No universo automotivo, espaço no porta-malas é um fator decisivo para muitas famílias — especialmente aquelas que prezam por conforto nas viagens e praticidade no dia a dia. Em 2025, os modelos que lideram esse quesito no Brasil formam uma lista onde o luxo, a tecnologia e a capacidade de carga se encontram no mesmo patamar.
E não estamos falando apenas de volume, mas de soluções inteligentes de espaço, motorização robusta e conectividade embarcada. Entre SUVs premium, minivans de luxo e até mesmo um elétrico inédito, os maiores porta-malas do mercado brasileiro revelam que transportar bagagem com conforto pode ser, também, um exercício de sofisticação.
Kia Carnival
Com 883 litros de capacidade, o Kia Carnival assume o topo do ranking. A minivan sul-coreana surpreende por aliar design moderno, interior refinado e uma configuração de assentos extremamente prática. Quando a terceira fileira está rebatida, o espaço livre é digno de furgões. O modelo é vendido no Brasil em versão única, com motor 3.5 V6 de 272 cv e câmbio automático de oito marchas.

Apesar do visual mais sóbrio e da proposta familiar, a Carnival entrega desempenho sólido e dirigibilidade estável, além de ser uma das poucas opções que combinam sete lugares reais com porta-malas generoso.
Kia EV9
Logo atrás, com 828 litros, está o Kia EV9 GT Line, modelo que não apenas figura entre os maiores porta-malas do país, como também é o único elétrico da lista. Equipado com dois motores que somam 385 cv e 71 kgfm de torque, o SUV oferece tração integral e autonomia de 434 km no ciclo PBEV, alimentado por uma bateria de 99 kWh.

O design futurista e o pacote tecnológico embarcado, incluindo assistentes de condução autônoma e interior digitalizado, fazem do EV9 um dos utilitários mais completos do segmento premium — com a vantagem adicional de um dos maiores compartimentos de carga disponíveis.
Land Rover Range Rover
Com 818 litros, o Range Rover reforça sua posição como ícone da sofisticação britânica. A versão híbrida plug-in à venda no Brasil combina um motor 3.0 seis cilindros a combustão com propulsores elétricos, gerando 550 cv e 81 kgfm de torque. Além do desempenho surpreendente, o modelo oferece 71 km de autonomia elétrica e transmissão automática de oito marchas.

O acabamento interno é digno de um salão de luxo sobre rodas, com materiais nobres, silêncio absoluto na cabine e comandos digitais intuitivos. O porta-malas generoso amplia a vocação da Range Rover para longas viagens, sem sacrificar o conforto dos ocupantes.
Porsche Cayenne
O Porsche Cayenne prova que é possível combinar desempenho esportivo com grande capacidade de carga. São até 772 litros no porta-malas, variando conforme a versão. Em algumas configurações, o sistema de som premium com subwoofer pode ocupar parte do compartimento, reduzindo ligeiramente o volume útil.

No entanto, o que não falta ao Cayenne é potência. Na versão E-Hybrid, o conjunto plug-in entrega 470 cv e 66 kgfm de torque, com até 90 km de alcance no modo elétrico. Já o modelo V8 a combustão atinge 474 cv e 61 kgfm. Em ambos os casos, o câmbio automático de oito marchas garante respostas rápidas e suaves, características marcantes da engenharia de Stuttgart.
BMW X7 M60i
Com 750 litros, o BMW X7 M60i completa o top 5 com a autoridade que se espera de um SUV de mais de R$ 1,2 milhão. A versão vendida no Brasil é equipada com motor 4.4 V8 biturbo de 530 cv e 76 kgfm, além de um sistema mild hybrid de 48V. O câmbio automático de oito marchas e a tração integral ajudam a mover os imponentes 2.600 kg do modelo de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos.

Apesar do tamanho e da robustez, o X7 entrega dirigibilidade confortável, rodar silencioso e um porta-malas ideal para viagens em grupo — seja para o aeroporto ou para a casa de praia no litoral.


