A Foton acaba de lançar oficialmente no Brasil a Tunland híbrida a diesel, um modelo que chega para desafiar o mercado tradicional das picapes médias ao combinar motorização turbodiesel com um sistema elétrico de 48V. A novidade está disponível em duas versões, V7 e V9, com preços sugeridos de R$ 289.900 e R$ 309.900, respectivamente, já com frete incluso na base do Estado de São Paulo.
Com esse lançamento, a marca chinesa — que já atua no país com a montagem de caminhões — dá mais um passo em seu plano de expansão industrial, apostando em um produto inédito para o público brasileiro: uma picape média com motorização híbrida leve, pacote robusto de tecnologia embarcada e promessa de garantia de até 10 anos.
Motorização híbrida leve com câmbio ZF
No coração da Tunland está o motor 2.0 Aucan turbodiesel de quatro cilindros, com injeção common rail fornecida pela Bosch e turbocompressor VGT da BorgWarner. A grande diferença é a presença de um sistema mild hybrid de 48V, também desenvolvido pela Bosch, que oferece assistência elétrica ao conjunto mecânico, resultando em maior eficiência energética, resposta mais ágil nas retomadas e redução de consumo e emissões.

A transmissão escolhida é a automática ZF 8HP50, com oito marchas, a mesma consagrada em modelos de maior prestígio do mercado internacional. Apesar da Foton não divulgar oficialmente os números de potência e torque no site brasileiro, dados internacionais apontam para algo entre 160 e 175 cv, com torque superior a 40 kgfm — mais do que suficiente para encarar cargas e terrenos acidentados.
Versões, equipamentos e tecnologias de assistência
A Tunland estreia com duas configurações que se diferenciam no foco de uso: enquanto a V7 privilegia a robustez para trabalho, a V9 aposta em mais conforto e tecnologia embarcada.
Foton Tunland V7 – R$ 289.900
Voltada para quem precisa de desempenho e capacidade de carga, a V7 vem com painel digital de 12,3”, central multimídia de 14,6” com espelhamento e carregamento por indução. O pacote de segurança inclui seis airbags, alerta de colisão frontal (FCW), detector de fadiga (DMS), monitor de ponto cego (BLIS) e alerta de tráfego cruzado traseiro (RTCA).
Na traseira, a suspensão é por feixe de molas, o que reforça sua vocação para uso comercial e permite capacidade de carga de até 1.050 kg.
Foton Tunland V9 – R$ 309.900
A versão topo de linha adiciona mais refinamento e segurança. O destaque vai para o teto solar panorâmico, banco do motorista com ajustes elétricos e suspensão traseira por molas helicoidais, que entrega mais conforto na condução diária. No quesito assistência, a V9 traz piloto automático adaptativo com Stop & Go (ACC), sistema de frenagem automática de emergência (AEB), assistente de permanência e centralização em faixa (LKC) e auxílio em congestionamento (TJA). A capacidade de carga é de 1.000 kg.
Ambas as versões contam com tração 4×4 com acionamento eletrônico, bloqueio de diferencial traseiro e controle de descida, recursos que ampliam a capacidade off-road da picape e reforçam seu caráter multifuncional.
Garantia de até 10 anos e compromisso com o Brasil
Um dos grandes atrativos da Tunland é sua garantia de fábrica que pode chegar a até 10 anos, algo ainda raro no segmento automotivo brasileiro. De acordo com a fabricante, essa cobertura estendida está sujeita a condições específicas a partir do sexto ano, e reforça a confiança da marca na durabilidade do produto.

Outro ponto importante é a estratégia de nacionalização da Foton. A empresa já opera com montagem de caminhões em Caxias do Sul (RS) no regime CKD, utilizando as instalações da Agrale enquanto constrói sua própria planta. A produção local da Tunland ainda não foi confirmada, mas a presença da operação industrial no país sugere que, em breve, a picape poderá ganhar linha de montagem nacional — o que também beneficiaria a logística de peças e assistência técnica.
Tunland mira um novo público com proposta inédita
Ao reunir tecnologia híbrida, pacote ADAS completo, tração 4×4 de série e um conjunto de equipamentos que rivaliza com marcas já consolidadas no mercado, a Foton Tunland chega para disputar espaço com nomes como Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e RAM Rampage — mas com o diferencial da eletrificação leve, algo ainda inédito no segmento.
Além disso, com preços a partir de R$ 289.900, a Tunland se posiciona de forma agressiva diante de versões diesel topo de linha da concorrência, que já superam os R$ 300 mil com facilidade.



