A estreia do GWM Haval H9 no mercado brasileiro foi tudo, menos discreta. Em poucas horas após o início das vendas, o SUV de motorização turbodiesel, tração integral e estrutura robusta surpreendeu ao registrar um volume de faturamento que normalmente levaria 30 dias para ser alcançado. Foram 600 unidades comercializadas em apenas 7 horas, movimentando R$ 185,4 milhões e encerrando, de forma antecipada, a oferta promocional de R$ 309 mil.
O sucesso foi tão imediato que a fabricante chinesa precisou rever o plano inicial. O primeiro lote previa 100 unidades com o valor promocional, mas diante da alta demanda, a GWM liberou mais 500 SUVs com o mesmo desconto. O que deveria durar semanas evaporou antes do fim do expediente nas concessionárias. Com isso, o novo preço do Haval H9 passa a ser R$ 319.000 — valor que continuará sendo praticado mesmo após o início da produção nacional em Iracemápolis (SP). Todas as unidades vendidas até agora são importadas da China.
Um SUV raiz em um mercado dominado pelos híbridos
Diferente dos outros modelos da linha Haval comercializados no Brasil — como os híbridos H6 e H6 GT —, o H9 aposta em um conjunto mecânico tradicional e robusto, especialmente voltado ao público que busca força bruta e capacidade fora de estrada. O modelo é equipado com motor 2.4 turbodiesel de quatro cilindros, que entrega 184 cv de potência e expressivos 48,9 kgfm de torque. O câmbio automático de nove marchas se une a um sistema de tração 4×4 com bloqueios eletrônicos nos diferenciais dianteiro e traseiro, além de sete modos de condução, incluindo opções para terrenos extremos como lama, neve e cascalho.
Essa ficha técnica posiciona o Haval H9 como um concorrente direto de modelos tradicionais do segmento off-road, como o Toyota SW4 e o Mitsubishi Pajero Sport, mas com um diferencial importante: o pacote tecnológico embarcado.
Haval H9 Exclusive: uma versão completa desde a estreia
Neste primeiro momento, a GWM trouxe ao Brasil apenas uma configuração do SUV: a Haval H9 Exclusive. E o nome não é à toa — trata-se de uma versão recheada, que une conforto, conectividade e segurança de ponta.
Entre os principais destaques, o modelo oferece um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, central multimídia com tela flutuante de 14,6 polegadas, espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, câmeras com visão 540º (superando o padrão 360º), carregador por indução, e um interessante compartimento refrigerado no console.
O conforto também é levado a sério: os bancos dianteiros contam com aquecimento, ventilação e função massagem, enquanto os assentos traseiros também são aquecidos e ventilados. Além disso, o modelo vem equipado com o pacote ADAS 2+, que traz recursos avançados de assistência à condução, como frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo.



