Novo SPVAT: Governadores Reagem ao Retorno do Seguro Obrigatório em 2025

Imposto reativado pelo governo federal divide opiniões, enquanto estados resistem à volta do seguro obrigatório

1 seguro dpvat 36104223 Novo SPVAT: Governadores Reagem ao Retorno do Seguro Obrigatório em 2025

&NewLine;<p>O retorno do seguro obrigatório de proteção a vítimas de acidentes de trânsito&comma; agora denominado <strong>SPVAT<&sol;strong>&comma; promete acirrar debates em 2025&period; Sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva&comma; o SPVAT traz de volta um imposto que&comma; embora vital para o atendimento de vítimas de acidentes&comma; encontra resistência entre governadores de estados influentes&period; <&sol;p><div class&equals;"amp&lowbar;ad&lowbar;wrapper jnews&lowbar;amp&lowbar;inline&lowbar;content&lowbar;ads"><script async src&equals;"https&colon;&sol;&sol;pagead2&period;googlesyndication&period;com&sol;pagead&sol;js&sol;adsbygoogle&period;js&quest;client&equals;ca-pub-6543355671988753"&NewLine; crossorigin&equals;"anonymous"><&sol;script>&NewLine;<&excl;-- mitdriveclub-display -->&NewLine;<ins class&equals;"adsbygoogle"&NewLine; style&equals;"display&colon;block"&NewLine; data-ad-client&equals;"ca-pub-6543355671988753"&NewLine; data-ad-slot&equals;"5401942169"&NewLine; data-ad-format&equals;"auto"&NewLine; data-full-width-responsive&equals;"true"><&sol;ins>&NewLine;<script>&NewLine; &lpar;adsbygoogle &equals; window&period;adsbygoogle &vert;&vert; &lbrack;&rsqb;&rpar;&period;push&lpar;&lbrace;&rcub;&rpar;&semi;&NewLine;<&sol;script><&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Entre argumentos contra o aumento de impostos e questionamentos sobre a eficácia do programa&comma; o tema levanta questões fundamentais sobre segurança&comma; economia e impacto social&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<h2 class&equals;"wp-block-heading">O Que é o Novo SPVAT&quest;<&sol;h2>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>O SPVAT surge como uma reinterpretação do antigo <strong>DPVAT<&sol;strong> e será novamente obrigatório para todos os proprietários de veículos a partir de 2025&period; Criado para financiar o pagamento de indenizações às vítimas de acidentes de trânsito&comma; o SPVAT cobre despesas médicas&comma; funerárias&comma; e oferece apoio em casos de invalidez ou morte decorrentes de acidentes&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"wp-block-wp-quads-adds">&NewLine;<&excl;-- WP QUADS v&period; 2&period;0&period;92 Shortcode Ad -->&NewLine;<div class&equals;"quads-location quads-ad965" id&equals;"quads-ad965" style&equals;"">&NewLine;<div class&equals;"quads-ad-label quads-ad-label-new">Publicidade<&sol;div><amp-ad layout&equals;"fixed" width&equals;300 height&equals;250 type&equals;"adsense" data-ad-client&equals;"ca-pub-6543355671988753" data-ad-slot&equals;"8766472104"><&sol;amp-ad><&sol;div>&NewLine;<&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Com a suspensão dos pagamentos em 2024&comma; devido ao esgotamento de recursos acumulados&comma; a necessidade de garantir indenizações futuras impulsionou o governo federal a reativar o tributo&comma; com um formato ajustado e novo nome&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Ao contrário do DPVAT&comma; o SPVAT impõe multas por inadimplência&comma; considerando o não pagamento como uma infração grave&comma; o que pode impedir o licenciamento do veículo e sua transferência entre proprietários&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<h2 class&equals;"wp-block-heading">Governadores na Linha de Frente Contra o SPVAT<&sol;h2>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>A medida já enfrenta críticas de diversos governadores que&comma; embora não tenham poder de veto sobre impostos federais&comma; expressaram publicamente oposição ao retorno do SPVAT&period; <strong>Romeu Zema<&sol;strong> &lpar;MG&rpar;&comma; por exemplo&comma; declarou que Minas Gerais não apoiará a cobrança&comma; enquanto <strong>Tarcísio de Freitas<&sol;strong> &lpar;SP&rpar; questionou a adequação da nova taxa à realidade econômica do estado&period; <&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"wp-block-wp-quads-adds">&NewLine;<&excl;-- WP QUADS v&period; 2&period;0&period;92 Shortcode Ad -->&NewLine;<div class&equals;"quads-location quads-ad965" id&equals;"quads-ad965" style&equals;"">&NewLine;<div class&equals;"quads-ad-label quads-ad-label-new">Publicidade<&sol;div><amp-ad layout&equals;"fixed" width&equals;300 height&equals;250 type&equals;"adsense" data-ad-client&equals;"ca-pub-6543355671988753" data-ad-slot&equals;"8766472104"><&sol;amp-ad><&sol;div>&NewLine;<&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Em estados como <strong>Santa Catarina<&sol;strong>&comma; <strong>Goiás<&sol;strong>&comma; <strong>Distrito Federal<&sol;strong> e <strong>Paraná<&sol;strong>&comma; governadores alinham-se contra o imposto&comma; reforçando a percepção de que a medida federal pode pesar no bolso dos cidadãos em um momento economicamente delicado&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<ol class&equals;"wp-block-list">&NewLine;<li><strong>São Paulo &lpar;Tarcísio de Freitas&rpar;<&sol;strong> – O governador do maior estado brasileiro acredita que a volta do SPVAT representa um retrocesso&period; Segundo ele&comma; há um aumento de ônus fiscal para os cidadãos em um estado com alto índice de veículos e&comma; portanto&comma; de acidentes&period;<&sol;li>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<li><strong>Minas Gerais &lpar;Romeu