MitDriveClub
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
MitDriveClub
No Result
View All Result
Home Mecânica

Hábitos que desgastam seus pneus antes da hora: o que evitar para rodar com segurança e economia

Comportamentos simples no dia a dia podem encurtar drasticamente a vida útil dos pneus — e impactar diretamente na sua segurança e no bolso

Gerson Campos by Gerson Campos
9 de maio de 2025
in Mecânica

Quando falamos de manutenção automotiva, poucos componentes têm um papel tão importante — e, ao mesmo tempo, tão negligenciado — quanto os pneus. Responsáveis por garantir aderência, estabilidade e controle, eles são os únicos pontos de contato do veículo com o solo. Ainda assim, muitos motoristas mantêm hábitos que comprometem sua durabilidade, muitas vezes sem perceber. O resultado? Pneus que se desgastam rápido demais, aumento do consumo de combustível, insegurança e, claro, custos mais altos com substituições antecipadas.

ADVERTISEMENT

De acordo com Rodrigo Martins, engenheiro mecânico com especialização em segurança veicular, “muitos motoristas ainda enxergam o pneu como uma peça de desgaste inevitável, quando na verdade ele é um componente que pode durar mais de 50 mil quilômetros, se bem cuidado”.

Pressão inadequada

É quase um reflexo: abastecer e esquecer de calibrar os pneus. Esse simples descuido é um dos maiores vilões da durabilidade. Pneus murchos exigem mais esforço do motor para rodar, aumentando o consumo de combustível e acelerando o desgaste da borracha, especialmente nas bordas.

Já os pneus com pressão excessiva desgastam mais o centro da banda de rodagem e perdem aderência, principalmente em pisos molhados. A calibragem ideal está indicada no manual do carro ou na coluna da porta do motorista. E o recomendado é fazer a verificação ao menos uma vez por semana, sempre com os pneus frios.

Publicidade

Direção agressiva

A forma como você dirige também interfere diretamente na vida útil dos pneus. Arrancadas bruscas, freadas intensas e curvas feitas em alta velocidade aumentam a temperatura dos compostos e favorecem o desgaste irregular. Além disso, esse comportamento causa maior atrito com o solo, reduzindo a integridade da borracha ao longo do tempo.

Rodrigo Martins alerta: “O pneu foi projetado para lidar com a força, mas não com o abuso. O uso esportivo constante em um carro que não foi feito para isso é uma das causas mais frequentes de desgaste prematuro”.

Veja Também

Entenda Por Que Seu Motor Flex Está “Grilando” e Como Resolver

Como Calibrar os Pneus do Carro: Guia Completo para Manter a Segurança e Economia

Pode rodar com um carro tendo vazamento de óleo do motor?

Alinhamento e balanceamento fora do ideal

Nem sempre visível, o desalinhamento das rodas é um problema silencioso que corrói a durabilidade dos pneus. Veículos que puxam para o lado ou que apresentam trepidações em certas velocidades indicam a necessidade de verificar alinhamento e balanceamento. Rodar com essa geometria incorreta gera desgaste desigual e cria sulcos irregulares na banda de rodagem.

O ideal é realizar a checagem a cada 10 mil km ou sempre que o veículo sofrer impactos significativos, como em buracos profundos ou guias. Além disso, manter a suspensão em bom estado ajuda a preservar a distribuição correta do peso sobre os pneus.

Excesso de peso

Carregar o carro além do seu limite de carga afeta mais do que o desempenho: sobrecarrega os pneus, causando aumento da temperatura interna e maior chance de deformações. A longo prazo, isso pode gerar bolhas, rachaduras laterais e até estouros em alta velocidade.

Publicidade

A recomendação é sempre respeitar os limites de carga indicados pelo fabricante e evitar deixar objetos pesados permanentemente no porta-malas, algo bastante comum em carros de uso diário.

