MitDriveClub
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
MitDriveClub
No Result
View All Result
Home Reviews

Renault Boreal: o SUV que vai redefinir o segmento médio no Brasil

Fabricado no Paraná, novo SUV da Renault aposta em espaço, tecnologia embarcada e motor turbo para conquistar consumidores que hoje olham para Compass e Corolla Cross.

Gerson Campos by Gerson Campos
10 de julho de 2025
in Reviews
Foto: Renault/Divulgação

Foto: Renault/Divulgação

A Renault entrou oficialmente no jogo dos SUVs médios nacionais com um lançamento que promete balançar o segmento: o Renault Boreal. Desenvolvido para ser produzido em solo brasileiro, o modelo não apenas marca a chegada de uma nova fase da marca por aqui, mas também inaugura uma estratégia mais ousada, mirando diretamente rivais como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross — líderes consolidados entre os utilitários esportivos com apelo urbano, espaço generoso e toque premium.

A apresentação global aconteceu em São Paulo, e o Boreal chamou atenção desde os primeiros detalhes. A expectativa é que ele comece a ser vendido apenas no fim de 2025, mas já se sabe: o SUV vem com força.

Visual expressivo, com assinatura própria

O design é um dos pontos mais marcantes do novo modelo. Ao contrário de outros Renaults já conhecidos no Brasil, o Renault Boreal carrega identidade própria. A dianteira robusta traz uma grade com filetes independentes que simulam formas diamantadas, ladeada por faróis full-LED que se estendem até os para-lamas. O novo logotipo da marca ocupa o centro, dando à frente do veículo uma aparência futurista e refinada.

renault boreal suv 9 Renault Boreal: o SUV que vai redefinir o segmento médio no Brasil
Foto: Renault/Divulgação

Na lateral, as rodas de 19 polegadas com acabamento diamantado e desenho de cinco raios evocam dinamismo. O teto com pintura contrastante preta e um contorno cromado nos vidros laterais elevam o nível estético. As maçanetas embutidas nas portas traseiras reforçam a proposta moderna, inspirada no Dacia Bigster.

A traseira segue uma linguagem mais sóbria, com lanternas estreitas e horizontais e muitos vincos em alusão ao losango da Renault. É um conjunto harmônico, que combina robustez e elegância com forte presença visual.

Veja Também

Volkswagen Taos Highline 2024: Tecnologia, Desempenho e Conforto em um SUV Premium

Quando chega Novo Jetta 2025? O que esperar da versão?

JY Air: o carro elétrico chinês que une design aeronáutico e eficiência

Publicidade

Porte imponente e ótimo aproveitamento de espaço

Com 4,56 metros de comprimento, o Boreal é mais comprido que o Corolla Cross e o Compass, garantindo vantagem no espaço interno e no porta-malas. São 2,70 m de entre-eixos, uma medida generosa que se traduz em conforto real para quem viaja na segunda fileira — inclusive no assento central, onde o assoalho elevado não chega a comprometer a acomodação dos pés.

renault boreal suv 4 Renault Boreal: o SUV que vai redefinir o segmento médio no Brasil
Foto: Renault/Divulgação

Outro ponto forte é o porta-malas de 522 litros, que pode chegar a 1.279 litros com os bancos traseiros rebatidos. O compartimento é amplo e funcional, permitindo transportar bagagens volumosas com facilidade — ideal para famílias ou quem busca versatilidade sem precisar migrar para SUVs de sete lugares.

Publicidade

Interior tecnológico e com toque premium

Ao entrar no Renault Boreal, o que salta aos olhos é o painel digital integrado. São duas telas de 10 polegadas, uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia. O visual segue o estilo dos elétricos europeus da marca, com menus intuitivos e resposta ágil. Mais que isso: o sistema roda com Google Automotive Services, permitindo usar mapas, comandos de voz, música e apps sem precisar do celular.

renault boreal interior Renault Boreal: o SUV que vai redefinir o segmento médio no Brasil
Foto: Renault/Divulgação

A cabine tem acabamento superior ao que se espera da categoria. Materiais macios cobrem boa parte do painel e das portas dianteiras, há texturas a laser e bancos em couro bi-ton, com tonalidades preto e azul nas versões mais completas. O teto solar panorâmico amplia a luminosidade interna e reforça a sensação de espaço.

renault boreal suv 12 Renault Boreal: o SUV que vai redefinir o segmento médio no Brasil
Foto: Renault/Divulgação

Tecnologias como carregador por indução, USB tipo C em todas as fileiras, ar-condicionado digital dual zone, e até função massagem no banco do motorista elevam a experiência a um novo patamar.

