Mit Drive Club
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
Mit Drive Club
No Result
View All Result
Home Noticias

Ram Rampage chega à Europa e promete agitar o mercado de picapes compactas

Modelo desenvolvido no Brasil será apresentado na Itália e pode preencher uma lacuna estratégica entre SUVs urbanos e picapes médias no mercado europeu.

by MIT DRIVE CLUB
5 de novembro de 2025
in Noticias
Rampage RT 103 e1709220456888 1 Ram Rampage chega à Europa e promete agitar o mercado de picapes compactas

A Ram Rampage, primeira picape desenvolvida integralmente no Brasil sob a bandeira da marca norte-americana, está prestes a cruzar fronteiras e desembarcar no mercado europeu.

A Stellantis, grupo multinacional que comanda a Ram, confirmou que o modelo será apresentado oficialmente durante a Fieracavalli 2025, tradicional evento equestre que ocorre na Itália. A expansão representa um passo estratégico da montadora para consolidar sua presença global no segmento de picapes compactas.

A estratégia por trás da chegada à Europa

A chegada da Rampage ao Velho Continente é uma tentativa clara de atender a um público que busca versatilidade com pegada urbana, mas sem abrir mão da robustez e estilo característicos da marca Ram. Segundo a Stellantis, o modelo chega como uma “aposta ousada” e vem para preencher uma lacuna de mercado entre os SUVs compactos e as tradicionais picapes médias — um nicho pouco explorado por fabricantes europeus.

Veja Também

Citroën divulga a primeira imagem oficial do Citroen Basalt, seu novo SUV cupê; confira!

Motorhomes estacionam no Barigui: Curitiba recebe caravana com modelos que são verdadeiras casas sobre rodas

GWM Wey 07 começa a pré-venda por R$ 444 mil e mira rivais de luxo no Brasil

Embora ainda não tenha sido revelado se a produção da Rampage será local ou feita por meio de importações a partir do Brasil, a base do veículo levanta possibilidades interessantes. A picape utiliza a plataforma Small Wide 4×4, a mesma de modelos como Fiat Toro, Jeep Compass, Alfa Romeo Tonale e Dodge Hornet. Esta arquitetura já é utilizada em fábricas da Stellantis no sul da Itália, o que poderia viabilizar a montagem europeia caso a demanda justifique.

Publicidade

Visual imponente e identidade global

Nas primeiras imagens divulgadas para a Europa, a Ram Rampage mantém o mesmo design robusto da versão brasileira, sem alterações visuais significativas. Linhas agressivas, grade dianteira proeminente e iluminação full LED reforçam o caráter marcante da picape, que mistura elegância e força em proporções equilibradas.

A presença da Rampage em um evento como a Fieracavalli, voltado para o mundo equestre, não é coincidência. A Ram é a principal patrocinadora da feira e aproveita o ambiente rural e de tradição para se posicionar como marca de confiança para quem precisa de desempenho no campo — mas também valoriza o design e a tecnologia no uso urbano.

Motorização: o que esperar para o mercado europeu

O ponto ainda nebuloso da operação é a especificação mecânica da Rampage para o mercado europeu. No Brasil, o modelo é oferecido com três motorizações: o 2.0 Turbo Hurricane a gasolina com 272 cv, o 2.0 turbodiesel Multijet com 170 cv e o 1.3 turbo flex com até 185 cv. Todos os conjuntos são combinados a transmissão automática e com opções de tração dianteira ou integral.

Para o público europeu, é provável que a Stellantis utilize configurações já homologadas no continente, como o 1.6 turbodiesel Multijet II ou até versões híbridas leves (mild-hybrid) como os conjuntos que equipam o Alfa Romeo Tonale. Também não está descartada uma versão com o motor 1.3 turbo PHEV (plug-in híbrido), que alia desempenho com maior eficiência e menor emissão — algo essencial para os padrões ambientais da União Europeia.

Publicidade

Tamanho e posicionamento no segmento

A Rampage mede 5,02 metros de comprimento e tem mais de 3 metros de entre-eixos, dimensões próximas às de uma picape média, mas com dirigibilidade semelhante à de um SUV. Esse equilíbrio permite que o modelo atue em faixas distintas: no Brasil, concorre tanto com versões de entrada de caminhonetes como Fiat Toro Ultra e Renault Oroch Outsider quanto com SUVs médios como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Na Europa, pode ser a opção ideal para quem deseja mais capacidade de carga e tração 4×4, mas não abre mão de conforto, conectividade e design urbano.

Com caçamba de 980 litros e capacidade de carga de até 1 tonelada, a picape se mostra prática para o dia a dia e robusta para situações de trabalho leve. Além disso, traz como diferenciais recursos de assistência à condução, painel digital, central multimídia com tela de até 12,3 polegadas e bancos com ventilação — recursos que elevam seu padrão de acabamento e a colocam em um patamar premium dentro da categoria.

Exportação ou produção local?

A dúvida central ainda gira em torno da origem da produção da Ram Rampage europeia. Embora seja tecnicamente possível montar o modelo nas fábricas da Stellantis na Itália (onde já são produzidos Tonale e Hornet), a escala de vendas esperada para o tipo de veículo pode não justificar o investimento em uma nova linha de produção.

Nesse cenário, a exportação direta do Brasil surge como alternativa viável e estratégica, já que a fábrica em Goiana (PE) está totalmente adaptada à produção da picape. Além disso, a Stellantis já opera um forte sistema logístico global, o que facilitaria a operação.

No entanto, o custo de importação e a necessidade de adaptação às regulamentações de emissões e segurança europeias podem pesar na decisão. Por isso, a Stellantis ainda mantém o planejamento em aberto, aguardando os primeiros sinais do mercado europeu.

ShareTweetPin

Veja Também

Divulgação
Noticias

Nova fábrica da BYD em Camaçari vai montar até 8 carros no Brasil

28 de julho de 2025
Nova Ford F 150 Tremor Ford F-150 Tremor desembarca no Brasil: potência, tecnologia e estilo radical no off-road
Noticias

Ford F-150 Tremor desembarca no Brasil: potência, tecnologia e estilo radical no off-road

24 de maio de 2025
xiaomi01 Xiaomi acelera expansão de fábrica de carros elétricos com conclusão prevista para 2025
Noticias

Xiaomi acelera expansão de fábrica de carros elétricos com conclusão prevista para 2025

23 de outubro de 2024
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial
  • Stories

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mit Drive Club, sua revista digital do setor automotivo

© 2025 Mit Drive Club

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mit Drive Club

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.