MitDriveClub
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
MitDriveClub
No Result
View All Result
Home Reviews

Ferrari 296 Speciale eleva o conceito de superesportivo híbrido com 880 cv e aerodinâmica refinada

Nova versão da 296 GTB estreia com peso reduzido, downforce otimizado e desempenho digno de pista, com direito a um recorde na relação peso-potência para tração traseira

Gerson Campos by Gerson Campos
30 de abril de 2025
in Reviews

Combinando herança de pista, eletrificação e engenharia de ponta, a Ferrari 296 Speciale — e sua variante Speciale A, com teto retrátil — marca uma nova fase para os superesportivos híbridos da casa de Maranello.

ADVERTISEMENT

Mais de uma década após a emblemática 458 receber o sobrenome “Speciale”, a fabricante italiana retoma o título para dar vida a um modelo ainda mais visceral, que traz uma nova leitura sobre desempenho, eficiência e emoção ao volante.

Menos peso, mais potência, mais aerodinâmica

As versões Speciale e Speciale A representam um salto técnico em relação à 296 GTB e GTS. O peso foi reduzido em até 60 kg, graças ao uso extensivo de fibra de carbono na carroceria, bancos e portas, além da adoção de componentes de titânio no motor e suspensão. Isso resulta em uma relação peso/potência de 1,6 kg/cv, a melhor já registrada por um Ferrari de tração traseira.

Além disso, o trabalho aerodinâmico é um dos pontos centrais do projeto. O downforce aumentou em 20%, com 435 kg de carga aerodinâmica a 250 km/h. Contribuem para isso o novo capô com entradas de ar otimizadas, os para-choques redesenhados, o aerofólio traseiro ativo com aletas laterais e um sistema de controle eletrônico que atua 50% mais rápido para alternar entre os modos Low Drag, Medium e High Downforce. Cada detalhe da carroceria é funcional e traduzido em eficiência dinâmica.

Publicidade

Design funcional com toque exclusivo

O visual da 296 Speciale é mais do que impactante — é pensado para performance. A frente adota entradas de ar ampliadas e novos contornos em fibra de carbono aparente, enquanto a traseira incorpora grandes difusores e aberturas adicionais para refrigeração e controle de fluxo de ar. O modelo ganha ainda rodas forjadas de fibra de carbono de 20 polegadas, calçadas por pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, com medidas de 245/35 na dianteira e 305/35 na traseira.

Um dos destaques visuais é o tom exclusivo Verde Nürburgring, que remete ao lendário circuito alemão. A versão Speciale A (de “Aperta”) compartilha as mesmas soluções técnicas e estéticas, com a vantagem de ter o teto rígido retrátil, conferindo uma experiência mais imersiva ao piloto.

Veja Também

Lamborghini Revuelto: Apresentado em Xangai, o modelo único traz uma pintura artesanal que levou 480 horas para ser finalizado

Redescobrindo a Kombi: A Evolução da Volkswagen California para o Mercado Europeu

Desafios do Citroën C4 Cactus: Por que o SUV não decola nas vendas?

Publicidade

Interior leve, focado e imersivo

Por dentro, o superesportivo mantém o padrão luxuoso, mas com clara inspiração nas pistas. Fibra de carbono e Alcantara dominam o ambiente, inclusive na estrutura dos bancos tipo concha e nos painéis das portas, agora moldados em peças únicas. O painel dispensa uma central multimídia convencional: há apenas uma tela digital dedicada ao passageiro, que exibe dados do veículo.

O quadro de instrumentos do motorista traz uma tela central multifuncional com interface dividida em blocos de dados, como velocidade, rotação do motor, modo de condução e informações do sistema híbrido. Há também botões físicos espalhados pela cabine, priorizando o controle direto e intuitivo.

Mecânica híbrida turbinada

No centro da transformação está o conjunto motriz. O motor V6 2.9 biturbo foi retrabalhado e agora entrega 700 cv (9 kg a menos que o original), graças a componentes como bielas de titânio 35% mais leves, pistões derivados da F80 e câmaras de combustão com maior pressão de alimentação. Esse motor atua em conjunto com um motor elétrico de 180 cv, posicionado entre o V6 e a transmissão de dupla embreagem de 8 marchas.

