Quando tradição e tecnologia se encontram, o resultado pode ser surpreendente. A Honda CB1000F 2025 surge como prova viva dessa combinação: uma naked esportiva que resgata a aura das lendárias CB750F e CB900F, mas que pulsa com o coração de uma superbike.
Misturando traços nostálgicos com soluções modernas, a novidade já se posiciona como um dos lançamentos mais carismáticos da temporada.
DNA esportivo com tempero retrô
A nova CB1000F não é apenas mais uma moto com farol redondo — ela é um tributo consciente à era de ouro das motocicletas da Honda. Com linhas limpas, carenagens enxutas, escapes cromados e grafismos que evocam os tempos de Freddie Spencer, o modelo mergulha no conceito neo-retro, ou seja, clássica na aparência e moderna no comportamento.

O estilo remete diretamente às motos esportivas da década de 1980, mas a pilotagem e os equipamentos são totalmente ancorados em 2025. Faróis de LED, painel digital colorido e conectividade via smartphone mostram que, por trás do visual vintage, existe uma máquina extremamente atual.
Motor herdado da Fireblade: 123,7 cv com toque refinado
Sob o tanque pulsa um motor de respeito: o quatro cilindros em linha de 999 cm³ derivado da CBR1000RR Fireblade. Revisado para priorizar respostas mais cheias em baixas e médias rotações, esse propulsor entrega 123,7 cv a 9.000 rpm e 10,5 kgfm de torque a 8.000 rpm. Embora não tenha os números brutos da superbike de origem, a entrega foi ajustada para uma pilotagem mais fluida e envolvente no uso cotidiano.

Além disso, a admissão foi retrabalhada, os comandos de válvulas foram redesenhados, e o escapamento 4-2-1 com silenciador em formato de megafone contribui para um som visceral, típico dos motores quatro em linha.
O câmbio de seis marchas teve as duas primeiras engrenagens encurtadas para favorecer arrancadas e retomadas, enquanto as marchas superiores foram pensadas para conforto em longas distâncias. A presença da embreagem assistida e deslizante facilita reduções mais suaves, evitando trancos ou travamentos da roda traseira.
Chassi conhecido, ergonomia refinada
O quadro Diamond é compartilhado com a CB1000 Hornet, mas o subchassi é exclusivo da CB1000F, projetado para oferecer mais comodidade ao piloto e ao garupa. A ergonomia privilegia o conforto, com posição de pilotagem ereta, assento a 795 mm do solo e um peso total de 214 kg em ordem de marcha, o que resulta em um bom equilíbrio entre controle urbano e estabilidade em velocidade de cruzeiro.
Suspensões Showa e freios com IMU: estabilidade com controle total
Para garantir que o desempenho esteja à altura do visual e da motorização, a CB1000F adota um conjunto ciclístico refinado. Na dianteira, o modelo vem com garfo invertido Showa SFF-BP de 41 mm e, na traseira, o sistema Pro-Link com amortecedor totalmente ajustável.
Na frenagem, a moto impressiona: pinças Nissin de quatro pistões montadas radialmente, discos duplos flutuantes de 310 mm, além do sistema de freio ABS com atuação em curvas, tudo monitorado por uma IMU de seis eixos. Esse mesmo sensor também comanda o controle de tração (HSTC), os modos de pilotagem e o acelerador eletrônico (ride-by-wire).
O piloto pode escolher entre os modos Standard, Sport, Rain e dois modos personalizáveis, que ajustam a entrega de potência, o controle de tração e a frenagem motor.
Painel digital e conectividade Honda RoadSync
Tecnologia também faz parte do pacote. O painel de instrumentos é um display TFT colorido de 5 polegadas, que permite personalização das informações e conexão com o celular via Honda RoadSync. O sistema possibilita acesso a navegação, música, chamadas e notificações diretamente no visor.

A ignição é feita por Smart Key, sem necessidade de chave física, e a iluminação total é em LED, realçando o visual noturno da moto.
Detalhes nostálgicos e foco em sustentabilidade
A Honda se preocupou em manter detalhes icônicos, como farol redondo com assinatura luminosa circular, buzinas gêmeas na frente e escapes com acabamento cromado — elementos que remetem diretamente às CBs clássicas.

Porém, há também um olhar para o futuro: peças como para-lama e painéis do banco são feitos com materiais reciclados, reforçando o compromisso ambiental da marca.
Cores, versões e acessórios para diferentes perfis
A CB1000F chega ao mercado em três cores elegantes:
- Prata com azul,
- Prata com cinza,
- Preto com grafite.
E, para atender diferentes estilos de uso, a Honda oferece três pacotes de acessórios originais:
- Sport: inclui quickshifter e proteção lateral.
- Comfort: traz para-brisa e assentos diferenciados.
- Touring: oferece bolsas laterais e de tanque para longas viagens.
Lançamento e preço
A Honda CB1000F 2025 já está disponível na Ásia e acaba de estrear na Europa. No Japão, tem preço sugerido de 1.397.000 ienes, um pouco acima da CB1000 Hornet. A expectativa é que mais detalhes sobre a estreia global, inclusive sua chegada ao Brasil, sejam revelados durante o EICMA 2025, em novembro.



