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Reciclagem de peças de carro: Stellantis inaugura centro inédito na América do Sul

Montadora estreia projeto pioneiro em Osasco (SP) com foco em economia circular, reaproveitando peças até de veículos de marcas rivais

by MIT DRIVE CLUB
14 de agosto de 2025
in Noticias
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A gigante Stellantis, responsável por marcas como Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram, acaba de dar um passo ousado na economia circular automotiva no Brasil. Com a inauguração do primeiro centro de desmontagem de veículos da América do Sul, a empresa passa a não apenas produzir e vender carros, mas também a desmontá-los, reciclá-los e revendê-los — inclusive modelos de outras montadoras, como Honda e Chevrolet.

O projeto, batizado de Circular Autopeças, está localizado em Osasco (SP) e marca uma nova fase para o setor automotivo nacional, unindo sustentabilidade, tecnologia e estratégia comercial. Essa unidade é apenas a segunda do tipo no mundo dentro da Stellantis — a primeira está em Turim, na Itália, berço da Fiat.

Como funciona o novo centro de desmontagem da Stellantis

O galpão foi pensado para ser eficiente, limpo e altamente tecnológico. Tudo começa com a chegada dos veículos, que podem vir de três origens principais: carros de testes internos da montadora, que antes eram destruídos; modelos adquiridos em leilões de seguradoras; e, futuramente, unidades de frota ou até mesmo de consumidores.

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centro de desmontagem veicular da stellantis estoque Reciclagem de peças de carro: Stellantis inaugura centro inédito na América do Sul

Antes de qualquer parafuso ser removido, o carro passa por uma varredura digital completa, onde é feito o levantamento de seu histórico. Na sequência, acontece o processo de descontaminação, onde todos os fluidos são removidos com segurança. A partir daí, o veículo segue para os boxes de desmontagem, onde cada peça é cuidadosamente retirada, analisada e classificada.

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Classificação das peças e critério de revenda

Após a desmontagem, cada componente é avaliado de acordo com o seu estado de conservação. A Stellantis adota uma escala de 0 a 9, sendo que apenas as peças com nota a partir de 5 são preparadas para serem vendidas ao público. Já os itens com notas inferiores são descartados e encaminhados a empresas especializadas para reciclagem ou descarte ambientalmente correto.

Componentes como faróis, volantes, turbinas, radiadores, rodas, módulos eletrônicos e eixos já fazem parte do catálogo inicial. O estoque atual gira em torno de 2.400 peças, mas a meta é chegar a 10 mil unidades disponíveis nos próximos meses.

Essas peças recondicionadas serão anunciadas em um e-commerce próprio, via Mercado Livre, WhatsApp comercial e também em uma loja física instalada no mesmo endereço do galpão.

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Sustentabilidade na prática: menos CO₂ e mais economia para o consumidor

Um dos principais ganhos dessa operação está no impacto ambiental. Segundo a Stellantis, uma peça recondicionada pode emitir até 50% menos CO₂ em comparação a uma peça nova. E essa redução não é o único atrativo. O preço das peças recicladas pode ser até 50% mais baixo, especialmente para componentes com nota 9 — os mais bem conservados.

centro de desmontagem veicular da stellantis oficina Reciclagem de peças de carro: Stellantis inaugura centro inédito na América do Sul

Dessa forma, o consumidor final também sai ganhando: menos custo na manutenção, acesso a peças com origem garantida e um produto com padrão de qualidade monitorado pela própria montadora.

Capacidade e projeções: até 8 mil carros desmontados por ano

Com investimento de R$ 13 milhões — parte dos R$ 32 bilhões anunciados pela empresa em 2024 para o Brasil — o centro de Osasco tem capacidade de desmontar 8 mil veículos por ano e gerar 150 empregos diretos até 2027.

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A estrutura também tem potencial para transformar a logística reversa do setor automotivo, dando destino certo a uma fração que hoje é amplamente desperdiçada. No Brasil, estima-se que cerca de 2 milhões de veículos chegam ao fim da vida útil anualmente, mas apenas 1,5% têm destinação adequada. A Stellantis quer ajudar a mudar esse número.

Rivais na esteira da reciclagem? Sim, e com autorização legal

Outro aspecto curioso é que o projeto não se limita às marcas da própria Stellantis. Na linha de desmontagem, foi possível ver modelos como o Chevrolet Onix e o Honda WR-V, que não fazem parte do portfólio do grupo. A legislação permite esse reaproveitamento desde que os veículos estejam devidamente regularizados e tenham sido adquiridos de forma legal — como é o caso de carros sinistrados de seguradoras.

centro de desmontagem veicular da stellantis oficina desmonte Reciclagem de peças de carro: Stellantis inaugura centro inédito na América do Sul

Aliás, a legalização de cada veículo é fundamental. O processo exige que todo carro receba diagnóstico detalhado antes do desmonte e que o número do chassi seja registrado em sistema. Essa etapa garante segurança jurídica e rastreabilidade total das peças vendidas.

Mercado de peças recondicionadas pode ganhar novo fôlego no Brasil

Com essa iniciativa, a Stellantis pode abrir caminho para uma nova era no mercado de reposição automotiva brasileiro. O consumidor passa a ter uma alternativa oficial, com garantia e origem confiável, para manter seu veículo em funcionamento sem recorrer ao mercado paralelo — muitas vezes informal ou com peças de procedência duvidosa.

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E a tendência é que outras montadoras passem a adotar ações semelhantes nos próximos anos. O sucesso do Circular Autopeças será observado de perto por toda a indústria.

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