A Renault oficializou o nome de seu mais novo projeto nacional: Boreal. Trata-se do SUV médio que marcará uma virada estratégica da montadora francesa no Brasil. Posicionado acima do Duster e com lançamento confirmado para o segundo semestre de 2025, o modelo será o mais sofisticado já fabricado pela marca no país.
Com design robusto, motorização turbo flex e promessa de alta tecnologia embarcada, o Boreal foi desenvolvido para enfrentar gigantes como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, dois dos SUVs mais vendidos do segmento.
Um novo patamar para a Renault no Brasil
A chegada do Boreal integra a nova fase da marca, que vem sendo construída desde o lançamento do Kardian e do Megane E-Tech. O SUV será produzido em São José dos Pinhais (PR) e também será exportado para outros mercados da América Latina e, futuramente, para mais de 70 países — um claro indicativo de sua relevância global.
Visualmente, o Boreal segue a escola de design da Dacia, subsidiária romena do grupo Renault. Ele compartilha elementos estéticos com o conceito Bigster, como o grande porte, a traseira prolongada e linhas mais retas e esportivas. As dimensões previstas são: 4,60 metros de comprimento, 2,70 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,70 m de altura, tornando o modelo mais espaçoso que o Compass e comparável ao Haval H6 em termos de proporções.
Plataforma moderna e interior refinado
O novo SUV será construído sobre a plataforma RGMP, uma variação nacional da CMF-B, já utilizada no Kardian. Essa base garante rigidez estrutural e modularidade para receber diferentes conjuntos mecânicos e configurações de equipamentos. O visual externo terá assinatura em LED, grade frontal em formato de diamante e capô com leve curvatura, características dos novos SUVs europeus da Renault. Na traseira, destaque para o desenho geométrico e maçanetas embutidas nas portas traseiras, reforçando a sofisticação visual.
Por dentro, o Boreal promete elevar o padrão da Renault no país. A cabine deverá apostar em materiais premium, acabamento caprichado, painel digital e uma lista robusta de equipamentos, como teto solar panorâmico, central multimídia conectada e sistemas de assistência à condução avançados.
Motorização turbo flex e futura versão híbrida leve
Sob o capô, o Renault Boreal estreará com o já conhecido motor 1.3 TCe turbo flex, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz. No entanto, devido às exigências da nova fase do Proconve L8, o propulsor teve redução de potência para atender aos limites de emissões. Com etanol, ele entrega 163 cv e 27,5 kgfm de torque, enquanto com gasolina, são 156 cv e 25,5 kgfm. O câmbio será o automatizado de dupla embreagem DCT, o mesmo utilizado no Kardian, garantindo trocas rápidas e maior eficiência energética.
A grande expectativa, no entanto, gira em torno da versão com sistema híbrido leve, prevista para chegar entre 2026 e 2027. Essa opção ajudará a posicionar o Boreal como uma alternativa mais eficiente no segmento, em um momento em que a eletrificação ganha cada vez mais força no Brasil.
Segurança ativa de alto nível
Um dos destaques da nova geração de produtos da Renault é o investimento em tecnologia de segurança ativa (ADAS). Segundo a própria fabricante, o Boreal terá o pacote mais avançado já oferecido pela marca no país, superando inclusive o do Kardian. Estão previstos sistemas como:
- Frenagem autônoma de emergência (AEB)
- Alerta e assistente de permanência em faixa
- Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
- Alerta de ponto cego
- Sistema de câmeras 360°
Esses recursos serão essenciais para atrair um público mais exigente, que valoriza conforto, tecnologia e segurança em seus veículos — perfil que o segmento de SUVs médios cada vez mais demanda.
Posicionamento e expectativa de preço
O Renault Boreal chegará para disputar o segmento C de SUVs, um dos mais competitivos do mercado. A expectativa é que o modelo seja lançado com preços entre R$ 180 mil e R$ 200 mil, dependendo da versão e dos pacotes opcionais. Com isso, ele se posiciona diretamente contra os principais líderes da categoria e promete abalar a hierarquia atual, apostando em design moderno, boa relação custo-benefício e pacote tecnológico robusto.