Mit Drive Club
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
Mit Drive Club
No Result
View All Result
Home Noticias

Nova bateria da Stellantis deixa carros elétricos mais leves e eficientes

Inversor e carregador integrados elevam o desempenho do Peugeot E-3008 e apontam o futuro da eletrificação

by MIT DRIVE CLUB
26 de setembro de 2025
in Noticias
2b288677 plataforma stla stellantis de cima Nova bateria da Stellantis deixa carros elétricos mais leves e eficientes

A Stellantis, um dos maiores grupos automotivos do mundo, acaba de revelar uma inovação que pode alterar profundamente o equilíbrio de forças no mercado de carros elétricos. Com foco na eficiência e na redução de custos, a empresa apresentou uma nova bateria com arquitetura integrada, capaz de entregar mais potência, menos peso e recargas mais rápidas — três pilares essenciais para o avanço da eletrificação, especialmente no exigente mercado europeu.

A novidade foi desenvolvida em parceria com a Saft, divisão da TotalEnergies especializada em soluções energéticas. O sistema une bateria, inversor e carregador em um único módulo compacto, reduzindo não apenas o volume ocupado dentro do veículo, mas também os componentes eletrônicos externos, a complexidade da montagem e os custos de manutenção.

Peugeot E-3008 é o primeiro a testar a nova arquitetura

O primeiro protótipo equipado com essa tecnologia é o novo Peugeot E-3008, SUV elétrico que já circula como referência no portfólio da Stellantis. Os ganhos, mesmo em fase de testes, são expressivos: o peso total do conjunto foi reduzido em 40 kg e houve um aumento de 15% na eficiência energética em comparação às baterias convencionais de mesmo porte. O resultado mais direto dessa evolução é a liberação de 17 litros de espaço físico na estrutura do carro — um número que pode fazer diferença na versatilidade interna do veículo.

Veja Também

Carros elétricos no Brasil: Vendas disparam 51% e mostram força em 2025

Posto Lar Condá estreia nova fase com bandeira própria e foco em tecnologia para motoristas

Volkswagen dá adeus ao motor VR6, um ícone da engenharia automotiva

peugeot e3008testdrive 2402tc353 Nova bateria da Stellantis deixa carros elétricos mais leves e eficientes

A motorização também foi beneficiada. A potência máxima saltou de 201 cv para 231 cv, indicando que o novo sistema não sacrifica desempenho. Pelo contrário, ele otimiza a entrega de força e ajuda a responder a uma das principais críticas ainda enfrentadas por alguns EVs europeus: a performance em longos percursos ou em condições de maior exigência.

Publicidade

Recarga otimizada e menor consumo de energia auxiliar

Outro ponto de destaque é a redução no tempo de recarga. Em estações AC de 7 kW — bastante comuns em residências europeias —, o tempo para carga total foi de 7 horas para cerca de 6 horas, o que representa uma melhora de aproximadamente 15%. A mudança pode parecer sutil à primeira vista, mas no dia a dia de usuários que dependem da mobilidade elétrica, representa uma comodidade importante.

Além disso, a nova bateria fornece energia também para o sistema auxiliar de 12V, dispensando fontes externas e contribuindo para uma centralização ainda maior dos sistemas embarcados. Esse avanço técnico diminui a complexidade da instalação elétrica e pode reduzir o número de falhas causadas por componentes distribuídos.

Testes em andamento e perspectiva de mercado

Apesar dos números promissores, a tecnologia segue em desenvolvimento e ainda passará por testes em condições reais de estrada, o que inclui situações climáticas adversas, variações de altitude e comportamento em uso urbano e rodoviário. Caso os resultados se confirmem em larga escala, a Stellantis prevê que os primeiros veículos com a nova bateria integrada cheguem ao mercado até o fim da década.

Publicidade

A ideia é clara: oferecer carros elétricos mais competitivos, com menos peças, menor custo de produção e manutenção, sem abrir mão da autonomia, da potência e da experiência de condução.

Resposta europeia à dominação chinesa?

Num momento em que marcas chinesas dominam os segmentos de EVs acessíveis e avançam com soluções tecnológicas próprias, a movimentação da Stellantis soa como um contraponto estratégico. Integrando tecnologia europeia de ponta e aplicando-a em modelos globais como o Peugeot E-3008, a empresa pretende não apenas modernizar seus veículos, mas também aumentar a margem de competitividade frente a rivais como BYD, Nio e outros gigantes asiáticos que já atuam agressivamente no continente.

A aposta da Stellantis é clara: sofisticação tecnológica com produção enxuta, mirando um novo patamar para os carros elétricos europeus. Se conseguir colocar essa bateria nas ruas com o desempenho prometido, o grupo pode não só desafiar a hegemonia da China, como também abrir espaço para um novo padrão de veículos elétricos mais leves, potentes e inteligentes.

ShareTweetPin

Veja Também

volvo 1 FH Camuflado 35: Caminhoneiro transforma Volvo em ícone sobre rodas e conquista milhões nas redes sociais
Noticias

FH Camuflado 35: Caminhoneiro transforma Volvo em ícone sobre rodas e conquista milhões nas redes sociais

3 de abril de 2025
volks campanha toystory 1024x682 1 Volkswagen Tera ganha destaque em campanha que celebra 30 anos de Toy Story
Noticias

Volkswagen Tera ganha destaque em campanha que celebra 30 anos de Toy Story

18 de outubro de 2025
toyota motor cp Toyota Anuncia nova motorização a Gasolina com Até 600 cv
Noticias

Toyota Anuncia nova motorização a Gasolina com Até 600 cv

19 de agosto de 2024
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial
  • Stories

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mit Drive Club, sua revista digital do setor automotivo

© 2025 Mit Drive Club

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mit Drive Club

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.