Mit Drive Club
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
Mit Drive Club
No Result
View All Result
Home Antigos

Monza S/R: O Esportivo que Marcou os Anos 80

Um Clássico com DNA Esportivo e Autonomia Invejável

by MIT DRIVE CLUB
31 de maio de 2024 - Updated on 7 de setembro de 2024
in Antigos
monza

Nos anos 1970, a Chevrolet conquistou o público com o Opala SS6, um modelo esportivo equipado com um potente motor 4.1 de seis cilindros. No entanto, a década de 1980 trouxe novas demandas ao mercado automotivo, com a economia de combustível se tornando uma prioridade.

Assim, os motores V8 e seis cilindros cederam espaço a veículos de visual esportivo, mas com motores de quatro cilindros. Entre esses novos modelos, destacou-se o Chevrolet Monza S/R, lançado em 1985.

Um Design Arrojado

Disponível apenas na carroceria hatch de duas portas, o Monza S/R competia diretamente com o Volkswagen Passat GTS Pointer, Gol GT e Ford Escort XR3.

Veja Também

Ford Corcel II: Um Ícone da História Automotiva Brasileira

Gol GTi 1989: o esportivo nacional que revolucionou a injeção eletrônica no Brasil

Carros Icônicos que Podem Receber Placa Preta em 2025

O modelo se destacava pelo design arrojado, com faróis auxiliares, lanterna de neblina, spoiler dianteiro, asa traseira, para-choques pretos com friso vermelho e rodas de liga leve de 14 polegadas com design exclusivo. Retrovisores na cor do carro e um aerofólio completavam o visual esportivo.

Publicidade

Interior Luxuoso e Funcional

O interior do Monza S/R não deixava a desejar. Equipado com bancos esportivos Recaro e instrumentos com grafia vermelha, o modelo oferecia um toque de luxo e modernidade.

57f42ddc0e2163027005da2aqr 618 gb monza 01 1 Monza S/R: O Esportivo que Marcou os Anos 80
Foto: Quatrorodas

Vidros e retrovisores elétricos eram um diferencial significativo para a época, proporcionando maior conforto e praticidade aos ocupantes.

Potência e Desempenho

O motor do Monza S/R era um 1.8 semelhante ao dos modelos padrão, mas com melhorias no coletor de admissão e escapamento, além de um carburador de corpo duplo. Essas modificações resultaram em um ganho de 10 cv, totalizando 106 cv.

57f42ddc0e2163027005da34qr 618 gb monza 06 1 Monza S/R: O Esportivo que Marcou os Anos 80
Foto: Quatrorodas

O motor estava acoplado a um câmbio de cinco marchas com relações encurtadas e uma suspensão reforçada com amortecedores mais firmes e barras estabilizadoras mais grossas. Esse conjunto permitia ao Monza S/R acelerar de 0 a 100 km/h em 11,72 segundos e atingir uma velocidade máxima de 172 km/h, números impressionantes para o mercado brasileiro da época.

Publicidade

Atualizações e Evolução

Em 1987, o Monza S/R passou a utilizar um motor 2.0 Família II de 110 cv, porém sem alterações exclusivas em relação às versões SL/E e Classic, exceto pelo câmbio mais curto. No ano seguinte, o modelo recebeu atualizações visuais, como um spoiler integrado ao para-choque, novos faróis, frisos, grades e lanternas maiores, inspiradas no Opel Ascona europeu.

Internamente, o novo volante oferecia cinco posições de regulagem de altura e os faróis passaram a contar com temporizador. Essas foram as últimas mudanças significativas do Monza S/R, que saiu de cena em 1989, sendo substituído pelo Kadett GS, que manteve o espírito esportivo em uma carroceria mais compacta.

Publicidade

Opinião MitDriveClub

O Chevrolet Monza S/R foi um ícone dos anos 1980, combinando design arrojado, interior luxuoso e desempenho notável para a época. Embora tenha dado lugar ao Kadett GS, seu legado como um dos primeiros esportivos da Chevrolet permanece vivo na memória dos entusiastas automotivos.

Para os apaixonados por carros clássicos e esportivos, o Monza S/R continua sendo uma referência de inovação e estilo, representando uma era de transição e adaptação às novas demandas do mercado automotivo.

Tags: Chevrolet
ShareTweetPin

Veja Também

Imagem: mitdriveclub - IA
Antigos

Chevrolet Monza: o clássico nacional que mudou o conceito de sedã médio no Brasil

5 de julho de 2025
assets task 01k0hx76dcftg8t7qysvt1z9b4 1752947958 img 0 Ford Versailles: elegância, história e a herança de um clássico nacional
Antigos

Ford Versailles: elegância, história e a herança de um clássico nacional

19 de julho de 2025
ford escort 1 1 Ford Escort: o ícone que revolucionou o mercado automotivo brasileiro nos anos 80
Antigos

Ford Escort: o ícone que revolucionou o mercado automotivo brasileiro nos anos 80

19 de janeiro de 2025
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial
  • Stories

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mit Drive Club, sua revista digital do setor automotivo

© 2025 Mit Drive Club

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mit Drive Club

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.