A indústria automotiva russa enfrenta tempos incertos, mas a AvtoVAZ decidiu que este é o momento ideal para inovar. Em meio a sanções internacionais e um cenário econômico complexo, a empresa revelou o Lada Azimut, um SUV que promete mudar o patamar da marca e, quem sabe, redefinir o que os consumidores esperam de um utilitário-esportivo nacional.
Um design que desperta curiosidade
Logo que o Azimut foi anunciado, os entusiastas notaram uma clara mudança estética. Com linhas robustas, proporções que lembram os melhores SUVs europeus e detalhes que transitam entre a força do off-road e a elegância urbana, o modelo faz uma estreia impressionante.

A dianteira vertical, marcada por uma grade em “X” e faróis full-LED que se fundem às entradas de ar, dá um toque ousado e atualizado. Aliás, o perfil lateral também chama a atenção: os arcos das rodas são pronunciados, as rodas de liga leve podem ter 18 polegadas e a pintura em dois tons reflete a busca por um público mais exigente. Na traseira, uma barra iluminada de LED atravessa a tampa do porta-malas e o nome LADA em destaque reforça a personalidade do SUV.
Por dentro: conforto e tecnologia
Ao abrir as portas, o Azimut entrega um interior focado em conectividade e bem-estar. O painel ganha duas telas digitais – uma para o cluster e outra touchscreen de 10 polegadas para a central multimídia, equipada com navegação integrada e assistente por voz.

Entre os equipamentos de série estão o sistema de som com seis alto-falantes, a câmera de ré e a chave presencial. Como opcionais, o SUV poderá receber teto panorâmico, carregador wireless para smartphones, ar-condicionado digital dual zone, tampa traseira com abertura elétrica e até câmeras 360°, que facilitam manobras em qualquer ambiente.
Motorizações e mecânica
Ao contrário de muitos lançamentos recentes que investem pesado em eletrificação, a AvtoVAZ optou por motorização a gasolina para o Azimut. Três opções serão oferecidas:
– Um 1.6 aspirado com 120 cv,
– Um 1.8 que entrega 132 cv,
– E o topo da linha: um 1.5 turbo que chega a 150 cv, pensado para quem busca mais fôlego.
O câmbio varia entre manual de seis marchas, CVT ou automático tradicional para o motor mais potente. Sob a carroceria, a base do Vesta foi revisada para melhorar a altura livre do solo – agora com 208 mm – e a suspensão traseira foi recalibrada, buscando mais conforto e segurança em pisos irregulares.
Off-road na medida certa
Embora a tração inicial seja apenas dianteira, a marca já fala em potencial off-road e dá pistas de que uma versão 4×4 pode surgir no futuro. Isso dá ao Azimut um apelo interessante num mercado que busca robustez e versatilidade. Modos de condução ajustáveis também reforçam o caráter polivalente do SUV.
Posicionamento e preço
Quando começar a ser produzido, em 2026, na tradicional fábrica de Togliatti, o Azimut vai estrear como o Lada mais caro da história, com preços que devem partir de cerca de 2,5 milhões de rublos – algo em torno de R$ 175 mil.
Esse valor o coloca num patamar superior ao Niva Legend e ao Niva Travel, que sempre foram os modelos mais acessíveis da marca. Para comparação, o Niva atual parte de R$ 77 mil, e o Vesta varia entre R$ 91 mil e R$ 162 mil, dependendo da versão.



