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Mercado de manutenção de elétricos cresce, mas falta capacitação ameaça setor

Com 2 milhões de veículos previstos até 2030, país corre contra o tempo para preparar técnicos e garantir estrutura adequada

by MIT DRIVE CLUB
21 de setembro de 2025
in Noticias
mecanico 1 Mercado de manutenção de elétricos cresce, mas falta capacitação ameaça setor

Com a previsão de uma frota de 2 milhões de veículos eletrificados até 2030, o Brasil se prepara para uma transformação silenciosa, mas profunda no setor automotivo. A manutenção de carros elétricos, que hoje ainda representa um nicho, deverá movimentar cerca de R$ 5 bilhões por ano na próxima década, de acordo com projeções realizadas pelo Porto Digital, polo de inovação tecnológica sediado em Pernambuco.

Mais do que uma tendência, o avanço dos carros elétricos e híbridos plug-in exige uma reconfiguração completa da cadeia automotiva, especialmente no pós-venda. Isso inclui desde a modernização das oficinas mecânicas até a formação de profissionais com conhecimento técnico específico em eletrônica embarcada, sistemas digitais e softwares de gerenciamento.

O custo de manter um carro elétrico no Brasil

Ainda que os veículos movidos a bateria apresentem menor desgaste mecânico em comparação aos modelos a combustão — por dispensarem trocas constantes de óleo e possuírem menos componentes móveis — eles demandam manutenção especializada. Cada carro deve gerar, em média, um custo de R$ 2.500 por ano com revisões, atualizações e troca de peças específicas. Ao multiplicar isso pela frota projetada, o impacto no setor de manutenção se torna evidente.

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Mais de 500 mil veículos eletrificados já circulam nas ruas brasileiras. Boa parte desses ainda está coberta pela garantia de fábrica, mas conforme os anos avançam e os prazos se encerram (geralmente entre 3 e 5 anos), uma parcela crescente desses carros migrará das concessionárias para oficinas independentes e centros automotivos especializados.

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Eletrônica e software: o novo desafio das oficinas

Ao contrário do que muitos imaginam, a principal complexidade dos carros elétricos não está no motor, mas na inteligência embarcada. Componentes como o BMS (Battery Management System), as ECUs (Unidades de Controle Eletrônico), sensores de condução autônoma, câmeras, radares e sistemas de conectividade exigem conhecimento técnico avançado.

Não se trata apenas de trocar uma peça: muitas vezes, é preciso diagnosticar falhas em códigos de software, aplicar atualizações de firmware, calibrar sensores e garantir a segurança ao manusear sistemas de alta tensão. Essa realidade ainda está distante da formação tradicional dos mecânicos brasileiros.

Falta gente qualificada: um alerta para o setor

Para o pesquisador Luiz Maia, professor da UFRPE e especialista do Porto Digital, o Brasil precisa reagir com rapidez. “A transição energética da mobilidade é um caminho sem volta, mas sem profissionais preparados, corremos o risco de assistir a essa revolução do lado de fora”, alerta.

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A urgência, segundo o estudo, vai além do investimento em ferramentas ou infraestrutura. É preciso promover a requalificação de mão de obra, oferecer certificações em alta voltagem, instalar laboratórios de testes e fomentar a criação de programas técnicos voltados para veículos eletrificados. Isso vale tanto para centros automotivos quanto para escolas técnicas e universidades.

O papel das empresas e do poder público na transformação

O estudo também recomenda ações concretas para evitar um gargalo técnico nos próximos anos. De um lado, empresas do setor automotivo devem:

  • Requalificar os técnicos atuais com treinamentos específicos
  • Investir em equipamentos de diagnóstico avançado
  • Firmar parcerias com instituições de ensino técnico
  • Buscar certificações internacionais voltadas a veículos elétricos

Do outro, cabe ao setor público criar políticas de incentivo para empregos verdes, fomentar infraestrutura para recarga, além de regulamentar normas técnicas voltadas à segurança no manuseio de alta tensão.

A criação de incentivos fiscais para empresas que investem em formação profissional e a abertura de linhas de financiamento para oficinas que desejam se especializar são exemplos práticos de como o Estado pode ajudar a criar um ecossistema saudável para a mobilidade elétrica.

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