O Volkswagen Polo já era conhecido pelo bom desempenho nas vendas e pelo custo acessível entre os hatches compactos — e agora soma mais um trunfo: a redução expressiva no preço médio do seguro automotivo. Dados divulgados em agosto de 2024 indicam que o modelo teve quedas significativas nas apólices, em especial em estados como Pernambuco, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
O movimento surpreende em um cenário onde os valores de seguro normalmente oscilam com variações de sinistralidade, perfis de condutores e até mesmo disponibilidade de peças. A queda no valor do seguro do Polo reforça o equilíbrio entre preço, segurança, confiabilidade e baixa manutenção — um dos motivos que consolidam o modelo como líder nas vendas de carros 0 km no país.
Queda média de até 42% no seguro em algumas regiões
Segundo o levantamento mais recente com base em 11 capitais de destaque no setor automotivo, os homens viram o valor médio da apólice cair de R$ 2.388 para R$ 1.926 — um recuo de 19,3% em média. O destaque ficou com Pernambuco, onde a queda foi de 28,8%, seguido por Rio Grande do Sul (-25,3%), Goiás (-24,2%) e Distrito Federal (-23,7%).
Já no caso das mulheres, que tradicionalmente pagam um pouco menos, a queda também foi notável: de R$ 2.794 para R$ 2.320, em média. O Rio de Janeiro liderou o ranking com um recuo surpreendente de 42,1%, seguido por Pernambuco (-25,9%) e Rio Grande do Sul (-13,2%).
Esses dados indicam não apenas um reposicionamento do modelo frente à concorrência, mas também o reflexo de baixa sinistralidade e aceitação positiva no mercado de seguros — fatores que impactam diretamente os valores de cotação.
Conjunto técnico e versões ajudam na redução do seguro
O Polo vendido atualmente no Brasil conta com uma gama variada de versões, todas bem resolvidas em equipamentos e segurança. A versão mais completa, Highline 2025, se destaca por incluir seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema ISOFIX e alerta de frenagem de emergência — itens que contribuem diretamente para a avaliação de risco das seguradoras.
A motorização 1.0 TSI com até 116 cv e 16,8 kgfm de torque também agrada: além de ser eficiente e econômico, é menos visada em sinistros do que motores maiores, o que reduz o impacto no seguro.
Além disso, o Polo traz de série central multimídia VW Play com tela de 10,1″, ar-condicionado digital, volante multifuncional, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve em diversas versões. O bom pacote de equipamentos colabora para que o modelo entregue mais do que concorrentes diretos, como o Fiat Argo e o Chevrolet Onix.



