Com um mercado de carros elétricos em rápida expansão, a BYD dá mais um passo à frente ao lançar o AutoCarga, um sistema de recarga automatizado que promete eliminar de vez a dependência de cartões físicos ou aplicativos para carregar veículos eletrificados. A novidade começa a funcionar no país a partir do dia 23 de junho e será exclusiva para usuários do BYD Recharge, serviço de energia da própria montadora.
A inovação é fruto de uma parceria com a Tupo Mobilidade, uma start-up brasileira especializada em soluções inteligentes para o setor de eletromobilidade. Segundo a BYD, o novo recurso estará disponível em todas as concessionárias da marca que possuírem eletropostos públicos e rápidos, cobrindo diversos estados e regiões do Brasil.
“A ideia é facilitar a jornada de quem apostou na mobilidade elétrica, indo além da experiência com o carro em si”, afirma Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil. “O AutoCarga representa mais um passo na nossa proposta de oferecer uma solução completa e integrada”, completa.
Como funciona o AutoCarga?
O AutoCarga foi desenvolvido para tornar a experiência de recarregar um veículo elétrico mais fluida e intuitiva. O processo de ativação é simples e ocorre apenas uma vez. Funciona assim:
O proprietário do carro deve, inicialmente, conectar seu veículo BYD a uma estação de recarga rápida da marca, utilizando o aplicativo BYD Recharge para validar o chassi. A partir dessa validação, o sistema reconhece o carro automaticamente nas sessões seguintes, dispensando qualquer tipo de comando pelo celular.
Na próxima recarga feita em uma estação compatível, basta plugar o carro para que a recarga comece imediatamente, sem necessidade de abrir o aplicativo, tocar em telas ou usar cartão RFID. É tudo automático.
O CEO da Tupo Mobilidade, Pedro de Conti, reforça que essa integração visa justamente remover barreiras e tornar o uso do carro elétrico tão simples quanto abastecer com gasolina. “Queremos elevar a experiência do motorista com tecnologia nacional e sustentável. A integração com a BYD mostra que o Brasil tem potencial para ser protagonista na eletrificação”, destaca.
Infraestrutura e compatibilidade
Neste primeiro momento, o AutoCarga será limitado a estações públicas da própria BYD, instaladas em sua rede de concessionárias. Como parte do serviço Recharge, a marca já vem investindo em uma malha de carregamento rápido que conecta pontos estratégicos em rodovias, centros urbanos e pontos comerciais.
Esses eletropostos utilizam carregadores rápidos do tipo DC (corrente contínua), capazes de entregar energia com maior eficiência, o que é ideal para motoristas que precisam de agilidade no dia a dia.
O sistema de autenticação veicular via chassi também abre portas para novos serviços no futuro, como cobrança direta integrada à conta do veículo, histórico de recargas e até programação remota de abastecimento em horários com tarifa reduzida.



