MitDriveClub
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
MitDriveClub
No Result
View All Result
Home Noticias

Volkswagen Tera 2026 estreia em maio para disputar o topo entre os SUVs compactos no Brasil

Gerson Campos by Gerson Campos
30 de abril de 2025
in Noticias
tera 8 t8foeab1nasi Volkswagen Tera 2026 estreia em maio para disputar o topo entre os SUVs compactos no Brasil

A Volkswagen aposta alto no segmento de SUVs compactos com a chegada do inédito Tera 2026, modelo que será o novo ponto de entrada para quem busca um utilitário esportivo moderno, equipado e com preço competitivo.

Após ser revelado em um evento na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, o Tera agora tem data marcada para chegar às lojas: 25 de maio. A expectativa é que o novo modelo se torne rapidamente um dos carros mais vendidos da marca, ocupando uma lacuna estratégica entre o Polo Track e o Nivus.

Posicionamento estratégico e design de projeto nacional

Fabricado em Taubaté (SP), o Volkswagen Tera foi desenvolvido com foco total no mercado brasileiro e latino-americano. Seu projeto, que levou cerca de sete anos para ser concluído, utiliza uma evolução da conhecida plataforma MQB, o que garante não apenas economia de escala, mas também qualidade estrutural e compatibilidade com os sistemas eletrônicos mais modernos da marca.

volkswagen vw tera outfit 2025 1740933872485 v2 900x506.jpg Volkswagen Tera 2026 estreia em maio para disputar o topo entre os SUVs compactos no Brasil

O design combina elementos de robustez com linhas urbanas: o capô elevado, os faróis de LED afilados e a grade frontal imponente reforçam a presença visual do modelo. O conjunto ótico e a traseira limpa com lanternas horizontais conferem ao Tera um ar contemporâneo, alinhado com as últimas tendências do portfólio global da Volkswagen.

Publicidade

Motorização: entre eficiência e desempenho

O Tera será lançado com duas opções de motorização. A versão de entrada, chamada MPI, utiliza o motor 1.0 aspirado do Polo, que entrega 84 cv com etanol e 77 cv com gasolina, sempre associado ao câmbio manual de cinco marchas. Trata-se de uma alternativa para quem busca um SUV acessível e econômico para o uso urbano.

Veja Também

GAC inicia pré-venda do AirCab, seu carro voador elétrico para dois passageiros

Carros chineses inundam portos brasileiros e pressionam a logística de importação de peças

Ford assina venda de fábrica no Ceará para produção de carros elétricos com investimento bilionário

Já as demais versões recebem o conhecido motor 1.0 TSI de três cilindros, capaz de gerar 116 cv com etanol (ou 109 cv com gasolina) e 16,8 kgfm de torque. Essa configuração poderá ser combinada ao câmbio manual ou à transmissão automática de seis velocidades, oferecendo bom equilíbrio entre performance e conforto. Essa motorização, já consagrada em modelos como Polo, Nivus e Virtus, entrega aceleração ágil e baixo consumo de combustível.

Publicidade

Preços estimados e versões

A Volkswagen ainda não revelou os preços oficiais, mas com base nas versões e no posicionamento do Tera frente a concorrentes como Fiat Pulse e Renault Kardian, as estimativas indicam:

  • Tera MPI: cerca de R$ 100 mil
  • Tera TSI: por volta de R$ 108 mil
  • Tera Comfort: na faixa de R$ 120 mil
  • Tera High: até R$ 130 mil

Com esse leque, a montadora pretende atender desde consumidores que buscam um SUV compacto acessível, até aqueles que não abrem mão de tecnologia e recursos avançados.

Publicidade

Equipamentos: destaque em tecnologia e segurança

A versão topo de linha do Tera 2026 impressiona pela lista generosa de equipamentos, incluindo itens normalmente encontrados apenas em modelos de categorias superiores. Entre os destaques estão:

  • 6 airbags e freios a disco nas quatro rodas
  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
  • Frenagem autônoma de emergência (AEB)
  • Painel digital de 10,25” e central multimídia VW Play com tela de 10,1”
  • Sensor de chuva, detector de fadiga e iluminação ambiente em LED
  • Carregamento de celular por indução
  • Partida por botão e acesso por chave presencial
  • Controle de tração, estabilidade e assistente de partida em rampas

Além disso, o modelo contará com modos de condução, alerta de saída de faixa com correção automática, e retrovisor interno eletrocrômico, elementos que o colocam em vantagem no segmento de entrada dos SUVs.

Publicidade

Pacotes exclusivos: Outfit e ADAS

A Volkswagen ainda oferecerá dois pacotes adicionais que expandem as possibilidades de personalização e segurança do Tera:

  • Pacote Outfit: adiciona bancos com acabamento premium, rodas escurecidas e detalhes em preto no teto e retrovisores, ideal para quem busca mais estilo.
  • Pacote ADAS: inclui câmera multifuncional, detector de ponto cego e assistente ativo de mudança de faixa, reforçando o compromisso da marca com a segurança ativa.
ShareTweetPin
Gerson Campos

Gerson Campos

Redator e entusiasta do mundo automotivo, apaixonado por carros e tecnologia, posta diariamente as novidades e as informações sobre o mundo automotivo. Adora carros, motos e caminhões, posta, lançamentos, reviews, comparações, dicas e inspirações do mundo automotivo.

Veja Também

Reprodução/@monaco_bonne_conduite
Noticias

“Bora” marcar uma aula prática? Porsche 911 Carrera vira carro de autoescola em Mônaco.

16 de abril de 2025
spark Chevrolet Spark EUV surpreende e abre pré-venda a preço de BYD Dolphin
Noticias

Chevrolet Spark EUV surpreende e abre pré-venda a preço de BYD Dolphin

8 de julho de 2025
BYD SONG DAY
Noticias

Vem aí o SONG DAY: Condições Especiais para Aquisição dos Híbridos da BYD

12 de julho de 2024 - Updated on 7 de setembro de 2024
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mitdriveclub, sua revista digital do setor automotivo - Editor: CFILLA (CNPJ: 47.923.569/0001-92)

© 2025 Mitdriveclub

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mitdriveclub

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.