Mit Drive Club
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
Mit Drive Club
No Result
View All Result
Home Noticias

Volkswagen dá adeus ao motor VR6, um ícone da engenharia automotiva

Após 34 anos, o motor que impulsionou clássicos como Golf, Passat e Fusca encerra sua jornada, deixando um legado de inovação e desempenho

by MIT DRIVE CLUB
25 de dezembro de 2024 - Updated on 7 de janeiro de 2025
in Noticias
volkswagen golf r32 Volkswagen dá adeus ao motor VR6, um ícone da engenharia automotiva

O motor VR6, que marcou gerações e estabeleceu um novo patamar de desempenho na engenharia automotiva, chega ao fim de sua produção.

Desde sua estreia no início dos anos 1990, o VR6 esteve presente em mais de 1,87 milhão de veículos, incluindo clássicos como Golf, Passat, Jetta e até o New Beetle RSi. Sua versatilidade também o levou a integrar modelos de outras marcas, como o Porsche Cayenne e até mesmo vans da Mercedes-Benz.

Início de uma lenda em 1991

Lançado no Passat B3 e no cupê Corrado, o motor VR6 trouxe uma solução única para a época: a combinação de características de motores em V e em linha.

Veja Também

A linha Toyota Yaris inicia o ano com ajustes nos preços e mantém sua proposta de eficiência, tecnologia e conforto no segmento de compactos.

IPI reduzido derruba valor da frota e Localiza projeta impacto de até R$ 1 bilhão

Toyota Anuncia nova motorização a Gasolina com Até 600 cv

volkswagen motor vr6 2.9 Volkswagen dá adeus ao motor VR6, um ícone da engenharia automotiva

Sua arquitetura compacta e inovadora permitia alta potência em um bloco reduzido, ideal para tração dianteira ou integral. Com isso, ele conquistou não apenas os entusiastas, mas também mercados exigentes como o norte-americano.

Publicidade

Evolução técnica e marcos de potência

Inicialmente na configuração 2.8 litros 12 válvulas, com 174 cv, o VR6 passou por constantes aprimoramentos. Modelos como o Passat de sexta geração e os SUVs Touareg e Atlas chegaram a receber versões de 3.6 litros, entregando impressionantes 299 cv. Na China, uma variante turbo de 2.5 litros trouxe a mesma potência, mostrando como o VR6 se adaptava às demandas do mercado global.

Publicidade

Aplicações além da Volkswagen

Além de brilhar nos modelos da Volkswagen, o VR6 deixou sua marca em marcas do grupo, como Audi e Porsche, e até fora dele. Foi encontrado em veículos como o Mercedes-Benz Vito e a minivan Ford Galaxy. Essa diversificação reforça sua relevância como um motor multifuncional e altamente respeitado na indústria.

A engenharia por trás do VR6

Inspirado na Lancia, o VR6 combinava o melhor de dois mundos: cilindros dispostos em uma angulação de apenas 15 graus, mesclando eficiência e compacidade.

volkswagen motor vr6 tsi Volkswagen dá adeus ao motor VR6, um ícone da engenharia automotiva

O nome VR vem de “V” para motores em V e “R” de “Reihenmotor”, ou motor em linha, em alemão. Essa arquitetura permitia maior acessibilidade na produção e um desempenho impressionante, mesmo em carros de médio porte.

Publicidade

Desafios e o fim de uma jornada

Apesar de seu sucesso, o VR6 enfrentou desafios com o passar do tempo. A busca por motores mais eficientes e sustentáveis diminuiu sua relevância em um mercado cada vez mais voltado para a eletrificação.

Ainda assim, ele deixa um legado de inovação e conquista, permanecendo na memória dos apaixonados por carros como um símbolo de desempenho e engenharia avançada.

Publicidade

O futuro sem o VR6

Com o encerramento da produção, a Volkswagen reforça sua transição para tecnologias mais limpas, mirando na eletrificação e no desenvolvimento de novos sistemas de propulsão.

Ainda assim, o impacto do VR6 continuará vivo, não apenas nos veículos que ele impulsionou, mas também na história da indústria automotiva.

ShareTweetPin

Veja Também

imposto Tributação de Veículos no Brasil: O Polêmico Impacto do 'Imposto do Pecado'
Noticias

Tributação de Veículos no Brasil: O Polêmico Impacto do ‘Imposto do Pecado’

19 de dezembro de 2024 - Updated on 7 de janeiro de 2025
toyota yaris hatch
Noticias

Toyota Yaris Sedã Deixará o Brasil: Saiba os Motivos

28 de junho de 2024 - Updated on 11 de agosto de 2024
aviao com super primeira classe Avião com super primeira classe redefine o luxo nas alturas com cabines privativas e teto digital
Noticias

Avião com super primeira classe redefine o luxo nas alturas com cabines privativas e teto digital

15 de abril de 2025
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial
  • Stories

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mit Drive Club, sua revista digital do setor automotivo

© 2025 Mit Drive Club

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mit Drive Club

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.