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Suzuki GSX-S1000 reforça a PM do Paraná com potência de sobra e espírito de competição

Moto de 152 cv usada nas ruas pelo Bope chega com visual agressivo, pacote eletrônico avançado e DNA de superbike. Modelo custa R$ 79.600 no varejo.

by MIT DRIVE CLUB
19 de junho de 2025
in Noticias
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A Polícia Militar do Paraná acaba de turbinar sua presença nas ruas com a chegada de 129 unidades da Suzuki GSX-S1000, uma motocicleta de alto desempenho que une força, tecnologia e agilidade para atuação em missões urbanas intensas. O investimento faz parte de um pacote de R$ 63,2 milhões que inclui também 80 Triumph Tiger 900 Rally e mais de 220 automóveis, distribuídos entre diversas unidades da segurança pública do estado.

As novas GSX-S1000 serão utilizadas pela Cirocam (Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas), ligada ao Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), grupo de elite que exige o máximo de eficiência de seus equipamentos. A escolha pela Suzuki vai além do visual imponente: é uma moto com DNA esportivo, preparada para acelerar forte e frear com precisão.

O que faz da GSX-S1000 uma moto de patrulha fora do comum

Com um desempenho que impressiona até os mais exigentes fãs de duas rodas, a Suzuki GSX-S1000 é movida por um motor de quatro cilindros em linha, com 999 cm³, oriundo da lendária GSX-R1000. Isso significa que, mesmo adaptada ao uso urbano e tático, ela mantém o coração de uma superbike de pista.

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Imagem: Governo do PR / Adam Padilha

A potência chega a 152 cavalos a 11.000 rpm, enquanto o torque máximo atinge 10,8 kgfm a 9.250 rpm — números que garantem arrancadas vigorosas e retomadas rápidas, essenciais em perseguições ou deslocamentos táticos. A transmissão de seis marchas colabora com uma entrega de potência suave e progressiva, facilitando o controle mesmo em situações de risco.

Eletrônica de ponta no controle da missão

A GSX-S1000 destinada à PM do Paraná não é só força bruta. Ela conta com um pacote eletrônico completo, pensado para oferecer segurança e precisão em qualquer cenário urbano.

Entre os principais recursos estão os modos de pilotagem ajustáveis, que adaptam a entrega de potência às condições da pista e às necessidades operacionais. O controle de tração com múltiplos níveis de intervenção garante estabilidade mesmo em pisos escorregadios ou manobras agressivas. E a embreagem assistida e deslizante facilita reduções bruscas de marcha sem travamento da roda traseira.

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Além disso, o conjunto óptico é totalmente em LED, e o painel digital oferece informações claras, facilitando a pilotagem em ambientes urbanos com visibilidade reduzida.

Design afiado e postura imponente

A Suzuki GSX-S1000 tem um visual que combina perfeitamente com sua nova função na força policial: linhas agressivas, carenagens angulosas e postura de ataque, que impõem respeito logo ao primeiro olhar.

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Imagem: Governo do PR / Adam Padilha

O farol duplo vertical em LED, o tanque musculoso e a rabeta elevada ajudam a criar uma silhueta esportiva e intimidante. É uma moto que, mesmo parada, transmite velocidade e autoridade. A altura do assento e a ergonomia foram pensadas para uso prolongado, permitindo que os agentes operem com conforto por longos períodos, sem abrir mão da agilidade.

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Uma moto de elite no combate ao crime

Com preço público sugerido de R$ 79.600, a GSX-S1000 não é exatamente um modelo de entrada, mas entrega um pacote completo para quem exige performance de alto nível. No caso da Polícia Militar, a escolha por esse modelo reflete a necessidade de uma motocicleta que seja rápida, confiável e tecnologicamente avançada — tudo o que a GSX-S1000 entrega com sobras.

Além do desempenho mecânico, a moto passa por adaptações específicas para o uso operacional: suporte para rádio comunicador, sinalização visual e sonora, e ajustes na ergonomia para acomodar os equipamentos dos agentes.

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