Mit Drive Club
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
Mit Drive Club
No Result
View All Result
Home Noticias

O carro elétrico mais rápido do planeta é chinês: BYD U9 Track atinge 472 km/h

Novo modelo da divisão Yangwang mostra que o futuro da velocidade pertence aos elétricos — e à China.

by MIT DRIVE CLUB
26 de agosto de 2025
in Noticias
byd yan O carro elétrico mais rápido do planeta é chinês: BYD U9 Track atinge 472 km/h

A BYD acaba de riscar o nome da Europa do topo da tabela de recordes de velocidade entre elétricos. E não foi com qualquer carro: o Yangwang U9 Track Edition, variante extrema do esportivo de luxo da marca, atingiu a impressionante marca de 472,41 km/h em testes realizados na pista de Papenburg, na Alemanha. A façanha coloca a marca chinesa à frente de gigantes como a croata Rimac e sua criação, o Nevera R, até então o elétrico mais rápido do mundo com 431,45 km/h.

O feito, comandado pelo piloto alemão Marc Basseng, não é apenas um número. Ele representa a consolidação da China como um polo global em desenvolvimento de hipercarros elétricos de altíssima performance.

Motor, potência e a arquitetura que redefiniram o limite dos elétricos

O segredo por trás desse novo recorde está sob a carroceria do U9 Track Edition. Ele adota uma arquitetura elétrica exclusiva de 1.200V, considerada a primeira plataforma ultra-alta tensão do mundo produzida em larga escala. Essa base suporta os quatro motores elétricos independentes de altíssimo desempenho, cada um entregando 755 cv e 30.000 rpm. Na soma, o carro entrega a absurda potência de 3.020 cavalos — número digno de protótipos de corrida.

Veja Também

Na Índia, o Citroën Basalt já ganha vídeo de Estreia. Já no Brasil, a Previsão é de chegar em seguida.

Preço da gasolina cai R$ 0,14: nova redução da Petrobras alivia distribuidoras

Paraná estuda perdão de multas de IPVA em até 95% para veículos com débito até 2024

Publicidade

A relação peso-potência chega a 1.217 cv por tonelada, o que explica a arrancada brutal e a estabilidade em velocidades próximas aos 500 km/h. Aliás, o sistema de tração não é só potente — é inteligente. A vetorização de torque é feita de forma independente em cada roda, com ajustes mais de 100 vezes por segundo, garantindo controle absoluto até nas acelerações mais violentas.

DiSus-X e gerenciamento térmico para suportar o impossível

Outro elemento-chave está na chamada plataforma e4 com o sistema DiSus-X, desenvolvido especificamente para lidar com os extremos que um carro dessa categoria impõe. O gerenciamento térmico foi otimizado para suportar condições de pista extrema, garantindo que a performance seja entregue de forma estável e segura mesmo sob altas temperaturas e estresse dos componentes.

byd yangwang u9 O carro elétrico mais rápido do planeta é chinês: BYD U9 Track atinge 472 km/h

Essa arquitetura permite que o carro mantenha altas velocidades por períodos prolongados, algo essencial para quebrar recordes sem comprometer a integridade da bateria ou dos motores.

Design fiel ao modelo base, mas com toques de pista

Embora seja uma versão voltada para performance máxima, o Yangwang U9 Track Edition não foge tanto da identidade visual da versão convencional. Ele mantém a silhueta elegante e futurista do U9, mas recebe alterações pontuais voltadas à aerodinâmica e leveza. Um difusor dianteiro em fibra de carbono foi adicionado para maior eficiência aerodinâmica, enquanto a tradicional asa traseira em pescoço de cisne foi eliminada, contribuindo para a redução do arrasto em linha reta.

Os pneus também foram desenvolvidos especialmente para a versão de pista: são modelos de altíssimo desempenho, com banda de rodagem exclusiva e textura otimizada entre roda e borracha, garantindo estabilidade mesmo acima dos 400 km/h.

Publicidade

De 391 km/h para 472 km/h em menos de um ano

Vale lembrar que o Yangwang U9 convencional já havia impressionado em novembro de 2024, ao atingir 391,94 km/h. Entretanto, com os avanços incorporados na Track Edition, a marca superou esse próprio limite com folga — e menos de um ano depois. Isso mostra como a BYD tem acelerado não só os carros, mas o ritmo de inovação dentro da sua divisão de hipercarros.

Segundo o próprio piloto, Marc Basseng, o recorde foi surpreendente até mesmo para quem estava ao volante. “No ano passado, achei que tinha chegado ao limite. Nunca imaginei superar meu próprio recorde tão cedo”, comentou. O fato de a quebra de recorde ter ocorrido na mesma pista, sob condições similares, dá ainda mais peso ao feito.

ShareTweetPin

Veja Também

Foto: Reprodução/SBX Cars
Noticias

Porsche 911 de Senna vai a leilão e pode ultrapassar R$ 1 milhão

23 de julho de 2025
byd seal 05 dm i 3 Mercado automotivo vê avanço de 24% no interesse por carros chineses em 2025
Noticias

Mercado automotivo vê avanço de 24% no interesse por carros chineses em 2025

11 de agosto de 2025
bomba gasolina Gasolina com 30% de etanol estreia no Brasil: entenda o que muda para seu carro e para o setor
Noticias

Gasolina com 30% de etanol estreia no Brasil: entenda o que muda para seu carro e para o setor

1 de agosto de 2025
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial
  • Stories

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mit Drive Club, sua revista digital do setor automotivo

© 2025 Mit Drive Club

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mit Drive Club

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.