A nova geração da Volkswagen Amarok, com estreia marcada para 2027 na América Latina, já mostra sinais de que chegará ao mercado com alto padrão de qualidade e segurança. A estrutura sobre a qual será desenvolvida, atualmente utilizada na picape LDV Terron 9, fabricada pela chinesa SAIC Motor, foi avaliada recentemente pela ANCAP — agência australiana de segurança veicular — e recebeu a nota máxima de cinco estrelas.
Embora a Amarok vendida na Europa siga baseada na Ford Ranger, a nova versão latino-americana será um projeto diferente, desenvolvido em conjunto com a SAIC e produzido no Mercosul. A plataforma usada será compartilhada com a LDV Terron 9, também conhecida na Europa como Maxus eTerron 9 em sua versão elétrica, que já circula em mercados como Reino Unido e Austrália.
Elétrica ou a diesel, a base é sólida
Os testes de impacto foram realizados com a versão elétrica da Terron 9, mas os bons resultados se estendem também para a variante a diesel, que compartilha a mesma estrutura de carroceria e célula de sobrevivência. Isso significa que, mesmo com diferenças de motorização, o nível de proteção para os ocupantes se mantém elevado.

Nos testes da ANCAP, a picape alcançou 91% na proteção para adultos e 89% para crianças, além de 84% na avaliação de tecnologias de assistência ao condutor. Já no critério de proteção a pedestres e usuários vulneráveis, o índice chegou a 85%, superando muitos rivais diretos.
Mesmo com peso inferior — 2.400 kg na versão diesel contra os 2.880 kg da elétrica —, a performance da versão convencional em segurança se manteve equivalente, o que demonstra uma engenharia bem resolvida e atenção especial à integridade da estrutura.



