A Bentley iniciou um novo capítulo de sua história. Após mais de duas décadas produzindo modelos icônicos com motores W12, a marca britânica decidiu se despedir dos doze cilindros e apostar em um V8 biturbo mais leve, ágil e, surpreendentemente, mais rápido. O escolhido para estrear essa nova fase é o Bentayga Speed V8, versão de alto desempenho do SUV de luxo, que prova na prática que o número de cilindros não define, sozinho, a superioridade de um carro.
A nova configuração entrega 641 cv de potência, superando em 15 cv o antigo W12. O torque é de 86,7 kgfm, levemente abaixo dos 91,7 kgfm do modelo anterior, mas a relação peso-potência favorece o V8: o veículo está cerca de 43 kg mais leve, marcando 2.465 kg na balança. E o que isso muda na prática? Um desempenho mais ágil, respostas mais rápidas e uma condução muito mais envolvente.
Aceleração mais rápida e velocidade final ampliada
A Bentley otimizou o conjunto mecânico para fazer do Bentayga Speed V8 o mais veloz da história da linha. Agora, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos, meio segundo mais rápido do que a antiga versão equipada com W12. E a velocidade máxima também impressiona: são 310 km/h, marca digna de superesportivos — e 4,8 km/h a mais do que o modelo anterior.

Essa evolução não se deve apenas ao motor. A marca também adicionou direção nas rodas traseiras, melhorando significativamente a estabilidade em curvas e a agilidade em manobras urbanas. A suspensão esportiva recebeu ajustes no modo Sport, com os amortecedores ficando 15% mais firmes em relação à versão V8 S convencional. Resultado: o Bentayga agora entrega uma experiência de direção mais precisa e conectada ao condutor.
Estilo refinado com detalhes exclusivos

Por fora, as mudanças visuais são discretas, mas evidentes para os olhos atentos. O Bentayga Speed V8 traz novas rodas de 23 polegadas, faróis e lanternas escurecidos e a opção de teto contrastante — fosco ou brilhante — que reforça seu caráter esportivo. O pacote visual é sofisticado e mantém a identidade clássica da Bentley, mas com um toque agressivo adicional.

Dentro da cabine, o luxo continua inegociável. O interior foi redesenhado com acabamentos escurecidos, novas cores para os revestimentos e costuras em padrão exclusivo. A tradicional combinação de couro premium, madeira nobre e metais de acabamento polido agora pode ser substituída por materiais mais escuros, caso o cliente deseje um ambiente com pegada esportiva. Tudo é altamente personalizável, como manda o padrão da marca.
Escapamento afinado para uma trilha sonora envolvente
Um dos maiores orgulhos do antigo W12 era o seu ronco profundo e imponente. E embora o V8 tenha menos cilindros, a Bentley cuidou para que o novo motor também proporcionasse uma experiência sonora marcante. O sistema de escapamento esportivo agora é item de série, mas há ainda uma opção ainda mais emocionante: o escapamento Akrapovič em titânio, com quatro saídas que emitem um som mais encorpado e grave — sem abrir mão da sofisticação.