Falta de rodízio

Por mais que o carro esteja bem alinhado, os pneus dianteiros e traseiros se desgastam de forma diferente devido à distribuição de peso e aos movimentos de tração e direção. Por isso, o rodízio periódico dos pneus é fundamental para equilibrar o desgaste.

O ideal é fazer o rodízio a cada 8 mil a 10 mil quilômetros, alternando a posição dos pneus dianteiros e traseiros conforme orientação do fabricante. Essa prática simples pode aumentar consideravelmente a vida útil do jogo completo.

Publicidade

Uso prolongado de pneus vencidos

Outro erro comum é ignorar o prazo de validade dos pneus, mesmo que a banda de rodagem ainda apresente profundidade suficiente. Com o tempo, a borracha perde elasticidade e capacidade de aderência, aumentando o risco de aquaplanagem e falhas estruturais.

A vida útil média de um pneu é de até 5 anos, mesmo que o carro rode pouco. Além disso, o desgaste natural dos materiais é inevitável, sobretudo em locais com muito sol ou variações de temperatura.

ShareTweetPin
Gerson Campos

Gerson Campos

Redator e entusiasta do mundo automotivo, apaixonado por carros e tecnologia, posta diariamente as novidades e as informações sobre o mundo automotivo. Adora carros, motos e caminhões, posta, lançamentos, reviews, comparações, dicas e inspirações do mundo automotivo.

Veja Também

Mecânica

Saiba Como Evitar Problemas nos Componentes de Diferentes Modelos de Transmissão

19 de setembro de 2024
Mecânica

Luz de Injeção Acesa no Painel: Pode Dirigir ou é Risco para o Motor?

5 de março de 2025
Mecânica

Devo Trocar o Óleo do Câmbio Manual? Entenda os Cuidados Necessários

24 de junho de 2024 - Updated on 21 de setembro de 2024
Mecânica

Misturar Gasolina e Etanol no Tanque: Pode Causar Problemas?

1 de fevereiro de 2025

Reviews

ranault 17
Reviews

Renault 17: O Retorno do Clássico com 272 cv de Potência e elétrico; Veja as fotos!

9 de setembro de 2024 - Updated on 21 de setembro de 2024
tank 300
Reviews

Tank 300: Potência e Sofisticação em um SUV 4×4 Pronto para Qualquer Terreno

24 de agosto de 2024
Citroen c4 pallas
Reviews

Citroen C4 Pallas: um sedã médio com estilo e conforto. Amado por uns, odiado por outros.

2 de fevereiro de 2015 - Updated on 19 de setembro de 2024
Reviews

Do Passado ao Futuro: A Evolução do New Beetle

30 de junho de 2024 - Updated on 11 de agosto de 2024

Novidades

Noticias

Audi A6 e-tron Sportback chega ao Brasil com visual futurista, 445 km de autonomia e preço de R$ 650 mil

9 de maio de 2025
Mecânica

Hábitos que desgastam seus pneus antes da hora: o que evitar para rodar com segurança e economia

9 de maio de 2025
Noticias

As motos mais vendidas do Brasil em 2025: domínio da Honda e a surpreendente ascensão da Mottu Sport 110i

8 de maio de 2025
Lançamentos

Harley-Davidson Fat Boy Gray Ghost celebra 35 anos com edição limitada cheia de história e tecnologia

8 de maio de 2025
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mitdriveclub, sua revista digital do setor automotivo, é um projeto da CFILLA (CNPJ: 47.923.569/0001-92) - Jose Kleina | Al. Tamandaré), que tem como objetivo gerar conteúdo informativo de qualidade, na medida exata. Entre os redatores, Gerson Campos, um entusiasta do mundo automotivo, apaixonado por carros e tecnologia, posta diariamente as novidades e as informações sobre o mundo automotivo

© 2024 Mitdriveclub - Seu mundo automotivo.

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2024 Mitdriveclub - Seu mundo automotivo.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.