Segundo site, Volkswagen avalia parcerias com marcas chinesas para evitar fechamento de fábricas na Europa.

Queda nas vendas e ociosidade levam a gigante alemã a considerar alianças estratégicas com marcas chinesas para manter operações ativas.

investimento volks 1 jpg Segundo site, Volkswagen avalia parcerias com marcas chinesas para evitar fechamento de fábricas na Europa.

&NewLine;<p>A Volkswagen enfrenta uma das maiores crises de sua história na Europa&period; Com fábricas operando abaixo da capacidade&comma; como em Dresden e Osnabrück&comma; e vendas em queda&comma; a marca busca soluções para evitar o fechamento de unidades&period; Entre as medidas estudadas&comma; estão possíveis parcerias com marcas chinesas&comma; conhecidas por seu domínio no mercado de veículos elétricos &lpar;EVs&rpar;&period; <&sol;p><div class&equals;"amp&lowbar;ad&lowbar;wrapper jnews&lowbar;amp&lowbar;inline&lowbar;content&lowbar;ads"><script async src&equals;"https&colon;&sol;&sol;pagead2&period;googlesyndication&period;com&sol;pagead&sol;js&sol;adsbygoogle&period;js&quest;client&equals;ca-pub-6543355671988753"&NewLine; crossorigin&equals;"anonymous"><&sol;script>&NewLine;<&excl;-- mitdriveclub-display -->&NewLine;<ins class&equals;"adsbygoogle"&NewLine; style&equals;"display&colon;block"&NewLine; data-ad-client&equals;"ca-pub-6543355671988753"&NewLine; data-ad-slot&equals;"5401942169"&NewLine; data-ad-format&equals;"auto"&NewLine; data-full-width-responsive&equals;"true"><&sol;ins>&NewLine;<script>&NewLine; &lpar;adsbygoogle &equals; window&period;adsbygoogle &vert;&vert; &lbrack;&rsqb;&rpar;&period;push&lpar;&lbrace;&rcub;&rpar;&semi;&NewLine;<&sol;script><&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Segundo o <strong><a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;www&period;ft&period;com&sol;content&sol;87ac3c34-905d-4379-a108-366a5fd20e0c" target&equals;"&lowbar;blank" rel&equals;"noreferrer noopener nofollow">Financial Times<&sol;a><&sol;strong>&comma; a montadora alemã está disposta a abrir espaço em suas instalações para essas empresas&comma; apostando em uma saída estratégica diante dos desafios econômicos e produtivos&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<h2 class&equals;"wp-block-heading">Estratégia de sobrevivência<&sol;h2>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>A crise na Volkswagen reflete um cenário complexo&comma; em que fábricas ociosas colocam em risco milhares de empregos&period; Recentemente&comma; a empresa negociou com sindicatos cortes salariais e de bônus para evitar medidas mais severas&comma; como o encerramento definitivo de operações&period; Porém&comma; essas soluções têm sido insuficientes para reverter a baixa produtividade e reduzir os custos operacionais&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"wp-block-wp-quads-adds">&NewLine;<&excl;-- WP QUADS v&period; 2&period;0&period;92 Shortcode Ad -->&NewLine;<div class&equals;"quads-location quads-ad965" id&equals;"quads-ad965" style&equals;"">&NewLine;<div class&equals;"quads-ad-label quads-ad-label-new">Publicidade<&sol;div><amp-ad layout&equals;"fixed" width&equals;300 height&equals;250 type&equals;"adsense" data-ad-client&equals;"ca-pub-6543355671988753" data-ad-slot&equals;"8766472104"><&sol;amp-ad><&sol;div>&NewLine;<&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Segundo o diretor financeiro David Powels&comma; a Volkswagen está &OpenCurlyDoubleQuote;mantendo todas as opções abertas” em um mercado cada vez mais competitivo&period; E essas opções incluem permitir que marcas chinesas utilizem parte da capacidade ociosa de suas fábricas&period; Essa colaboração pode ser um caminho para viabilizar a entrada de EVs chineses na Europa a preços mais competitivos&comma; enfrentando as barreiras tarifárias impostas pela União Europeia&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<h2 class&equals;"wp-block-heading">Histórico de parcerias com marcas chinesas<&sol;h2>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>A Volkswagen já mantém alianças estratégicas de longa data na China&comma; como as joint ventures com a <strong>SAIC<&sol;strong>&comma; desde 1984&comma; e a <strong>FAW<&sol;strong>&comma; iniciada em 1992&period; Essas parcerias permitiram à montadora alemã expandir sua presença no maior mercado automotivo do mundo&period; No entanto&comma; não há indícios de que essas gigantes estejam diretamente envolvidas nas negociações para assumir fábricas na Europa&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"wp-block-wp-quads-adds">&NewLine;<&excl;-- WP QUADS v&period; 2&period;0&period;92 Shortcode Ad -->&NewLine;<div class&equals;"quads-location quads-ad965" id&equals;"quads-ad965" style&equals;"">&NewLine;<div class&equals;"quads-ad-label quads-ad-label-new">Publicidade<&sol;div><amp-ad layout&equals;"fixed" width&equals;300 height&equals;250 type&equals;"adsense" data-ad-client&equals;"ca-pub-6543355671988753" data-ad-slot&equals;"8766472104"><&sol;amp-ad><&sol;div>&NewLine;<&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Enquanto isso&comma; a própria Volkswagen tem enfrentado desafios na China&period; A ascensão de marcas como <a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;mitdriveclub&period;com&period;br&sol;tag&sol;byd&sol;" data-type&equals;"post&lowbar;tag" data-id&equals;"69">BYD <&sol;a>e Geely&comma; somada à forte aposta do governo chinês na eletrificação&comma; deixou a empresa em desvantagem&period; Apesar de sua tradição em veículos a combustão&comma; a marca alemã demorou a se adaptar à transição elétrica&comma; perdendo terreno para concorrentes que investiram cedo na nova tecnologia&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<h2 class&equals;"wp-block-heading">Competição com gigantes chinesas<&sol;h2>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>A ameaça representada por empresas como <strong>BYD<&sol;strong> vai além da produção em massa&period; Em 2024&comma; a BYD fabricou impressionantes 4&comma;2 milhões de veículos&comma; impulsionada por subsídios governamentais e sua capacidade de produzir baterias internamente&period; Essa independência garante margens de lucro significativamente superiores às de montadoras que dependem de fornecedores como LG e CATL&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Essa vantagem coloca as marcas chinesas em posição privilegiada para competir globalmente&comma; enquanto empresas ocidentais&comma; incluindo a Volkswagen&comma; enfrentam dificuldades para acompanhar o ritmo&period; A possibilidade de abrir fábricas europeias para a produção de EVs chineses poderia representar um acordo mutuamente benéfico&comma; ao reduzir custos para os chineses e ajudar a Volkswagen a manter suas operações&period;<&sol;p>&NewLine;

Sair da versão mobile