Mit Drive Club
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
Mit Drive Club
No Result
View All Result
Home Curiosidades

O fim de uma era: Fiat confirma a aposentadoria do motor Fire no Brasil

Após quase quatro décadas de história, o motor Fire dá lugar aos modernos Firefly, atendendo às exigências ambientais e marcando uma transição significativa.

by MIT DRIVE CLUB
16 de janeiro de 2025
in Curiosidades
motor fire O fim de uma era: Fiat confirma a aposentadoria do motor Fire no Brasil

Lançado na Itália em 1985, o motor Fire trouxe uma verdadeira revolução tecnológica. Seu nome, acrônimo de Fully Integrated Robotised Engine, destacava a produção automatizada que definiu uma nova era para a indústria. Compacto, leve e inovador, ele foi pioneiro no uso de simulações digitais e elementos finitos em sua concepção, resultando em um bloco de ferro com apenas 18 kg, algo revolucionário para a época.

Sua trajetória no Brasil começou 15 anos depois, em 2000, equipando o Fiat Palio 1.3 16V. Desde então, o Fire foi presença constante em modelos populares como Uno, Siena, Strada e Doblò. Sua simplicidade mecânica e manutenção acessível conquistaram tanto consumidores quanto mecânicos, consolidando-se como um motor confiável e robusto.

Os desafios e o fim da produção

Apesar de sua durabilidade e eficiência, o motor Fire não acompanha mais as exigências ambientais modernas. Com a entrada em vigor do Proconve L8 em 2025, suas emissões de poluentes tornaram-se um desafio insuperável. Assim, a Fiat decidiu aposentar o Fire até o final de 2024, substituindo-o pelos mais eficientes motores Firefly.

Veja Também

Lubrificantes Específicos: Essenciais para o Desempenho dos Carros Híbridos

Por que nos EUA são mais comuns os caminhões bicudos e no Brasil os caminhões cara chata?

“F1 – O Filme” tenta conquistar até quem nunca sentou no sofá para ver uma corrida

Fiat 1100 FIRE.jpg O fim de uma era: Fiat confirma a aposentadoria do motor Fire no Brasil

Essa transição já começou. Modelos como o Fiat Mobi, Fiorino e Peugeot Partner Rapid receberão motores Firefly nas versões 1.0 de três cilindros e 1.3 de quatro cilindros. Esses novos propulsores oferecem menor consumo de combustível e reduzem significativamente a emissão de poluentes, adequando-se às normas ambientais.

Publicidade

Uma última homenagem ao Fire

O Fire deixa um legado inegável. Desde suas primeiras versões, com 55 cv no 1.0 e 81 cv no 1.4, até as mais recentes atualizações, que chegaram a 74 cv e 86 cv, respectivamente, ele acompanhou gerações de motoristas. Foi mais do que um motor, foi um símbolo de acessibilidade e eficiência para o mercado automotivo brasileiro.

autotempo motor fiat fire 10 aspirado deve chegar ao fim apos mais de duas decadas de mercado no brasil 1713427085 O fim de uma era: Fiat confirma a aposentadoria do motor Fire no Brasil

Entretanto, sua aposentadoria também reflete a evolução necessária no setor. A Fiat, ao adotar os motores Firefly, reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação tecnológica, posicionando-se para atender às demandas do futuro.

Publicidade

O futuro dos motores Firefly

Evo e1708437548144 O fim de uma era: Fiat confirma a aposentadoria do motor Fire no Brasil

Além de substituir o Fire, os motores Firefly ECO prometem ainda mais eficiência com sua atualização. A combinação de tecnologia avançada e menor impacto ambiental alinha-se às tendências globais da indústria automotiva. Com versões como a 1.0 e 1.3, eles serão protagonistas na nova linha de veículos da Fiat, atendendo às expectativas dos consumidores e reguladores.

ShareTweetPin

Veja Também

carro eletrico Por que a manutenção de carros elétricos é mais barata? Descubra o segredo por trás da eficiência
Curiosidades

Por que a manutenção de carros elétricos é mais barata? Descubra o segredo por trás da eficiência

30 de novembro de 2024 - Updated on 7 de janeiro de 2025
3 bugatti w16 mistral world reco Bugatti Mistral: O Conversível Mais Rápido do Mundo Atinge 450 km/h com Potência Inédita
Curiosidades

Bugatti Mistral: O Conversível Mais Rápido do Mundo Atinge 450 km/h com Potência Inédita

15 de novembro de 2024
RM Sotheby's
Curiosidades

Mercedes-Benz W 196 R: O Raro Ícone da F1 que Quebrou Recordes em Leilão

2 de fevereiro de 2025
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial
  • Stories

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mit Drive Club, sua revista digital do setor automotivo

© 2025 Mit Drive Club

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mit Drive Club

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.