MitDriveClub
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
MitDriveClub
No Result
View All Result
Home Curiosidades

Por que os pneus de carros elétricos são diferentes dos modelos convencionais?

Torque instantâneo, peso das baterias e menor emissão de ruídos transformam os pneus em peças essenciais para a eficiência e segurança dos elétricos.

Gerson Campos by Gerson Campos
27 de janeiro de 2025
in Curiosidades
04/11/2020. Credito: Jorge Lopes/EM/D.A Press. Brasil. Belo Horizonte - MG. COVID-19. Teste com automovel Tesla Model Y Long Range, modelo 100% elétrico, com sistema de condução autonôma. Possui dois motores elétricos, que juntos desenvolvem 350 cv de potência.

04/11/2020. Credito: Jorge Lopes/EM/D.A Press. Brasil. Belo Horizonte - MG. COVID-19. Teste com automovel Tesla Model Y Long Range, modelo 100% elétrico, com sistema de condução autonôma. Possui dois motores elétricos, que juntos desenvolvem 350 cv de potência.

Carros elétricos representam uma revolução no mercado automotivo. Silenciosos, eficientes e dotados de torque instantâneo, esses veículos trazem novos desafios para componentes tradicionais, como os pneus.

Embora muitas características básicas sejam mantidas, os pneus precisam atender às demandas exclusivas dos elétricos, desde suportar o peso extra das baterias até reduzir o ruído causado pela ausência de motores a combustão.

Peso elevado e maior resistência

A primeira grande diferença está no peso. Com baterias que podem adicionar centenas de quilos ao veículo, os pneus precisam de uma estrutura reforçada. Talões, lonas e ombros receberam atualizações específicas para suportar essa carga adicional, garantindo segurança e estabilidade em todas as condições de uso.

jac yiwei 3 novo carro eletrico 2 Por que os pneus de carros elétricos são diferentes dos modelos convencionais?

O motor dos carros elétricos entrega torque instantâneo, proporcionando acelerações rápidas. Esse alto desempenho exige que os pneus tenham maior aderência, com compostos especiais e desenhos da banda de rodagem otimizados para distribuir as forças de tração sem comprometer o desgaste precoce.

Publicidade

Redução de ruídos: o silêncio é prioridade

Sem o ruído do motor a combustão para mascarar sons, o conforto acústico dos veículos elétricos depende de pneus silenciosos. Isso é alcançado com compostos e designs que minimizam o som gerado pelo atrito com o asfalto, aumentando a sensação de suavidade durante a condução.

Veja Também

Carros da Chevrolet que saíram de linha em 2024: Bolt EV, Camaro e Cruze entraram na lista.

O revolucionário Panoramic iDrive transforma o para-brisa dos BMW da linha Neue Klasse em uma tela interativa gigante

Você pagaria R$ 7 milhões? Conheça o Porsche mais estranho do mundo, criado pela Pininfarina

A autonomia é uma das preocupações centrais dos proprietários de carros elétricos. Para maximizar a eficiência das baterias, os pneus são projetados para oferecer baixa resistência ao rolamento, permitindo que o veículo percorra maiores distâncias com a mesma carga de energia. Essa característica se torna um diferencial importante na competitividade dos modelos elétricos.

Publicidade

Maior desgaste em condições desafiadoras

Apesar das inovações, os pneus dos carros elétricos estão sujeitos a desgastes mais rápidos, principalmente devido ao torque elevado e à eficiência na conversão de energia em movimento. Além disso, irregularidades no pavimento e hábitos de condução impactam diretamente na vida útil dos pneus, tornando essencial um cuidado extra na escolha e manutenção dessas peças.

A eficiência dos carros elétricos, que pode atingir até 85%, contrasta com os veículos a combustão, cuja média gira em torno de 35%. Essa diferença ocorre porque os elétricos utilizam inversores para transformar energia em movimento, enquanto os motores a combustão enfrentam perdas significativas devido ao calor e som gerados. Essa eficiência superior exige que cada componente, incluindo os pneus, seja otimizado para maximizar o desempenho do veículo.

ShareTweetPin
Gerson Campos

Gerson Campos

Redator e entusiasta do mundo automotivo, apaixonado por carros e tecnologia, posta diariamente as novidades e as informações sobre o mundo automotivo. Adora carros, motos e caminhões, posta, lançamentos, reviews, comparações, dicas e inspirações do mundo automotivo.

Veja Também

uber fgts 1 Quanto ganha um motorista de Uber no Brasil?
Curiosidades

Quanto ganha um motorista de Uber no Brasil?

17 de março de 2025
3 bugatti w16 mistral world reco Bugatti Mistral: O Conversível Mais Rápido do Mundo Atinge 450 km/h com Potência Inédita
Curiosidades

Bugatti Mistral: O Conversível Mais Rápido do Mundo Atinge 450 km/h com Potência Inédita

15 de novembro de 2024
farol carro
Curiosidades

Faróis Baixo e Alto: O Guia Definitivo para Dirigir com Segurança

2 de janeiro de 2025 - Updated on 7 de janeiro de 2025
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mitdriveclub, sua revista digital do setor automotivo - Editor: CFILLA (CNPJ: 47.923.569/0001-92)

© 2025 Mitdriveclub

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mitdriveclub

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.