Mit Drive Club
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
Mit Drive Club
No Result
View All Result
Home Noticias

O “KAminhão” de Curitiba: Ford Ka carrega tonelada de batatas e viraliza nas redes sociais.

Com mais de 1.400 kg na carroceria, carro popular quase virou utilitário. Mas a aventura teve fim antes de deixar a Ceasa.

by MIT DRIVE CLUB
29 de maio de 2025
in Noticias
kaminhao

Reprodução/Redes Sociais

No Brasil, onde criatividade muitas vezes anda junto com improviso, nem sempre o inusitado passa despercebido. Foi exatamente o que aconteceu em Curitiba, na Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa), quando um comerciante decidiu transformar um Ford Ka em veículo de carga. A ideia? Transportar 58 sacos de batata, somando mais de 1.400 kg, com destino supostamente a Belém do Pará. A cena foi registrada em vídeo e rapidamente viralizou nas redes sociais — não apenas pela proeza física, mas pelas implicações mecânicas e legais.

Apesar da brincadeira que tomou conta da internet — inclusive com o apelido carinhoso de “KAminhão” —, o episódio levanta discussões sérias sobre os limites de carga em veículos leves e os riscos à segurança viária.

A saga do “mãozinha” e seu Ford Ka superlotado

Segundo os funcionários da hortifrutigranjeira responsável pelo carregamento, o responsável pela façanha foi um comprador conhecido apenas pelo apelido de “mãozinha”. A ideia de levar os sacos de batata no Ford Ka hatch começou como um desafio, mas logo virou atração local e assunto entre fornecedores de diversos estados.

Veja Também

Xiaomi SU7 Ultra: Supercarro Elétrico de 1.547 cv Vende 3.700 Unidades em 10 Minutos

Haval H6 nacional começa a ser montado em 15 de agosto

BYD oferece descontos de até R$ 110 mil em outubro e agita o mercado de elétricos

KAminhao 770x440 1 O “KAminhão” de Curitiba: Ford Ka carrega tonelada de batatas e viraliza nas redes sociais.
Reprodução/Redes Sociais

O carro, que originalmente suporta uma carga útil de cerca de 370 kg — incluindo passageiros e bagagens —, recebeu praticamente quatro vezes esse valor. E mesmo com a suspensão colapsada, pneus espremidos e visibilidade comprometida, o motorista afirmou que faria o trajeto de mais de 3.200 km até Belém.

Publicidade

Na verdade, tudo não passou de uma brincadeira: o destino final era Almirante Tamandaré, cidade da região metropolitana de Curitiba. Mas o vídeo rodou o Brasil e virou fenômeno nas redes, especialmente entre perfis ligados ao mundo automotivo e ao transporte de carga.

Ceasa agiu e evitou o pior

A Central de Abastecimento do Paraná agiu com rapidez. Fiscais de pátio identificaram a irregularidade logo na saída do centro logístico e impediram o deslocamento do veículo enquanto ele não fosse descarregado. A carga foi reduzida à metade e retirada em duas viagens separadas — como manda a lei.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Caxero Ceasa (@caxeroceasa)

A Ceasa reforçou que, embora não tenha jurisdição sobre o trânsito, atua de forma preventiva quando situações de risco são percebidas. E, de fato, não seria a primeira vez que uma tentativa de improviso poderia acabar em acidente.

Publicidade

O que diz a legislação sobre transporte de carga?

A Resolução nº 349/2010 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece as normas para o transporte de carga em veículos de passeio. Nela, é especificado que:

  • As dimensões da carga não podem exceder os limites da carroceria.
  • A altura do bagageiro no teto não pode ultrapassar 50 cm.
  • A carga total transportada deve respeitar o Peso Bruto Total (PBT) do veículo, que no caso de um carro leve como o Ford Ka, gira em torno de 1.500 kg com carga e passageiros.

Ultrapassar esses limites configura infração grave, com penalidade de multa, pontos na carteira e retenção do veículo até a regularização.

Além disso, transportar peso acima do permitido compromete diretamente a dirigibilidade, o sistema de freios, a suspensão e o controle do veículo — sem contar o risco à vida dos ocupantes e terceiros na via.

ShareTweetPin

Veja Também

BYD apresenta primeiro veiculo experimental da fabrica de Camacari Sergio Dias 7 1 Quer trabalhar na BYD? Veja como conseguir uma vaga na nova fábrica de Camaçari com contratação imediata
Noticias

Quer trabalhar na BYD? Veja como conseguir uma vaga na nova fábrica de Camaçari com contratação imediata

14 de julho de 2025
jeep parceria com a juventus 1 Jeep apresenta o Compass elétrico com nova geração e celebra 14 anos de parceria com a Juventus
Noticias

Jeep apresenta o Compass elétrico com nova geração e celebra 14 anos de parceria com a Juventus

22 de maio de 2025
BYD cp BYD U9 Xtreme: hipercarro elétrico de 3.000 cv mais veloz do mundo tem dono no Brasil
Noticias

BYD U9 Xtreme: hipercarro elétrico de 3.000 cv mais veloz do mundo tem dono no Brasil

13 de outubro de 2025
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial
  • Stories

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mit Drive Club, sua revista digital do setor automotivo

© 2025 Mit Drive Club

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mit Drive Club

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.