Mit Drive Club
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
Mit Drive Club
No Result
View All Result
Home Noticias

Montadoras aceleram produção de híbridos e elétricos no Brasil diante de novos desafios

Executivos de GM, GWM, Renault e Stellantis revelam planos para ampliar veículos eletrificados em território nacional mesmo sob pressão tributária

by MIT DRIVE CLUB
26 de setembro de 2025
in Noticias
Divulgação

Divulgação

A indústria automotiva brasileira está se preparando para uma virada de chave. No Summit Futuro da Mobilidade 2025, os principais nomes do setor — incluindo GM, Renault, Stellantis e GWM — deixaram claro que o país vai acelerar, ainda que em terreno instável, a produção de veículos híbridos e elétricos, com estratégias voltadas tanto para o consumo interno quanto para exportação.

Em meio às incertezas geradas por novos cenários tarifários e debates sobre incentivos e impostos, os executivos reforçaram que o futuro da mobilidade no Brasil passa por uma adaptação regionalizada, investimento em tecnologias sustentáveis e uma dose extra de resiliência diante das mudanças econômicas e regulatórias globais.

Adaptação regional: a chave para sobreviver ao cenário global

Em um painel que reuniu os principais CEOs e diretores das montadoras presentes no Brasil, o consenso foi unânime: é preciso projetar veículos pensando nas especificidades do mercado latino-americano, não apenas importar soluções prontas.

Veja Também

Fuscas invadem Antonina em outubro com evento que celebra história e paixão pelo clássico da Volkswagen

Kia EV3 é eleito Melhor SUV Compacto no Prêmio Women’s Worldwide Car of the Year 2025

Fiat Titano promete ter design Renovado e Novo Motor 2.2 Turbodiesel. Confira os detalhes!

Segundo Emanuele Cappellano, CEO da Stellantis para a América do Sul, os produtos não podem mais depender da volatilidade das cadeias globais de suprimentos, sendo necessário alinhar o desenvolvimento à realidade local. Essa estratégia já se reflete no portfólio da empresa, que hoje produz modelos com foco no Brasil e países vizinhos.

Publicidade

Na mesma linha, Ariel Montenegro, presidente da Renault do Brasil, destacou que 30% da produção da marca é direcionada à exportação, o que reforça a importância de uma abordagem estratégica focada na América do Sul. Essa visão se mostra ainda mais relevante diante do cenário geopolítico, com mudanças nas relações comerciais com a China, União Europeia e Estados Unidos.

GWM: fábrica em SP e promessa de veículos flex até 2026

A Great Wall Motors, que recentemente iniciou suas operações industriais no Brasil, também tem planos ambiciosos. Com uma planta recém-inaugurada em Iracemápolis (SP) e capacidade inicial de 50 mil veículos por ano, a marca chinesa confirmou que terá modelos híbridos com motor flex a partir de 2026.

Essa tecnologia será incorporada tanto na linha Haval H6 quanto no utilitário 4×4 Tank 300, ambos já vendidos em versões eletrificadas. A proposta é usar o Brasil não apenas como polo de consumo, mas também como base de exportação para a América Latina, ampliando o alcance dos veículos da marca.

Publicidade

O papel do etanol na descarbonização

Enquanto a eletrificação total ainda enfrenta obstáculos como infraestrutura de recarga e custo elevado de produção, o etanol ganha força como solução de transição. Considerado uma fonte energética de baixo impacto ambiental, o etanol pode ser combinado a motores híbridos como uma resposta eficiente à descarbonização da frota brasileira.

Cappellano reforçou essa aposta, mencionando a possibilidade de fabricar modelos da Leapmotor, subsidiária chinesa da Stellantis, em território nacional. A proposta seria utilizar a estrutura flex brasileira em conjunto com tecnologias elétricas, gerando veículos híbridos mais acessíveis e adaptados ao bolso do consumidor local.

Imposto do pecado: ameaça à modernização do setor

Apesar do otimismo com os investimentos em veículos eletrificados, o setor automotivo demonstrou forte preocupação com o chamado “imposto do pecado”, que poderá incidir sobre produtos considerados prejudiciais à sociedade, incluindo veículos movidos a combustão.

Executivos foram enfáticos ao apontar os riscos dessa medida. Chamorro, presidente da GM na América do Sul, questionou a lógica de incluir o setor automotivo em uma categoria de penalização: “Estamos investindo bilhões e seremos punidos com novas taxas?”. Para ele, a taxação desestimula a renovação da frota e pode travar o avanço das tecnologias de baixa emissão.

Publicidade

Fernandes, da GWM, acrescentou que a proposta ignora os esforços do setor em eletrificação e inovação, e pode desestimular o crescimento da produção nacional de híbridos. Já Ariel Montenegro (Renault) lembrou que o Brasil ainda vive os efeitos econômicos da pandemia, com juros altos e inadimplência crescente, o que dificulta a expansão do mercado de veículos novos.

Renault e Geely: parceria promete linha elétrica nacional

Como parte da estratégia de expansão no Brasil, a Renault pretende iniciar ainda este ano a segunda fase de sua parceria com a chinesa Geely, com foco na produção de modelos híbridos e elétricos na fábrica de São José dos Pinhais (PR).

Esse acordo marca um passo significativo na transição da montadora francesa rumo à eletrificação no país, reforçando o papel do Brasil como plataforma industrial para novas tecnologias automotivas.

O futuro não espera

Mesmo diante de entraves regulatórios e cenário econômico desafiador, as montadoras estão claramente dispostas a apostar em um novo ciclo de eletrificação no Brasil. O recado do Summit é claro: não há mais espaço para hesitação. Os investimentos já começaram, e o país tem a chance de transformar sua matriz veicular com soluções próprias — combinando tecnologia, biocombustível e produção local.

A pergunta que fica é: o governo e o ambiente regulatório estarão à altura do desafio?

Via: Fonte: Autoesporte
ShareTweetPin

Veja Também

byd agua 1 BYD apresenta SUV elétrico U8 com impressionante capacidade anfíbia: o veículo flutua e supera desafios aquáticos
Noticias

BYD apresenta SUV elétrico U8 com impressionante capacidade anfíbia: o veículo flutua e supera desafios aquáticos

24 de outubro de 2024
ice kart
Noticias

São Paulo recebe primeiro kart no gelo do Brasil durante o Snow Fest 2024.

16 de setembro de 2024 - Updated on 21 de setembro de 2024
1 cayyy 59153774 Porsche revê futuro elétrico e retoma foco em híbridos com alto desempenho
Noticias

Porsche revê futuro elétrico e retoma foco em híbridos com alto desempenho

22 de setembro de 2025
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial
  • Stories

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mit Drive Club, sua revista digital do setor automotivo

© 2025 Mit Drive Club

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mit Drive Club

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.