Publicidade

Motor turbo flex com promessa de versão híbrida

Sob o capô, o Renault Boreal traz o já conhecido motor 1.3 TCe turbo flex, desenvolvido pela Horse, com injeção direta e quatro cilindros. Ele entrega 163 cv com etanol (156 cv com gasolina) e torque de 27,5 kgfm, sempre acoplado ao câmbio automatizado de dupla embreagem EDC com seis marchas. Trata-se de um conjunto eficiente e adequado ao porte do carro, embora não seja o mais potente da categoria.

renault boreal suv 7 Renault Boreal: o SUV que vai redefinir o segmento médio no Brasil
Foto: Renault/Divulgação

A suspensão dianteira é independente tipo McPherson, enquanto a traseira usa eixo de torção — solução comum nesse segmento, presente inclusive no Corolla Cross.

No futuro, o modelo ganhará uma versão híbrida leve, unindo o motor 1.3 turbo a um sistema de 48 Volts, se tornando o primeiro Renault híbrido flex nacional. A proposta é entregar melhor eficiência energética sem perder o desempenho já conhecido.

Publicidade

Segurança completa e assistências avançadas

O Renault Boreal estreia com um pacote recheado de segurança. São até 24 assistências eletrônicas ao condutor, entre elas:

  • Frenagem autônoma de emergência
  • Controle de cruzeiro adaptativo
  • Assistente de permanência e centralização de faixa
  • Alerta de ponto cego
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro
  • Sensores de estacionamento 360°
  • Quatro câmeras com visão panorâmica
  • Estacionamento automático (Park Assist)

Além disso, o carro oferece cinco modos de condução, com destaque para o modo Smart, que ajusta o comportamento do carro com base em algoritmos e hábitos de uso. A iluminação ambiente interna, com até 48 opções de cores, muda conforme o perfil selecionado.

Publicidade

Posicionamento, produção e expectativas

Produzido em São José dos Pinhais (PR), o Boreal não será exclusivo do Brasil. A Renault planeja exportá-lo para 17 países latino-americanos, enquanto a unidade da Turquia atenderá mercados da Europa Oriental, Oriente Médio e África. Com isso, o SUV se torna um projeto global com DNA brasileiro.

Os preços oficiais ainda não foram revelados, mas a expectativa é que o Renault Boreal tenha versões entre R$ 180 mil e R$ 250 mil, posicionando-se entre os principais modelos médios disponíveis por aqui. Tudo isso com um nível de acabamento e tecnologia que promete redefinir o que o público espera de um SUV produzido no Brasil.

ShareTweetPin
Gerson Campos

Gerson Campos

Redator e entusiasta do mundo automotivo, apaixonado por carros e tecnologia, posta diariamente as novidades e as informações sobre o mundo automotivo. Adora carros, motos e caminhões, posta, lançamentos, reviews, comparações, dicas e inspirações do mundo automotivo.

Veja Também

fiat 500x
Reviews

Fiat 500X: Design Italiano e Tecnologia de Ponta

8 de junho de 2024 - Updated on 11 de agosto de 2024
main webp comprar teste haval h6 hev 2024 capa GWM Haval H6 PHEV19: Uma Nova Opção de SUV Híbrido
Reviews

GWM Haval H6 PHEV19: Uma Nova Opção de SUV Híbrido

9 de junho de 2024 - Updated on 11 de agosto de 2024
carros 40 mil capa Os 6 Melhores Carros Até 40 Mil Reais em 2024: Economia e Desempenho
Reviews

Os 6 Melhores Carros Até 40 Mil Reais em 2024: Economia e Desempenho

2 de junho de 2024 - Updated on 11 de agosto de 2024
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mitdriveclub, sua revista digital do setor automotivo - Editor: CFILLA (CNPJ: 47.923.569/0001-92)

© 2025 Mitdriveclub

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mitdriveclub

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.