Mit Drive Club
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
Mit Drive Club
No Result
View All Result
Home Noticias

Peugeot Partner é Descontinuada na Argentina após Críticas Severas do Latin NCAP

Multivan foi alvo de reprovação em testes de colisão e sua retirada do mercado é vista como "decisão tardia" pela entidade de segurança.

by MIT DRIVE CLUB
5 de setembro de 2024
in Noticias
peugeot partner

A Peugeot Partner, modelo icônico que esteve presente no mercado latino por 26 anos, teve sua produção oficialmente encerrada na Argentina. Enquanto a versão furgão continuará disponível por algum tempo, as variantes de passageiros saem definitivamente de cena, marcando o fim de uma trajetória com muitos altos e baixos. A decisão, que afeta diretamente o setor automotivo na América Latina, chega após o modelo ser duramente criticado por sua falta de recursos de segurança em testes realizados pelo Latin NCAP.

Produzida na fábrica de El Palomar, a Partner Patagônica se destacava por seu design robusto e proposta aventureira, remetendo à versão Escapade que fez sucesso no Brasil. Contudo, o cenário de segurança do modelo foi o grande divisor de águas. Segundo o Latin NCAP, a Partner oferecia riscos significativos aos seus ocupantes, especialmente em colisões frontais, e sua retirada das linhas de produção já era solicitada pela entidade há anos.

Motorização e Versões Disponíveis

A Peugeot Partner estava disponível em duas configurações de motorização. A primeira opção contava com um motor 1.6 a gasolina que entregava 115 cv de potência, associado a um câmbio manual de cinco marchas. A segunda versão, movida a diesel, tinha 92 cv, também acoplada a uma transmissão manual.

Veja Também

GM une forças com a Hyundai para desenvolver carros elétricos e combater avanço chinês

O futuro dos veículos elétricos: crescimento global e desafios regionais em 2025

Kia Mantém Preços dos Carros Após Aumento de Imposto

Publicidade

Ambas as motorizações ofereciam desempenho suficiente para o uso urbano, mas o grande problema era a defasagem tecnológica do modelo, especialmente no que diz respeito a sistemas de segurança ativa e passiva. Com o fim da Partner, a Stellantis, grupo que controla a Peugeot, planeja concentrar esforços em outros modelos como o Peugeot 208 e o SUV 2008, veículos com maior apelo tecnológico e melhor desempenho em avaliações de segurança.

A Polêmica Envolvendo o Latin NCAP

A retirada da Peugeot Partner foi celebrada pelo Latin NCAP, que já havia alertado a montadora sobre os perigos do modelo no ano passado. Em testes comparativos, a versão fabricada na Argentina foi colocada frente a frente com sua contraparte europeia, e os resultados não foram nada animadores. Enquanto o modelo vendido na Europa apresentou uma estrutura mais resistente e melhores índices de segurança, a versão latina ficou muito abaixo do esperado, representando risco de morte para todos os ocupantes em uma colisão grave.

peugeot partner patagonica Peugeot Partner é Descontinuada na Argentina após Críticas Severas do Latin NCAP

O Latin NCAP classificou a decisão como tardia, ressaltando que a Partner já estava no mercado há quase três décadas sem atualizações significativas em termos de segurança. “A Stellantis demorou muito para encerrar a produção deste modelo, que vinha sendo oferecido ao público sem recursos básicos de segurança”, afirmou a entidade em nota ao portal Motor1 Argentina.

Publicidade

O Futuro da Stellantis na América Latina

A saída da Peugeot Partner abre caminho para que a Stellantis reforce seu portfólio com modelos mais modernos e alinhados às demandas do mercado atual. Além do 208 e do 2008, a fabricante também está investindo na renovação de outros veículos da gama Citroën e Fiat, com foco em sustentabilidade e maior integração de tecnologias voltadas à segurança.

Enquanto o mercado de utilitários está em constante transformação, a retirada de modelos desatualizados é vista como um passo natural para a indústria automotiva. Além disso, a crescente preocupação com a segurança veicular e o aumento das exigências regulatórias pressionam as montadoras a oferecerem veículos mais seguros e tecnológicos.

Publicidade

A Fim de Uma Era

Com o fim da produção da Peugeot Partner na Argentina, encerra-se um ciclo para a multivan que, apesar de seu estilo aventureiro e robustez, ficou defasada em um mercado cada vez mais competitivo. A decisão da Stellantis de seguir com a produção do modelo apenas na versão furgão reflete a demanda ainda existente por veículos utilitários, mas também evidencia a necessidade de constantes atualizações tecnológicas e de segurança.

Para o consumidor, o adeus à Partner pode ser um alívio, especialmente considerando os resultados alarmantes dos testes de colisão. A tendência agora é que a montadora foque em veículos mais modernos, seguros e capazes de atender às crescentes exigências do público e das entidades reguladoras.

ShareTweetPin

Veja Também

flagra leapmotor
Noticias

Primeiros Flagrantes: Leapmotor T03 e C10 em Testes no Brasil

22 de julho de 2024 - Updated on 11 de agosto de 2024
Felipe Rodrigues/Expo Motorhome
Noticias

Motorhomes estacionam no Barigui: Curitiba recebe caravana com modelos que são verdadeiras casas sobre rodas

31 de outubro de 2025
Foto: Eduardo Luiz Klisiewicz / Tribuna do Paraná
Noticias

Curitiba se prepara para receber novo atacado de autopeças em 2025

2 de dezembro de 2024 - Updated on 7 de janeiro de 2025
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial
  • Stories

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mit Drive Club, sua revista digital do setor automotivo

© 2025 Mit Drive Club

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mit Drive Club

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.