A Great Wall Motor, ou simplesmente GWM, inicia em definitivo sua jornada industrial no Brasil. A partir de 15 de agosto, a montadora chinesa dará início à produção pré-série do SUV híbrido Haval H6 em sua unidade fabril de Iracemápolis, interior de São Paulo. O marco não apenas representa o começo da operação local da marca, como também inaugura uma nova fase no mercado nacional de veículos eletrificados.
A planta, que pertencia anteriormente à Mercedes-Benz, passou por uma ampla adaptação para funcionar sob o sistema CKD (Completely Knocked Down), ou seja, com os veículos sendo montados a partir de peças completamente desmontadas. Mas, ao contrário de algumas concorrentes que adotaram abordagens mais tímidas, a GWM acelera com uma estrutura já operante, com setor de pintura ativo e planos sólidos de expansão local.
Primeiros passos da nacionalização e foco no híbrido
O modelo escolhido para abrir os trabalhos em solo brasileiro não poderia ser outro. O Haval H6 híbrido, líder de vendas entre os eletrificados no Brasil, será o primeiro a sair das linhas de produção em solo nacional. Ainda que o modelo já esteja passando por um facelift na China — e inclusive em testes por aqui — a versão que será montada inicialmente segue o design atual. No primeiro momento, as unidades nacionais do H6 serão exclusivamente híbridas, combinando o motor 1.5 turbo com propulsor elétrico, sem qualquer mudança na motorização ou eletrônica.
As versões com motorização flex estão previstas apenas para 2026, na segunda fase do cronograma industrial da montadora. Apesar da montagem já marcada, o processo é considerado ainda uma fase de pré-série. Isso significa que os primeiros veículos não irão diretamente para o varejo, servindo principalmente para validar processos, ajustar linhas e treinar equipes.
Iracemápolis: a nova base da eletrificação chinesa no Brasil
Adquirida em 2021, a unidade fabril de Iracemápolis é uma aposta estratégica da GWM. O complexo foi atualizado para receber tecnologia de ponta e já opera em ritmo de pré-produção. O plano da empresa é atingir gradualmente um índice alto de conteúdo nacional, especialmente no conjunto de baterias, o que permitiria redução de custos, vantagens fiscais e cumprimento das regras do Mercosul.
Além do H6, o espaço também servirá de base para novos modelos da marca. Em setembro, a expectativa é que se inicie a produção da picape Poer e do SUV Haval H9, ambos equipados com motorização 2.4 turbodiesel. Esses modelos, contudo, entrarão em linha apenas após finalizações estruturais previstas para os próximos meses.



