A Leapmotor, fabricante chinesa de veículos elétricos que agora conta com o apoio estratégico da Stellantis, oficializa sua entrada no Brasil apostando em dois SUVs com foco em eficiência energética e design moderno. Trata-se do Leapmotor C10 e do Leapmotor B10, cujos dados de consumo e autonomia foram divulgados recentemente pelo Inmetro, reforçando a posição da marca em um mercado cada vez mais competitivo.
A estreia da montadora por aqui sinaliza não apenas a expansão de um novo nome entre os elétricos, mas também um passo relevante na democratização da mobilidade eletrificada, com modelos que se destacam por tecnologia embarcada, proposta urbana e consumo competitivo.
O C10 é o primeiro modelo da marca no Brasil e será oferecido em duas configurações distintas. A primeira delas, batizada de C10 Design, é 100% elétrica e equipada com um motor de 231 cv alimentado por uma bateria de 69,9 kWh, proporcionando 338 km de autonomia segundo o ciclo nacional do Inmetro. A mesma configuração, vendida no Chile, é homologada com até 480 km pelo padrão local – o que evidencia as diferenças entre os ciclos de medição, mas ainda assim mantém a competitividade do SUV no cenário nacional.
A segunda configuração do modelo, chamada de C10 REEV, apresenta uma solução interessante: trata-se de um híbrido em série com extensor de autonomia. Nessa versão, o motor a combustão 1.5 a gasolina de 96 cv não atua diretamente nas rodas, servindo exclusivamente como gerador de energia para alimentar a bateria de 28 kWh, que por sua vez fornece energia ao mesmo motor elétrico de 231 cv.
A autonomia elétrica do C10 REEV é de 111 km, suficiente para a maioria dos deslocamentos urbanos. Porém, quando somada à autonomia proporcionada pelo motor a combustão, o SUV pode chegar a mais de 700 km, e até 1.600 km em condições ideais, o que coloca o modelo como uma opção robusta para quem ainda tem receio da limitação de alcance dos veículos 100% elétricos.
Em um cenário onde eficiência se torna palavra de ordem, o Leapmotor C10 REEV se destaca. Com a bateria carregada, ele é capaz de atingir 33,5 km/l na cidade e 29,1 km/l na estrada, dados impressionantes para um SUV de 4,74 metros de comprimento e 2,83 m de entre-eixos, porte semelhante ao de modelos como o Jeep Commander.
Mesmo com a bateria descarregada, o consumo do sistema a combustão se mantém aceitável, com média de 12 km/l, tornando o C10 uma das propostas mais versáteis da categoria no Brasil. O modelo alia bom desempenho, economia e o conforto característico de um SUV médio.
Previsto para chegar em janeiro de 2026, o segundo modelo da marca será o Leapmotor B10, que desembarca em solo brasileiro inicialmente na versão Life, totalmente elétrica. Menor que o C10, o B10 é mais voltado para o uso urbano e traz um conjunto técnico equilibrado.
O SUV é equipado com um motor elétrico traseiro de 218 cv e 24,5 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 67,1 kWh, que segundo o Inmetro garante 288 km de autonomia. O número pode parecer conservador quando comparado aos 460 km registrados no ciclo chinês, mas se alinha aos parâmetros mais rigorosos de medição do mercado brasileiro.
Com 4,52 metros de comprimento e 2,74 m de entre-eixos, o B10 tem dimensões próximas às do Jeep Compass, com o qual disputará diretamente espaço. As rodas de 18 polegadas reforçam sua proposta mais refinada, enquanto o porta-malas de 420 litros atende bem às necessidades familiares e urbanas.
Visualmente moderno e com proporções equilibradas, o Leapmotor B10 promete concorrer com modelos como BYD Yuan Plus, Omoda 5 e Geely EX5, reforçando o portfólio de SUVs elétricos na faixa intermediária e aquecendo a briga pelo consumidor que busca alternativas sustentáveis e tecnológicas.



