A próxima geração do Toyota Corolla começa a revelar suas cartas, e a primeira jogada vem diretamente da China. Imagens vazadas pelo Ministério da Indústria e Informação Tecnológica do país asiático mostram um modelo que, à primeira vista, parece não ter nada em comum com o sedã que conhecemos hoje.
Com linhas ousadas, proporções alteradas e inspiração em modelos eletrificados da marca, o novo Corolla está prestes a abrir um novo capítulo em sua história.
Visual totalmente repaginado e mais agressivo
Na dianteira, o Corolla abandonou de vez o conservadorismo. Os faróis finos em formato de “C” e conectados por uma barra de LED criam uma assinatura visual futurista, aproximando o sedã do novo Camry, do Prius e até do elétrico bZ3. O para-choque também foi redesenhado, com entradas de ar menores e traços mais aerodinâmicos, reforçando o apelo tecnológico do modelo.
Por outro lado, a traseira mantém uma certa familiaridade com a geração atual. O destaque fica por conta das novas lanternas com efeito tridimensional e conectadas por uma faixa luminosa, em linha com a nova linguagem visual da Toyota para o mercado chinês e global.
Dimensões ampliadas: mais conforto a bordo
O novo Corolla chinês cresceu. Agora com 4,71 metros de comprimento, o modelo ficou 8 cm mais longo que o vendido atualmente no Brasil. O entre-eixos também aumentou em 5 cm, chegando a 2,75 metros — o que promete maior espaço para os passageiros do banco traseiro, uma demanda frequente no segmento.

Largura (1,78 m) e altura (1,45 m) permanecem inalteradas, mas o ganho nas proporções longitudinais reforça o posicionamento do modelo como uma alternativa mais confortável para o uso familiar, podendo até disputar espaço com sedãs maiores.
Conjuntos mecânicos e eletrificação no radar
Sob o capô, ao menos inicialmente, o Corolla seguirá com motores conhecidos. A versão a combustão traz o já confiável 2.0 Dynamic Force, com 175 cv de potência e 21,3 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático CVT com simulação de 10 marchas. No Brasil, essa motorização entrega desempenho sólido com consumo eficiente, especialmente quando abastecido com etanol.
A versão híbrida flex também aparece nas projeções, combinando o motor 1.8 VVT-i de ciclo Atkinson com dois propulsores elétricos. A potência combinada chega a 122 cv, um número que privilegia o consumo e o funcionamento suave — fatores muito apreciados por quem roda bastante na cidade.
Contudo, as grandes expectativas recaem sobre a chegada da nova geração de motores eletrificados da Toyota, desenvolvida em parceria com Mazda e Subaru. Essa tecnologia pode colocar o Corolla num novo patamar, com um conjunto híbrido plug-in (PHEV) capaz de alcançar autonomia total de até 2.100 km, somando o alcance do motor a combustão e das baterias recarregáveis. Se confirmado, será um divisor de águas para o modelo.
Interior mais tecnológico e seguro
Embora as imagens vazadas não revelem o interior, é esperado que o novo Corolla receba mudanças drásticas na cabine, a exemplo do que foi feito no novo Prius. Um painel de instrumentos 100% digital, central multimídia com telas maiores e mais responsivas, comandos por voz e conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay estão entre os itens aguardados.
Além disso, o sedã deve trazer de série novos recursos de assistência à condução, como frenagem autônoma de emergência aprimorada, assistente de permanência em faixa e freio de estacionamento eletrônico em todas as versões. Com isso, o modelo se aproxima do patamar de sedãs médios premium, especialmente nas versões mais equipadas.