Zema&rpar;<&sol;strong> – Posicionou-se veementemente contra a cobrança do SPVAT&period; Apesar de não poder impedir a aplicação do imposto federal&comma; Zema espera abrir um diálogo sobre a adequação e impacto do tributo&period;<&sol;li>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<li><strong>Santa Catarina &lpar;Jorginho Mello&rpar;<&sol;strong> – Ressalta que o custo adicional pode afetar&comma; especialmente&comma; a população de menor renda&comma; e considera alternativas estaduais para cobertura das despesas de acidentes&period;<&sol;li>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<li><strong>Goiás &lpar;Ronaldo Caiado&rpar;<&sol;strong> – O governador goiano critica a obrigatoriedade do tributo em todo o território nacional&comma; sugerindo que estados com menos acidentes poderiam ter isenções ou formas alternativas de cobrança&period;<&sol;li>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<li><strong>Distrito Federal &lpar;Ibaneis Rocha&rpar;<&sol;strong> – Argumenta que o SPVAT&comma; ao retornar&comma; traz um peso financeiro sem garantias suficientes de melhorias nos serviços&period;<&sol;li>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<li><strong>Paraná &lpar;Ratinho Júnior&rpar;<&sol;strong> – Indica que&comma; antes de exigir pagamento do SPVAT&comma; é necessário assegurar uma política de trânsito eficiente e transparente&period;<&sol;li>&NewLine;<&sol;ol>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"wp-block-wp-quads-adds">&NewLine;<&excl;-- WP QUADS v&period; 2&period;0&period;92 Shortcode Ad -->&NewLine;<div class&equals;"quads-location quads-ad965" id&equals;"quads-ad965" style&equals;"">&NewLine;<div class&equals;"quads-ad-label quads-ad-label-new">Publicidade<&sol;div><amp-ad layout&equals;"fixed" width&equals;300 height&equals;250 type&equals;"adsense" data-ad-client&equals;"ca-pub-6543355671988753" data-ad-slot&equals;"8766472104"><&sol;amp-ad><&sol;div>&NewLine;<&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<h2 class&equals;"wp-block-heading">A Volta do SPVAT&colon; Segurança ou Encargo&quest;<&sol;h2>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>A segurança de vítimas de trânsito é o argumento central para a retomada do SPVAT&period; Em sua versão anterior&comma; o DPVAT foi extinto em 2021 com a justificativa de que o sistema apresentava ineficiências e problemas de gestão&period; A versão atualizada do SPVAT promete corrigir esses pontos&comma; oferecendo maior controle na destinação dos recursos e evitando fraudes que marcaram o antigo DPVAT&period; <&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Entretanto&comma; críticos apontam que a cobrança anual do SPVAT pode não ser justificada pelo retorno financeiro aos contribuintes&comma; especialmente sem uma estrutura comprovadamente eficiente e transparente&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"wp-block-wp-quads-adds">&NewLine;<&excl;-- WP QUADS v&period; 2&period;0&period;92 Shortcode Ad -->&NewLine;<div class&equals;"quads-location quads-ad965" id&equals;"quads-ad965" style&equals;"">&NewLine;<div class&equals;"quads-ad-label quads-ad-label-new">Publicidade<&sol;div><amp-ad layout&equals;"fixed" width&equals;300 height&equals;250 type&equals;"adsense" data-ad-client&equals;"ca-pub-6543355671988753" data-ad-slot&equals;"8766472104"><&sol;amp-ad><&sol;div>&NewLine;<&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>O impacto no licenciamento e a vinculação com o pagamento do SPVAT adicionam uma nova camada de exigência para os motoristas&comma; algo que muitos estados acreditam ser uma penalização desnecessária&period; Para os estados&comma; há ainda o desafio de equilibrar a responsabilidade de proteger as vítimas e&comma; ao mesmo tempo&comma; evitar onerar ainda mais os cidadãos&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<h2 class&equals;"wp-block-heading">Implicações do SPVAT para Motoristas e Frotas<&sol;h2>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>O não pagamento do SPVAT trará consequências diretas para os motoristas&comma; incluindo multas&comma; impossibilidade de emissão de licenciamento e restrições para transferências de veículos&period; Para os que utilizam veículos para trabalho&comma; como motoristas de aplicativo e caminhoneiros&comma; o SPVAT adiciona um custo recorrente&comma; que se soma a outros impostos e taxas já existentes&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"wp-block-wp-quads-adds">&NewLine;<&excl;-- WP QUADS v&period; 2&period;0&period;92 Shortcode Ad -->&NewLine;<div class&equals;"quads-location quads-ad965" id&equals;"quads-ad965" style&equals;"">&NewLine;<div class&equals;"quads-ad-label quads-ad-label-new">Publicidade<&sol;div><amp-ad layout&equals;"fixed" width&equals;300 height&equals;250 type&equals;"adsense" data-ad-client&equals;"ca-pub-6543355671988753" data-ad-slot&equals;"8766472104"><&sol;amp-ad><&sol;div>&NewLine;<&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p> A administração do tributo também traz preocupações logísticas&colon; será preciso uma atualização dos sistemas estaduais para monitorar pagamentos e gerenciar possíveis infrações associadas ao SPVAT&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Além disso&comma; motoristas inadimplentes enfrentarão restrições ao realizar a renovação de documentos essenciais&period; Isso poderá impactar diretamente o setor de transporte e frotas&comma; que dependem da regularização para manter operações diárias&period;<&sol;p>&NewLine;

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