Publicidade

O resultado? 880 cv de potência combinada, com torque instantâneo e resposta imediata. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em apenas 2,8 segundos, e a velocidade máxima ultrapassa os 330 km/h. O tempo de 0 a 200 km/h é igualmente impressionante: 7 segundos na versão coupé e 7,3 segundos na aberta. A bateria de 7,45 kWh permite até 25 km de autonomia elétrica no modo eDrive, com velocidade limitada a 135 km/h — ideal para deslocamentos urbanos silenciosos.

Modos de condução para diferentes almas

A personalidade do carro pode ser ajustada em quatro modos principais:

  • eDrive: funcionamento 100% elétrico, ideal para uso urbano;
  • Hybrid: alternância automática entre motor elétrico e combustão, focado em eficiência;
  • Performance: prioriza o V6, mantendo-o sempre ligado para máxima entrega de potência e recarga constante da bateria;
  • Qualify: libera o potencial máximo do sistema híbrido, com os 180 cv do motor elétrico disponíveis em sua totalidade, ideal para track days ou estradas com espaço de sobra.
Publicidade

Engenharia de pista, com alma de Maranello

A suspensão da 296 Speciale utiliza amortecedores Multimatic derivados do 296 GT3, além de molas de titânio, que ajudam a reduzir peso e garantir uma condução precisa e previsível mesmo em ritmos mais agressivos. A experiência acústica também foi elevada: materiais isolantes foram reduzidos, e um tubo de compressão canaliza o som do motor diretamente para a cabine — transformando cada aceleração em um espetáculo sonoro.

ShareTweetPin
Gerson Campos

Gerson Campos

Redator e entusiasta do mundo automotivo, apaixonado por carros e tecnologia, posta diariamente as novidades e as informações sobre o mundo automotivo. Adora carros, motos e caminhões, posta, lançamentos, reviews, comparações, dicas e inspirações do mundo automotivo.

Veja Também

Reviews

Mercedes-AMG GT43 Coupé : Performance e Estilo em Cada Detalhe

18 de novembro de 2024 - Updated on 7 de janeiro de 2025
punto t-jet
Reviews

Fiat Punto T-Jet: O Esportivo Raiz que Ainda Conquista Corações

14 de junho de 2024 - Updated on 11 de agosto de 2024
Reviews

Aston Martin Vanquish retorna o motor V12 com 835 cv e preço de R$ 5,4 milhões

13 de fevereiro de 2025
Reviews

Novo Renault Twingo E-Tech: Um Clássico Modernizado para o Futuro

11 de janeiro de 2025

Reviews

new bettle
Reviews

New Beetle: Um Ótimo Carro Ignorado! (Avaliação)

30 de junho de 2024 - Updated on 11 de agosto de 2024
citroen c5
Reviews

Citroën C5: Um sedã de Luxo e Tecnologia em Cada Detalhe

10 de setembro de 2024 - Updated on 21 de setembro de 2024
ford fiesta titanium plus
Reviews

Em busca de um carro usado? Saiba porque o Ford Fiesta Titanium Plus 1.6 pode ser sua Melhor Opção de Compra.

3 de junho de 2024 - Updated on 19 de setembro de 2024
Reviews

Yamaha R15 2025: Design Moderno e Desempenho Esportivo a Preço Acessível

7 de janeiro de 2025

Novidades

Noticias

Audi A6 e-tron Sportback chega ao Brasil com visual futurista, 445 km de autonomia e preço de R$ 650 mil

9 de maio de 2025
Mecânica

Hábitos que desgastam seus pneus antes da hora: o que evitar para rodar com segurança e economia

9 de maio de 2025
Noticias

As motos mais vendidas do Brasil em 2025: domínio da Honda e a surpreendente ascensão da Mottu Sport 110i

8 de maio de 2025
Lançamentos

Harley-Davidson Fat Boy Gray Ghost celebra 35 anos com edição limitada cheia de história e tecnologia

8 de maio de 2025
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mitdriveclub, sua revista digital do setor automotivo, é um projeto da CFILLA (CNPJ: 47.923.569/0001-92) - Jose Kleina | Al. Tamandaré), que tem como objetivo gerar conteúdo informativo de qualidade, na medida exata. Entre os redatores, Gerson Campos, um entusiasta do mundo automotivo, apaixonado por carros e tecnologia, posta diariamente as novidades e as informações sobre o mundo automotivo

© 2024 Mitdriveclub - Seu mundo automotivo.

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2024 Mitdriveclub - Seu mundo automotivo.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.