Mit Drive Club
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
Mit Drive Club
No Result
View All Result
Home Reviews

Giamaro Katla: o hipercarro italiano de 2.157 cv que desafia os limites da engenharia

Com motor V12 quadriturbo, design escultural e soluções inspiradas na aviação, o superesportivo estreia para rivalizar com os gigantes do segmento

by MIT DRIVE CLUB
27 de maio de 2025
in Reviews
giamaro katla v12

Na terra que deu origem a ícones como Ferrari, Lamborghini, Maserati e Pagani, surge um novo nome que promete sacudir o universo dos hipercarros. A Giamaro Automobili, fabricante independente sediada na lendária Motor Valley, apresenta seu primeiro modelo: o Giamaro Katla, uma obra-prima que funde arte, engenharia e desempenho extremo.

Aliás, o nome não foi escolhido por acaso. Katla é um dos vulcões mais ativos e perigosos da Islândia — uma metáfora perfeita para um carro que exala potência bruta e design explosivo.

Design que respira velocidade

Cada centímetro do Katla foi esculpido com uma única premissa: acomodar um motor V12 gigantesco de 7 litros com quatro turbos. A carroceria é longa, baixa e esticada em direção à traseira, com proporções que deixam claro que este não é apenas um carro — é uma máquina de performance desenhada para desafiar as leis da física.

Veja Também

Mini Cooper: O hatch com com Visual Icônico, personalidade e tecnologia.

Será que a Fiat Titano tem o que é preciso para desafiar as concorrentes?

Novo Porsche 911 2026 traz painel digital completo e estreia potente versão GTS híbrida com turbo elétrico

giamaro automobili katla 4 Giamaro Katla: o hipercarro italiano de 2.157 cv que desafia os limites da engenharia

Sua aerodinâmica ativa é uma das mais avançadas já vistas fora das pistas. A asa traseira se ajusta em tempo real de acordo com velocidade, ângulo de curva e força lateral, podendo se transformar em um imenso freio aerodinâmico quando necessário. O coeficiente de arrasto é de apenas 0,33, algo raro para veículos deste porte e potência.

giamaro automobili katla 1 Giamaro Katla: o hipercarro italiano de 2.157 cv que desafia os limites da engenharia

Na dianteira, as enormes entradas de ar não são meramente estéticas: além de garantirem o resfriamento eficiente do powertrain, remetem diretamente aos afterburners de jatos militares, reforçando a proposta visual e funcional.

Publicidade

Cockpit de caça: bem-vindo à cabine do Katla

Por dentro, o Giamaro Katla oferece uma experiência que remete mais a um avião de caça do que a um carro convencional. A posição de pilotagem é extremamente baixa e recuada, projetada para manter o centro de gravidade no ponto mais otimizado possível.

giamaro automobili katla 2 Giamaro Katla: o hipercarro italiano de 2.157 cv que desafia os limites da engenharia

O painel abraça o motorista, com comandos dispostos de forma simétrica e lógica no console central, alto e linear. Materiais como fibra de carbono, alumínio escovado, couro natural e tecidos técnicos dominam o ambiente, enquanto os displays digitais possuem visual minimalista e uma pegada analógica, justamente para reduzir distrações em velocidades elevadas.

Publicidade

O volante, ao contrário dos superesportivos modernos carregados de botões, traz uma filosofia inversa: poucos comandos, foco total na pilotagem. Até os bancos são peças estruturais da carroceria, moldados sob medida para cada proprietário e com ajustes puramente mecânicos.

O coração é um V12 de outro planeta

O verdadeiro protagonista do Katla é seu motor. Um V12 artesanal de 6.988 cm³, com arquitetura hot-V (onde os quatro turbos estão posicionados entre as bancadas de cilindros) e ângulo de 120 graus. Este monstro mecânico entrega, no modo padrão, nada menos que 1.693 cv e 158,67 kgfm de torque.

giamaro automobili katla 1 1 Giamaro Katla: o hipercarro italiano de 2.157 cv que desafia os limites da engenharia

Mas é ao acionar a “chave vermelha”, um seletor especial, que o Katla libera toda sua fúria: são 2.186 cv e absurdos 204,76 kgfm de torque, tudo isso disponível a impressionantes 9.000 rpm. Uma sinfonia de potência que desafia qualquer parâmetro conhecido até então.

Publicidade

Transmissão, tração e controle extremo

Para lidar com essa usina de força, o Katla adota um câmbio de 7 marchas com acionamento eletromecânico, conectado a um diferencial autoblocante mecânico, garantindo que a transferência de torque seja sempre precisa, mesmo nas situações mais agressivas.

giamaro automobili katla Giamaro Katla: o hipercarro italiano de 2.157 cv que desafia os limites da engenharia

A suspensão é outro espetáculo à parte: utiliza amortecedores eletrônicos de curso variável, que ajustam altura e rigidez em tempo real conforme o modo de condução e as condições do terreno. Esse sistema permite que o Katla ofereça tanto controle absoluto em pista quanto conforto relativo em deslocamentos urbanos.

Nos freios, o que se vê são discos carbocerâmicos de 420 mm na dianteira com pinças de 10 pistões, enquanto na traseira os discos são de 410 mm com pinças de 4 pistões, uma configuração digna de protótipos de endurance.

Publicidade

Quem é a Giamaro Automobili?

Apesar de recém-chegada ao universo dos hipercarros, a Giamaro não é uma aventura sem lastro. A marca nasce do sonho da família Commendatore, conhecida por sua atuação na indústria italiana e por três gerações apaixonadas por automóveis. Sob a liderança de Giacomo e Pierfrancesco Commendatore, a empresa ergueu seu centro de pesquisa em Cavezzo, na Motor Valley, e sua linha de produção em Castelfranco Emilia, região sagrada para os amantes de carros.

Complementando essa filosofia, a Giamaro transformará a Villa Pietramellara, uma construção do século XVIII, em um centro de experiências, onde clientes poderão não só configurar seus carros, mas também viver a essência da marca.

Review com vídeo

ShareTweetPin

Veja Também

ford fiesta titanium plus
Reviews

Em busca de um carro usado? Saiba porque o Ford Fiesta Titanium Plus 1.6 pode ser sua Melhor Opção de Compra.

3 de junho de 2024 - Updated on 19 de setembro de 2024
jeep avenger amarelo movimento 37511781 Jeep Avenger vai estrear no Brasil com fabricação local e motor híbrido de 130 cv
Reviews

Jeep Avenger vai estrear no Brasil com fabricação local e motor híbrido de 130 cv

7 de agosto de 2025
porsche carrera gt 2005 amarelo frente em movimento 1536x1024 1 Brasil entra no top 10 mundial de vendas do Porsche 911 em 2024
Reviews

Brasil entra no top 10 mundial de vendas do Porsche 911 em 2024

30 de julho de 2025
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial
  • Stories

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mit Drive Club, sua revista digital do setor automotivo

© 2025 Mit Drive Club

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mit Drive Club

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.