A Mercedes-Benz trouxe de volta ao mercado brasileiro um dos seus caminhões mais emblemáticos da linha extrapesada: o Axor. O modelo, que havia deixado de ser comercializado por conta das exigências do Proconve P8 (equivalente ao Euro 6), retorna em 2026 com um conjunto renovado de soluções tecnológicas, novo trem de força e foco redobrado na eficiência energética e conforto a bordo.
Disponível nas versões Axor 2038 4×2, com 380 cv, e Axor 2545 6×2, com 450 cv, o caminhão chega para preencher a lacuna entre os modelos Atego e Actros, mirando diretamente as demandas de transportadoras que buscam versatilidade, baixo custo operacional e alto desempenho.
Motor OM 460 Euro 6: mais força, menos emissões
No coração da nova geração está o motor Mercedes-Benz OM 460, um seis cilindros em linha de 13 litros, que substitui o antigo propulsor de 12L da geração anterior. Agora em conformidade com o Euro 6, o conjunto entrega até 450 cv de potência e altos níveis de torque, com funcionamento mais limpo e silencioso. A promessa é uma performance energética semelhante à do Actros, atualmente o modelo referência da marca em consumo entre os extrapesados.
Esse motor atua em conjunto com a transmissão automatizada PowerShift 3 Advanced, de 12 marchas, que oferece três modos de condução — Standard, Econômico e Power — e proporciona trocas de marcha mais rápidas e suaves, aumentando o conforto para o motorista e otimizando o consumo de combustível. O sistema ainda conta com o eficiente Top Brake de série, além da opção de instalação do Retarder hidráulico, elevando o nível de segurança nas descidas e frenagens prolongadas.
Design renovado e cabine com foco no motorista
Visualmente, o novo Axor 2026 segue a linguagem dos modelos rodoviários mais recentes da Mercedes. A frente foi redesenhada com uma nova grade frontal, para-choque mais largo e conjunto óptico em LED ou halógeno, com proteção reforçada. A aerodinâmica também foi revisada para favorecer o desempenho e o consumo.

A cabine Leito — disponível em configurações com teto alto ou baixo — recebeu melhorias no isolamento acústico e térmico e adota suspensão pneumática. Internamente, o painel foi redesenhado e agora conta com um quadro de instrumentos digital, além de volante multifuncional, banco pneumático com 11 regulagens e túnel central com apenas 20 cm de altura, o que facilita a circulação interna e melhora a ergonomia.

Entre os itens disponíveis de conforto e conveniência, o novo Axor pode incluir partida por botão, chave presencial, geladeira embutida e até a possibilidade de instalação de banheiro, recurso já oferecido no Actros.
Capacidade e versatilidade para diferentes operações
Com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de até 68 toneladas, o novo Axor mantém o mesmo chassi do Actros, o que reforça a robustez e flexibilidade da plataforma. A suspensão metálica e a quinta roda de alto desempenho completam o conjunto, possibilitando sua aplicação nos mais diversos segmentos do transporte rodoviário, incluindo baú, graneleiro, sider, cegonheiro, prancha e tanque.

O modelo também se destaca pelo suporte pós-venda, com ampla rede de concessionárias, programas de manutenção programada, acesso ao Mercedes Club e serviços de conectividade via plataforma Fleetboard, que permite o monitoramento remoto da operação e ajuda na redução de custos.
Segurança e lançamento
O novo Axor foi atualizado para os padrões mais modernos de segurança. Entre os sistemas embarcados estão o freio eletrônico EBS, ABS, controle de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), Hill Holder (assistente de partida em rampa) e sinalização de frenagem de emergência (ESS). Tudo isso colabora para uma condução mais segura, tanto em estrada quanto em operações urbanas de longa distância.
Lançado com preços iniciais promocionais — R$ 698.000 para o Axor 2038 e R$ 739.000 para o Axor 2545 —, o modelo promete conquistar mais de mil unidades vendidas até o fim de 2025, segundo estimativa da própria montadora. O relançamento do Axor também reforça a estratégia da Mercedes-Benz de oferecer uma linha de extrapesados completa e adaptada às exigências ambientais e operacionais do mercado atual.