O segmento de carros elétricos compactos no Brasil acaba de perder um importante candidato. Segundo informações do Autoesporte, a chinesa Leapmotor, que chega ao país com o respaldo do grupo Stellantis, decidiu abandonar os planos de trazer o T03, seu subcompacto urbano elétrico que seria rival direto do BYD Dolphin Mini.
m vez disso, a marca irá estrear com o SUV elétrico C10, mirando um público mais rentável e com potencial de maior valorização de marca no território brasileiro.
Mudança de planos: T03 fora do páreo
O Leapmotor T03 era uma das apostas iniciais da empresa para conquistar consumidores brasileiros em busca de um carro elétrico acessível. Com dimensões compactas, visual moderno e bom pacote tecnológico, o modelo chegou a ser flagrado em testes na cidade de Betim (MG), indicando que sua chegada ao país estava próxima.
Entretanto, segundo fontes ligadas à marca, o T03 foi descartado por questões estratégicas e de rentabilidade. O modelo, apesar de ter potencial para volume, não apresentaria margens de lucro atrativas frente aos custos de homologação, logística e adaptação para o mercado nacional. A decisão reforça uma tendência recente entre as montadoras: priorizar veículos de maior ticket médio na fase inicial de inserção no Brasil, sobretudo em um setor ainda em formação como o de elétricos.