MitDriveClub
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
MitDriveClub
No Result
View All Result
Home Noticias

Nissan anuncia corte de 20 mil empregos e fechamento de fábricas para tentar reverter crise global

Montadora japonesa revela plano estratégico agressivo para recuperar rentabilidade até 2026, enquanto tenta equilibrar produção global e preservar mercados-chave

Gerson Campos by Gerson Campos
13 de maio de 2025
in Noticias
fabrica nissan

Em um movimento drástico, mas necessário para conter o agravamento de sua crise financeira, a Nissan Motor Company anunciou, nesta semana, um plano global de reestruturação que inclui a demissão de 20 mil funcionários, o fechamento de sete unidades fabris e uma ampla simplificação de seus processos de produção e fornecimento de peças.

Intitulado de Re:Nissan, o plano tem como metas principais alcançar lucro operacional e fluxo de caixa positivo até o final do ano fiscal de 2026, além de economizar o equivalente a R$ 19 bilhões frente aos números atuais.

Um alerta vermelho no balanço

A montadora japonesa vive uma fase particularmente delicada. Apenas no primeiro trimestre fiscal, foi registrado um prejuízo operacional de 200 bilhões de ienes (cerca de R$ 7,9 bilhões). A profundidade dessa perda acendeu um sinal de alerta global e acelerou decisões que já vinham sendo cogitadas internamente desde o ano passado.

A proposta da reestruturação inclui a redução de 70% na complexidade de peças utilizadas nos veículos — o que significa não apenas menos variabilidade nas linhas de montagem, mas também um enxugamento das parcerias com fornecedores e uma revisão profunda dos modelos oferecidos em cada região.

Publicidade

Mercados estratégicos e os “customizados”

Segundo o comunicado oficial, a Nissan vai focar seus esforços em seis mercados considerados estratégicos: Estados Unidos, Japão, China, Europa, Oriente Médio e México. Esses países continuarão sendo centrais na produção e vendas globais da empresa. Para os demais — classificados como “mercados customizados” —, haverá estratégias específicas de acordo com o desempenho e o potencial local.

Veja Também

Nova Ranger 2025: Ford Inicia Produção de Motores Avançados na América do Sul

Carro Elétrico Solar da Aptera começa a ser vendido já em 2025

Nissan Ariya: SUV Elétrico com Leasing de Apenas 99 Dólares por Mês nos EUA

E é exatamente nesse grupo que o Brasil pode estar inserido. Embora não tenha sido citado explicitamente como um dos mercados principais, o país aparece indiretamente no plano, especialmente após a decisão da marca de fechar a unidade de produção da Argentina em março deste ano. Como consequência, a picape Frontier, antes fabricada por lá, passará a vir do México — reforçando o status do país norte-americano como um dos polos globais mais importantes para a montadora.

Publicidade

Brasil ainda tem peso — mas por quanto tempo?

Apesar das incertezas sobre seu futuro no plano global da empresa, o Brasil continua tendo uma presença industrial relevante. No mês passado, a Nissan iniciou a produção da nova geração do Kicks na fábrica de Resende (RJ). O modelo é peça-chave no ciclo de investimento da marca na América Latina, que soma R$ 2,8 bilhões até 2025.

A nova plataforma V, que já sustentava o Kicks de primeira geração (rebatizado por aqui como Kicks Play), será usada também em um SUV inédito prometido para o mercado nacional até março de 2026 — data que coincide com o encerramento do atual plano fiscal japonês. A produção nacional, portanto, segue em operação com um projeto vigente, mas sem garantias expressas para o longo prazo.

A depender da rentabilidade da unidade brasileira nos próximos trimestres, o país pode ser incluído como polo fixo — ou, como já ocorreu com a Argentina, acabar reposicionado. A estratégia “customizada” dá liberdade à Nissan para recalibrar rapidamente seu mapa industrial, conforme o retorno financeiro de cada filial.

Publicidade

Troca de comando e fim de fusões frustradas

A reestruturação administrativa da Nissan já vinha dando sinais claros de que algo mais profundo estava por vir. Em 2023, a empresa passou por uma troca de CEO, além de reformular sua aliança histórica com a Renault, reduzindo a participação cruzada entre as companhias de 15% para 10%. A intenção foi conceder maior autonomia operacional a ambas, sobretudo em tempos de crise.

Outro episódio marcante foi a tentativa fracassada de fusão com a Honda, que poderia dar origem a um novo gigante automotivo japonês. As negociações, no entanto, foram encerradas sem sucesso no início de 2024. A gigante Foxconn, conhecida por montar os iPhones da Apple, também chegou a demonstrar interesse em adquirir parte da Nissan, mas o interesse não avançou.

ShareTweetPin
Gerson Campos

Gerson Campos

Redator e entusiasta do mundo automotivo, apaixonado por carros e tecnologia, posta diariamente as novidades e as informações sobre o mundo automotivo. Adora carros, motos e caminhões, posta, lançamentos, reviews, comparações, dicas e inspirações do mundo automotivo.

Veja Também

promo citroen capa Citroën Oferece Descontos Atraentes com Reduções de até R$ 30 mil
Noticias

Citroën Oferece Descontos Atraentes com Reduções de até R$ 30 mil

24 de junho de 2024 - Updated on 7 de setembro de 2024
6 STLAFramestatics 1 Nova Era para SUVs e Picapes: Stellantis Apresenta a Plataforma STLA Frame
Noticias

Nova Era para SUVs e Picapes: Stellantis Apresenta a Plataforma STLA Frame

21 de novembro de 2024 - Updated on 7 de janeiro de 2025
citroen c4 cactus
Noticias

Citroën C4 Cactus: fim de uma era no Brasil

9 de dezembro de 2024 - Updated on 7 de janeiro de 2025
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mitdriveclub, sua revista digital do setor automotivo - Editor: CFILLA (CNPJ: 47.923.569/0001-92)

© 2025 Mitdriveclub

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mitdriveclub

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.