem: projeto quer dar nova função social aos veículos parados

Programa de Recompra Garantida BYD: Até 80% da Tabela FIPE para Seminovos

byd yangwang u9 1 frente diagonal Yangwang U9 Xtreme: carro elétrico da BYD atinge 496 km/h e supera Bugatti

A arquitetura elétrica do carro também foi aprimorada. Enquanto o U9 “comum” já impressiona com seu sistema de 800 volts, o U9X adota uma plataforma de 1.200 volts, aumentando ainda mais a eficiência energética e o desempenho dinâmico. A alimentação é feita por baterias Blade de alta densidade, marca registrada da BYD, e que garantem potência consistente mesmo em regimes extremos.

O teste que desbancou a Bugatti

O recorde foi cravado no circuito oval de Papenburg, no norte da Alemanha, com retas longas e curvas inclinadas a até 49,7° — condições ideais para testar o limite de supercarros. Foi lá que o piloto alemão Marc Basseng, experiente em provas de resistência, levou o U9X à sua velocidade máxima registrada de 496,2 km/h.

Segundo Basseng, o hipercarro chinês ainda tinha fôlego para mais. Ele revelou que apenas tirou o pé do acelerador por precaução, acreditando que, sob outras condições, seria possível ultrapassar os 500 km/h.

Estabilidade em alta velocidade e curvas

Engana-se quem pensa que o U9X foi projetado apenas para andar em linha reta. Durante testes em Nürburgring, uma das pistas mais desafiadoras do mundo, o modelo cravou uma volta com tempo impressionante: 6 minutos e 59 segundos, entrando para o seleto grupo de carros abaixo dos 7 minutos no traçado alemão.

byd yangwang u9 4 cabine Yangwang U9 Xtreme: carro elétrico da BYD atinge 496 km/h e supera Bugatti

Esse desempenho não seria possível sem o sofisticado sistema de vetorização de torque, que distribui a força dos motores de forma independente em cada roda. A tecnologia oferece mais tração nas curvas, reduz derrapagens e melhora a estabilidade em acelerações violentas.

Publicidade

Além disso, a suspensão inteligente do U9X é capaz de aplicar pressão ativa bidirecional, ajustando o equilíbrio do carro em curvas agudas e frenagens intensas. Em situações extremas, esse sistema consegue até “fazer o carro saltar” brevemente para melhorar a distribuição de peso.

Design funcional e aerodinâmica ativa

Visualmente agressivo, o Yangwang U9X incorpora um design afiado e funcional. Cada elemento da carroceria em fibra de carbono tem função aerodinâmica, buscando reduzir o arrasto em alta velocidade. O peso total do conjunto é de 2.480 kg, valor relativamente elevado, mas justificado pelo conjunto de baterias e tecnologia embarcada.

O hipercarro ainda calça rodas de 20 polegadas com pneus semi-slick, otimizados para aderência máxima em pistas secas. E, diferente de outros modelos da BYD, o U9X abandona a tradicional tela giratória da central multimídia, adotando um painel vertical minimalista, pensado para focar na pilotagem.

Exclusividade absoluta

A BYD confirmou que apenas 30 unidades do Yangwang U9 Xtreme serão produzidas para o mercado global. Trata-se de uma edição limitadíssima, voltada para colecionadores e entusiastas de supercarros de altíssima performance. O preço ainda não foi oficialmente divulgado, mas estima-se que ultrapasse os 230 mil euros cobrados pela versão “convencional” do U9 — o que, em conversão direta, supera R$ 1,4 milhão.

ShareTweetPin

Veja Também

Fiat Pulse Drive Fiat Pulse Drive manual encosta nos R$ 100 mil após novo reajuste
Noticias

Fiat Pulse Drive manual encosta nos R$ 100 mil após novo reajuste

19 de agosto de 2025
byd song plus 2 BYD Song Plus 2025: Conheça o Novo Preço e as Principais Novidades
Noticias

BYD Song Plus 2025: Conheça o Novo Preço e as Principais Novidades

7 de julho de 2024 - Updated on 7 de setembro de 2024
pneus Pneus inteligentes com IA prometem mais segurança e economia nas estradas
Noticias

Pneus inteligentes com IA prometem mais segurança e economia nas estradas

21 de setembro de 2025
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial
  • Stories

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mit Drive Club, sua revista digital do setor automotivo

© 2025 Mit Drive Club

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mit Drive Club

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.