Com o título de carro mais vendido do Brasil em 2025, o Volkswagen Polo inicia a linha 2026 com mudanças relevantes. A principal novidade não está no design ou na motorização, mas sim na estratégia da marca: a redução de versões serve para abrir espaço ao novo SUV compacto da montadora, o Tera.
A reestruturação faz parte de um movimento claro da Volkswagen em evitar a sobreposição de produtos em seu portfólio. Assim, o Polo deixa de oferecer opções intermediárias como o Comfortline e o esportivo GTS, dando lugar a uma linha mais concisa e racional. O objetivo é manter o hatch competitivo nas faixas de preço de entrada e também no patamar intermediário, especialmente com versões turbinadas e automáticas.
Preços do Volkswagen Polo 2026
Após ajustes recentes nos valores de tabela, o Polo 2026 parte de R$ 93.660 e chega a R$ 133.490 na versão topo de linha. Veja os preços atualizados de cada configuração:
- Polo Track 1.0 MPI Manual – R$ 93.660
- Polo Robust 1.0 MPI Manual – R$ 93.660
- Polo 1.0 170 TSI Manual – R$ 107.840
- Polo Sense 1.0 170 TSI Automático – R$ 108.490
- Polo Highline 1.0 170 TSI Automático – R$ 133.490
Com a redução da gama, o modelo abandonou a versão aspirada intermediária e o esportivo GTS, mas manteve diversidade entre câmbio manual e automático, além de foco no público PcD com a versão Sense.
Mudanças estratégicas e impacto do Tera
O SUV Tera, novo projeto da Volkswagen, impactou diretamente a linha Polo. Como os preços do utilitário começam a se aproximar das versões superiores do hatch, a montadora decidiu evitar conflito interno de mercado. Assim, o Polo se concentra em ser o compacto urbano por excelência, voltado a quem busca eficiência, espaço interno, conectividade e custo-benefício.
A versão GTS, que carregava o apelo esportivo com visual exclusivo e motor mais potente, deixou de existir com a chegada do Nivus GTS, reposicionando a proposta esportiva da marca em outro modelo com estilo SUV cupê.
Motorização e desempenho
Apesar das alterações na gama, a mecânica continua inalterada. As versões de entrada, Track e Robust, mantêm o conhecido motor 1.0 MPI de três cilindros aspirado, que entrega 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque, sempre acoplado ao câmbio manual de cinco marchas.
Já as configurações intermediárias e superiores – TSI Manual, Sense Automático e Highline – utilizam o eficiente motor 1.0 170 TSI, também de três cilindros, porém com injeção direta e turbocompressor, rendendo 116 cv e 16,8 kgfm. As versões turbo contam com câmbio automático de seis velocidades, exceto pela TSI manual, que aposta na esportividade da transmissão manual com bom custo-benefício.
Versões e equipamentos: do essencial ao completo
Polo Track – R$ 93.660
Voltado ao público que busca praticidade e economia, o Track traz o básico com segurança. Conta com quatro airbags, controles de tração e estabilidade, ar-condicionado manual, vidros elétricos dianteiros, direção elétrica e rodas de aço de 15 polegadas com calotas.
Polo Robust – R$ 93.660
Tem o mesmo conjunto do Track, mas se diferencia pela suspensão elevada, ideal para estradas de terra, frotistas e uso rural. A proposta é entregar robustez com simplicidade mecânica.
Polo TSI Manual – R$ 107.840
Traz o motor turbo aliado ao câmbio manual, com um pacote mais sofisticado. Inclui faróis full-LED, painel digital de 8 polegadas, central multimídia VW Play de 10,1″, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, rodas de liga leve aro 15, retrovisores com ajuste elétrico e função tilt-down, além de sensor de estacionamento traseiro.
Polo Sense Automático – R$ 108.490
A primeira versão automática da gama oferece um excelente custo-benefício, sendo a única voltada também ao público PcD. Os destaques são o piloto automático adaptativo (ACC), volante multifuncional com paddle-shifts, chave presencial, retrovisores e maçanetas pintados na cor do carro, além de painel digital e central multimídia de 8”.
Polo Highline – R$ 133.490
A versão mais completa do Polo 2026 investe em tecnologia e acabamento interno. Além dos itens da Sense, o Highline oferece ar-condicionado digital Climatronic Touch, painel Active Info Display de 10,25″, carregador por indução, central VW Play com conexão sem fio, câmera de ré, sensores dianteiros e traseiros, rodas de 16 polegadas, bancos com revestimento premium e retrovisores rebatíveis eletricamente.