Em um cenário de mobilidade urbana saturada, a GAC — gigante automotiva da China — acaba de dar um salto literal e simbólico com o lançamento do AirCab, seu primeiro carro voador elétrico de produção. Apresentado oficialmente durante o Salão do Automóvel de Hong Kong, o modelo é um eVTOL (sigla em inglês para “veículo elétrico de decolagem e pouso vertical”) e chega ao mercado para atender a uma demanda emergente: o transporte aéreo de curta distância em centros urbanos.
O AirCab representa a estreia da divisão de mobilidade aérea da GAC, chamada Govy, e já entrou em pré-venda com valor inicial de 1,68 milhão de yuans — o equivalente a aproximadamente R$ 1,24 milhão. A proposta é ousada: transportar duas pessoas, de forma silenciosa e eficiente, por até 30 km por carga. Trata-se de uma autonomia ajustada para rotas urbanas estratégicas, como o trajeto entre bairros comerciais e centros empresariais, aeroportos e hotéis ou áreas com trânsito crítico
Leve, ágil e elétrico: como é o AirCab por dentro e por fora
O projeto prioriza leveza e eficiência energética. Cerca de 90% da estrutura é feita em fibra de carbono, reduzindo o peso e ampliando a segurança estrutural — inclusive em situações emergenciais. A estética do veículo mistura linhas curvas, asas compactas e rotores expostos, evocando um visual que remete a drones de grande porte. O cockpit totalmente envidraçado oferece visão ampla ao piloto, enquanto o interior aposta na digitalização total da experiência.
A bordo, os passageiros contam com conectividade 5G, assistente virtual por inteligência artificial, controle de fragrância, ajuste de som ambiente e gerenciamento de temperatura. Tudo controlado via comando de voz, tela sensível ao toque ou até mesmo gestos, com sensores embarcados. A interface foi desenvolvida para proporcionar conforto e familiaridade, mesmo para quem nunca voou em um veículo desse tipo
Tecnologia de voo: tripla segurança e recarga relâmpago
Para garantir redundância e confiabilidade, o AirCab conta com sistemas triplos nos comandos de voo, comunicação e fornecimento de energia. Isso significa que, se uma falha for detectada, dois outros sistemas assumem automaticamente o controle, minimizando o risco de incidentes.

A parte elétrica do veículo também impressiona: a recarga de 50% para 100% leva apenas 15 minutos, com carga completa em 25 minutos. Essa agilidade permite que o AirCab esteja disponível em mais voos diários, otimizando operações de empresas e serviços de transporte premium.
Interesse imediato e planos para o futuro
Segundo a GAC, a recepção ao lançamento foi entusiasmada: nas primeiras 24 horas de pré-venda, foram registradas quase mil manifestações de interesse. Ainda que o início das entregas dependa da aprovação de órgãos reguladores, a empresa espera iniciar os voos de teste com passageiros já em 2025, com entregas previstas para 2026.
O AirCab não está sozinho nessa corrida tecnológica. Diversas montadoras e startups do setor aeronáutico têm apostado no desenvolvimento de eVTOLs para resolver os desafios do deslocamento urbano. Contudo, o modelo da GAC sai na frente ao combinar um projeto já industrializável com suporte de uma grande montadora tradicional — algo que ainda é raro no setor.