MitDriveClub
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
MitDriveClub
No Result
View All Result
Home Noticias

Já era hora, né? ‘Lata Velha’ troca exageros do tuning e mantem originalidade dos carros.

Em vez de tuning extravagante, quadro aposta na originalidade e na emoção para restaurar clássicos com alma e identidade preservadas

Gerson Campos by Gerson Campos
17 de abril de 2025
in Noticias
Foto: Reprodução/Globo

Foto: Reprodução/Globo

Quem acompanhava o ‘Lata Velha’ nos anos 2000 lembra bem dos carros exageradamente personalizados, com cores vibrantes, acessórios inusitados e projetos de gosto duvidoso que dividiam opiniões.

Mas agora, o quadro automotivo comandado por Luciano Huck desde 2004 renasce com outro espírito. A nova proposta foca na restauração de clássicos com respeito à originalidade e aos traços históricos dos modelos, uma abordagem que dialoga diretamente com o atual momento do mercado automotivo, onde o resgate da autenticidade é cada vez mais valorizado.

Da customização para a restauração de verdade

A repaginada na proposta do programa reflete uma mudança importante no olhar do público: mais do que tunar, agora o objetivo é restaurar. Ou seja, preservar o design de época, restaurar peças originais sempre que possível e, quando for o caso, aplicar melhorias que não interfiram na identidade do carro.

Publicidade

Se antes o quadro entregava carros com maçanetas de colher, adesivos de tijolo e caixas de som que mais pareciam vitrines de loja, hoje a pegada é diferente. A restauração ganhou protagonismo e o apelo emocional, que sempre esteve presente, ficou ainda mais evidente. E isso ficou claro já na reestreia da nova temporada, com a escolha de um verdadeiro clássico nacional: o Chevrolet Monza Hatch 1983.

Monza 1983: um símbolo da nova fase

O carro escolhido para abrir essa nova fase pertence ao fotógrafo Gabriel Castro, morador de Indaiatuba (SP). O Monza estava na família desde a década de 1980 e, apesar de deteriorado, mantinha seu valor afetivo intacto. Com a lataria comprometida, pintura desbotada, falhas no motor e suspensão comprometida, o veículo já quase não rodava mais. No entanto, sob a carcaça cansada, havia um clássico esperando para renascer.

Veja Também

A tão esperada reestilização do Volkswagen Taos pode atrasar chegada ao Brasil

Novo VW T-Cross 2025: Sucesso de Pedidos no Primeiro Fim de Semana

Horse inova com câmbio automático de 15 marchas sem embreagem

latavelha 1 Já era hora, né? 'Lata Velha' troca exageros do tuning e mantem originalidade dos carros.
Foto: Reprodução/Globo

E foi isso que a equipe do ‘Lata Velha’ proporcionou: um retorno à vida, com respeito absoluto ao desenho original do modelo. A restauração ficou a cargo da oficina especializada Rusty Barn, em São Paulo, sob comando dos especialistas Gustavo Tostes e Bigo Berg, e foi concluída em tempo recorde — apenas 30 dias.

Publicidade

Carroceria clássica, acabamento primoroso

O visual externo foi mantido fiel ao modelo original, incluindo a pintura em tom bege clássico, que remete diretamente à versão de fábrica. O trabalho na carroceria foi criterioso e, mesmo com um curto tempo de cura, o brilho e o acabamento final impressionaram. Para adicionar um toque sutil de esportividade, a equipe escolheu rodas Weld Racing, que equilibram perfeitamente a estética retrô com uma pitada contemporânea.

latavelha 2 Já era hora, né? 'Lata Velha' troca exageros do tuning e mantem originalidade dos carros.
Foto: Reprodução/Globo

Internamente, o carro também passou por uma reforma completa, incluindo bancos com novo revestimento, agora estampados com o logotipo do quadro nos encostos, painéis de porta refeitos e novos detalhes de acabamento. O volante Lotse, adicionado ao conjunto, reforça a pegada esportiva, sem descaracterizar o projeto original.

Publicidade

Mecânica retrabalhada e motor 1.6 turbo a etanol

A parte mecânica foi talvez o ponto onde houve maior liberdade criativa — a pedido do próprio dono. Embora o objetivo geral da restauração tenha sido a preservação da originalidade visual, o motor 1.6 a etanol foi totalmente reconstruído e, agora, ganhou um kit turbo que eleva sua capacidade além dos 87 cv de potência declarados.

latavelha 3 Já era hora, né? 'Lata Velha' troca exageros do tuning e mantem originalidade dos carros.
Foto: Reprodução/Globo

O cabeçote do motor 1.8, que também equipava o Monza nos anos 1980, foi utilizado para melhorar o fluxo interno e dar mais fôlego ao conjunto. A preparação incluiu ainda ajustes finos de calibração e melhorias na admissão e escapamento. Mesmo sem buscar números altos, o novo motor entrega um comportamento muito mais ágil e eficiente.

Além disso, a suspensão foi rebaixada discretamente, melhorando o centro de gravidade e, consequentemente, o comportamento dinâmico da condução. O resultado é um carro com aparência clássica, mas com dirigibilidade atualizada para os padrões de hoje.

ShareTweetPin
Gerson Campos

Gerson Campos

Redator e entusiasta do mundo automotivo, apaixonado por carros e tecnologia, posta diariamente as novidades e as informações sobre o mundo automotivo. Adora carros, motos e caminhões, posta, lançamentos, reviews, comparações, dicas e inspirações do mundo automotivo.

Veja Também

citroen c3
Noticias

Citroën C3 2025: Inovação no Acabamento e Redução de Equipamentos na Versão Básica

9 de janeiro de 2025
renault megane e-tech
Noticias

Renault Megane E-Tech 2025: Desconto Exclusivo de R$ 80 Mil e Benefícios Irresistíveis

1 de julho de 2024 - Updated on 11 de agosto de 2024
uber fgts 1 Projeto de Lei propõe uso do FGTS para compra de veículos por motoristas de aplicativo
Noticias

Projeto de Lei propõe uso do FGTS para compra de veículos por motoristas de aplicativo

13 de novembro de 2024
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mitdriveclub, sua revista digital do setor automotivo - Editor: CFILLA (CNPJ: 47.923.569/0001-92)

© 2025 Mitdriveclub

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mitdriveclub

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.