A Volvo Caminhões e Ônibus entra em uma nova fase de modernização no Brasil sob o comando de uma profissional que conhece a empresa por dentro. Após 29 anos de trajetória sólida e multifacetada na marca, Joice Biermayr assume a gerência de desenvolvimento da rede de concessionárias Volvo, com a missão de impulsionar o desempenho da estrutura que conecta a montadora diretamente aos clientes no país.
Com formação em Engenharia Elétrica Tecnológica e Engenharia Automotiva pela UTFPR, além de especialização em Engenharia de Produção e um MBA em Gestão Automotiva, Joice é um exemplo de crescimento profissional orgânico dentro da indústria automotiva. Iniciou sua jornada em 1994, como estagiária na área de manufatura da Volvo, e desde então ocupou cargos que a levaram a conhecer profundamente as operações de campo, produção, produto, serviços e qualidade.
Nos últimos anos, Joice ganhou destaque internacional ao integrar a equipe da matriz da Volvo na Suécia, onde liderou a área de operações globais de garantia, coordenando frentes ligadas à inteligência de mercado, qualidade de campo, vendas e fornecedores. Um dos destaques de sua atuação foi a implantação de projetos com inteligência artificial para melhorar a eficiência nos processos de garantia da marca, iniciativa que posicionou sua gestão como referência em inovação no setor.
Agora, de volta ao Brasil, Joice traz uma bagagem técnica e estratégica rara, unindo visão global com profundo entendimento da realidade brasileira. “Em 2023, tive a honra de assumir uma posição de liderança de operações globais de garantia da Volvo na Suécia, dando suporte para as equipes de qualidade de campo, vendas, garantia de fornecedores e inteligência de mercado. Também estive à frente do Projeto de Inteligência Artificial na área de garantia. Agora, retorno ao Brasil para um novo desafio profissional, com entusiasmo para aplicar toda a minha experiência no desenvolvimento da rede de concessionárias”, afirma a executiva.
Foco em expansão e qualidade da rede Volvo
A rede de concessionárias da Volvo no Brasil possui papel central na operação da marca, especialmente no segmento de caminhões e ônibus, onde o atendimento ágil, técnico e estratégico é essencial para manter a disponibilidade da frota de transportadores. Atualmente, a rede é composta por 107 unidades distribuídas por todo o país, com forte presença em corredores logísticos e regiões de grande circulação rodoviária.
Essas casas funcionam como uma extensão da fábrica, oferecendo não apenas comercialização de veículos, mas também serviços essenciais como manutenção preventiva, diagnósticos remotos, treinamentos para motoristas, suporte técnico e programas de fidelização. A presença constante de investimentos em ampliação e modernização tem feito da Rede Volvo uma das mais estruturadas do mercado.
O desafio de Joice agora é aprimorar esse ecossistema, ampliando a eficiência operacional e a proximidade com os clientes por meio de novas tecnologias, processos mais inteligentes e integração digital. A executiva se reportará diretamente ao diretor-executivo da Volvo Caminhões, Alcides Cavalcanti, e dará continuidade ao trabalho desenvolvido por Alexandre Hartl, que segue agora para a área de pós-venda comercial.
Marco Greiffo
Head de Comunicação Corporativa – Grupo Volvo América Latina
Tel: +55 41 3317-7830 / 3317-8736
[email protected]
Giovanna Foggiatto
Comunicação Corporativa – Grupo Volvo América Latina
[email protected]


