Curitiba, uma cidade que há cinco décadas vem sendo referência global em transporte coletivo, volta aos holofotes com mais uma inovação de impacto: o início dos testes com o primeiro biarticulado 100% elétrico do mundo, um projeto pioneiro desenvolvido pela Volvo e produzido na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
O modelo, com 28 metros de comprimento, iniciou sua fase experimental nesta segunda-feira (12), circulando em condições controladas na linha 303-Centenário/Campo Comprido, um dos eixos estruturais do sistema BRT da cidade.
Inovação sob medida para o transporte de massa
O novo biarticulado elétrico é mais do que uma vitrine tecnológica — ele representa um passo concreto na transição para frotas de zero emissão. Com capacidade para transportar até 250 passageiros, o veículo foi desenvolvido para oferecer o mesmo desempenho de modelos a diesel, porém sem ruídos, sem poluentes e com eficiência energética superior. O modelo foi montado com carroceria Marcopolo e é equipado com até oito packs de baterias, totalizando 720 kWh, o que lhe garante autonomia de até 250 km, suficiente para um dia inteiro de operação em linhas estruturais.

Aliás, esse é um dos aspectos que está sendo avaliado nos 20 dias de testes sem passageiros, em que a Urbs — empresa responsável pela gestão do transporte coletivo de Curitiba — vai submeter o ônibus a cenários extremos, usando bombonas de água e areia para simular superlotação. O objetivo é assegurar que o desempenho do veículo atenda às exigências operacionais de um sistema BRT em plena carga e ritmo intenso.
Um marco para a Volvo e para o transporte global
Produzido exclusivamente na planta industrial da Volvo em Curitiba, o chassi do biarticulado elétrico será também base para exportações internacionais, já que nenhuma outra fábrica da marca no mundo possui hoje estrutura para fabricar esse tipo de modelo em série. A unidade brasileira também já produz o ônibus articulado elétrico, consolidando-se como referência mundial em mobilidade urbana sustentável.
Segundo Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs, o futuro do transporte coletivo será viabilizado por soluções como essa. “Com os biarticulados elétricos, o BRT será capaz de transportar o mesmo volume de passageiros que um metrô, mas com custos de implantação e operação muito menores, e sem emissões”, declarou durante o lançamento oficial da produção em série do modelo.
Mais do que um teste: é política pública
A introdução do biarticulado faz parte de um plano mais amplo da cidade para descarbonizar sua frota de ônibus. O novo Ligeirão Leste/Oeste, que deverá rodar na mesma canaleta do atual teste, terá frota 100% elétrica, consolidando a aposta da cidade na eletromobilidade. Atualmente, sete ônibus elétricos já operam nas linhas Interbairros I e Água Verde, e o número deve crescer significativamente nos próximos anos.

Com investimentos federais e internacionais, a prefeitura pretende adquirir mais 54 veículos com recursos do PAC (R$ 380 milhões), além de outros 70 ônibus viabilizados por investimento próprio de R$ 317 milhões. Também está em andamento um empréstimo de € 100 milhões com o banco alemão KfW, destinado à compra de 84 veículos elétricos e ao desenvolvimento de infraestrutura energética para suportar esse salto tecnológico.
Testes ampliados até 2026
A Urbs prorrogou o edital de testes de ônibus elétricos até novembro de 2026, com prazo de inscrição aberto até março do mesmo ano. A medida busca ampliar o leque de modelos e tecnologias testadas na capital. Até agora, passaram por avaliação técnica veículos de marcas como Eletra, BYD, Ankai, Mercedes-Benz e a própria Volvo.
Cada teste busca aferir dados essenciais, como tempo de recarga (de 2h a 4h dependendo da estação), desempenho com carga máxima, comportamento em diferentes topografias e eficiência energética por quilômetro rodado.
A próxima revolução do BRT
Lançado nos anos 1970, o sistema BRT de Curitiba foi o primeiro do tipo no mundo a utilizar canaletas exclusivas para ônibus, influenciando mais de 200 cidades ao redor do planeta. Com 90 quilômetros de infraestrutura dedicada, ele está prestes a passar por sua segunda revolução, desta vez elétrica.
E o biarticulado elétrico da Volvo é o símbolo dessa transformação. Uma prova de que inovação e sustentabilidade podem, sim, caminhar juntas sobre rodas — ou melhor, sobre trilhas de asfalto silenciosas, eficientes e livres de carbono.