A Jeep acaba de acelerar rumo ao futuro da eletrificação global com a apresentação do novo Compass 100% elétrico, modelo que representa uma revolução na história do SUV médio da marca. E para marcar essa virada, a Jeep escolheu um palco que carrega tradição e sucesso: sua parceria de 14 anos com a Juventus, um dos clubes mais vitoriosos do futebol europeu.
A conexão entre as duas marcas vai além do marketing. Ambas estão sob o guarda-chuva da família Agnelli, tradicional controladora da Fiat e de parte significativa do Grupo Stellantis. É uma relação que soma história, inovação e espírito vencedor — tanto nas estradas quanto nos gramados.
Um novo Compass, completamente renovado
Diferente de uma simples atualização, o novo Compass surge como um projeto totalmente repensado. A antiga plataforma Small Wide ficou no passado, dando lugar à sofisticada base STLA Medium, desenvolvida especialmente para atender os desafios da eletrificação, com foco em autonomia, eficiência e segurança. Trata-se da mesma arquitetura já utilizada em modelos como o novo Peugeot 3008 e o Opel Grandland, também integrantes do Grupo Stellantis.

Essa evolução estrutural permitiu ao Compass crescer, ganhar mais espaço interno, elevar o padrão de acabamento e, claro, oferecer uma mecânica totalmente elétrica, sem as limitações de adaptações.
Motorização elétrica: potência e autonomia de sobra
O novo Compass EV chega ao mercado europeu com três configurações distintas, todas focadas em diferentes perfis de uso, mas mantendo uma proposta robusta, eficiente e alinhada com as demandas atuais. Na versão de entrada, equipada com tração dianteira, o motor entrega 213 cv e 35,2 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 74 kWh, que garante até 500 km de autonomia no ciclo WLTP.
Uma segunda opção mantém a tração 4×2, mas eleva a potência para 234 cv e amplia a capacidade da bateria para 96 kWh, o que permite alcançar impressionantes 650 km de alcance — uma das maiores autonomias do segmento de SUVs elétricos médios na Europa. Por fim, uma versão topo de linha traz dois motores elétricos, resultando em tração integral e desempenho ainda mais esportivo, embora a Jeep não tenha divulgado oficialmente os dados de potência final dessa configuração.
Visual mais robusto e moderno
O design também reflete essa evolução. A dianteira preserva elementos icônicos, como a clássica grade de sete fendas, agora mais integrada ao conjunto óptico, que adota faróis full LED com linhas bem mais afiladas e agressivas. A inspiração no SUV compacto Avenger é evidente, especialmente no novo para-choque frontal e nas linhas mais retas que dominam a carroceria.
Na traseira, o visual se torna mais sofisticado e tecnológico, graças à adoção de uma barra iluminada que conecta as lanternas, trazendo ao centro o logotipo da Jeep em LED. O vidro traseiro se estende até a coluna C, uma solução visual que remete a modelos como o Peugeot 5008.
Interior repaginado e mais tecnológico
Se por fora o Compass EV já impressiona, é por dentro que ele realmente eleva a experiência dos ocupantes. O painel agora é dominado por uma enorme tela de 16 polegadas, que concentra as funções de mídia, climatização, controle dos modos de condução e gestão da bateria. Ainda assim, a Jeep manteve alguns comandos físicos para as funções mais essenciais, o que melhora a ergonomia e a segurança na condução.
O quadro de instrumentos também foi digitalizado, com tela de 10 polegadas, personalizável e com diferentes layouts informativos. O salto na qualidade dos materiais é visível, com superfícies macias, detalhes em alumínio escovado e uma preocupação evidente com o isolamento acústico e o conforto a bordo.
E no Brasil? Quando chega?
Por enquanto, o lançamento do Compass elétrico é exclusivo para a Europa. Entretanto, a Stellantis já confirmou que o modelo está nos planos para o Brasil, onde a marca investe R$ 13 bilhões até 2030 na modernização da fábrica de Goiana (PE).
A expectativa é que o SUV chegue ao mercado brasileiro inicialmente nas versões híbridas da linha Bio-Hybrid, que combinam motor elétrico com motor flex, seguindo a estratégia de eletrificação gradual da Jeep no país. Contudo, não está descartada a chegada da versão totalmente elétrica em um segundo momento, possivelmente por meio de importação.