MitDriveClub
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
MitDriveClub
No Result
View All Result
Home Noticias

Renault Faz Parceria Estratégica para Reduzir Custos das Baterias Elétricas

Colaboração com CATL e LG promete baterias mais acessíveis e eficientes até 2026

Gerson Campos by Gerson Campos
3 de julho de 2024 - Updated on 11 de agosto de 2024
in Noticias
megane e tech

A Renault está empenhada em transformar o mercado de carros elétricos ao focar na redução dos custos das baterias, um dos componentes mais caros desses veículos.

Para isso, a montadora francesa firmou uma parceria estratégica com a CATL e a LG visando uma redução significativa de aproximadamente 20% nos custos de produção das baterias até 2026. Essa iniciativa promete não só tornar os veículos elétricos mais acessíveis, mas também aumentar a competitividade da Renault frente às rivais.

Inovações nas Baterias

A divisão Ampere, especializada em veículos elétricos, adotará novas tecnologias para as baterias. Além das baterias de íon-lítio-fosfato (LFP), a Renault continuará a utilizar as já conhecidas baterias de níquel-cobalto-manganês (NCM).

Renault Faz Parceria Estratégica para Reduzir Custos das Baterias Elétricas

A escolha pelo LFP se deve ao seu custo mais baixo e maior segurança, características que já conquistaram as fabricantes chinesas. Esta mudança será crucial para a produção de modelos mais acessíveis da Renault e da Alpine.

Publicidade

Parceria com CATL e LG

A CATL será responsável pelo fornecimento das células LFP produzidas na Hungria. Já a LG adaptará essas baterias para o formato do tipo bolsa, otimizando o espaço e a eficiência.

Veja Também

Fabricantes Chinesas Propostas para Taxar Veículos a Combustão Europeus em 25%

Novo Motor Cummins 6.7 Turbo Diesel: A Evolução da Potência para as Picapes Ram

O Futuro Potente dos Elétricos: O Novo BMW M3 com 1.300 CV e Quatro Motores

A colaboração visa criar uma cadeia de valor europeia para a produção de componentes de veículos elétricos, centralizando fornecedores e reduzindo custos logísticos.

Impacto no Mercado e Vantagens Competitivas

Com a implementação dessas novas baterias, a Renault planeja melhorar suas margens de lucro em até 40% antes do lançamento da próxima geração de veículos.

Atualmente, a Renault já se destaca com o Dacia Spring, derivado do Renault Kwid E-Tech, considerado um dos carros elétricos mais baratos da Europa, vendido por 18.900 euros. Esse modelo utiliza uma bateria de íon-lítio de 27,4 kWh.

Publicidade

Perspectivas para o Futuro

A redução dos custos das baterias é uma estratégia fundamental para a Renault se manter competitiva no mercado europeu, especialmente diante da concorrência de veículos chineses que possuem preços significativamente mais baixos.

Além disso, a ameaça de outras montadoras europeias, como a Volkswagen, que prometeu lançar um compacto elétrico por 20.000 euros, pressiona a Renault a inovar continuamente.

Considerações finais

A parceria entre Renault, CATL e LG representa um passo importante na busca por veículos elétricos mais acessíveis e eficientes. A adoção de novas químicas de bateria e a centralização de fornecedores não só reduzirão os custos de produção, mas também fortalecerão a posição da Renault no mercado global de carros elétricos.

Com essas inovações, a montadora francesa está pronta para enfrentar os desafios futuros e oferecer soluções mais sustentáveis e econômicas para os consumidores.

ShareTweetPin
Gerson Campos

Gerson Campos

Redator e entusiasta do mundo automotivo, apaixonado por carros e tecnologia, posta diariamente as novidades e as informações sobre o mundo automotivo. Adora carros, motos e caminhões, posta, lançamentos, reviews, comparações, dicas e inspirações do mundo automotivo.

Veja Também

Foto: Tom Hartley Jnr/PA
Noticias

Ex-chefão da Fórmula 1 Bernie Ecclestone vende coleção bilionária de carros históricos

2 de dezembro de 2024 - Updated on 7 de janeiro de 2025
aviao com super primeira classe Avião com super primeira classe redefine o luxo nas alturas com cabines privativas e teto digital
Noticias

Avião com super primeira classe redefine o luxo nas alturas com cabines privativas e teto digital

15 de abril de 2025
vw golf mk4 5 entra no acervo do garagem volkswagen VW Golf MK4,5: Exclusividade Brasileira Agora Faz Parte do Acervo da Montadora
Noticias

VW Golf MK4,5: Exclusividade Brasileira Agora Faz Parte do Acervo da Montadora

11 de outubro de 2024

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mitdriveclub, sua revista digital do setor automotivo - Editor: CFILLA (CNPJ: 47.923.569/0001-92)

© 2025 Mitdriveclub

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mitdriveclub

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.