Mit Drive Club
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories
No Result
View All Result
Mit Drive Club
No Result
View All Result
Home Reviews

Fiat Strada 2025: robustez consagrada e pontos de atenção na picape mais vendida do Brasil

Com destaque em capacidade de carga, consumo e manutenção, a líder do segmento segue sendo uma escolha sólida para o trabalho — mas ainda tem limitações em conforto e tecnologia

by MIT DRIVE CLUB
19 de abril de 2025
in Reviews
fiat strada ultra@3x Fiat Strada 2025: robustez consagrada e pontos de atenção na picape mais vendida do Brasil

Quando o assunto é picape compacta, a Fiat Strada reina absoluta no mercado brasileiro. Líder de vendas há quatro anos consecutivos, o modelo ocupa um espaço difícil de ser desafiado, combinando bom desempenho para o trabalho com versões mais equipadas para o uso urbano e familiar. Mas apesar da fama consolidada desde seu lançamento, em 1998, a Strada também acumula críticas importantes — especialmente no quesito conforto, segurança e tecnologia embarcada.

A geração atual, lançada em 2020, foi um marco para a Fiat: a Strada se transformou em um carro mais completo, com múltiplas versões e duas opções de motorização. Mesmo assim, há quem se pergunte se o modelo vale o investimento, especialmente nas configurações mais caras, que chegam próximas aos R$ 146 mil.

Capacidade de carga continua imbatível

O principal trunfo da Strada continua sendo sua capacidade de carga. Nas versões de cabine simples, ela transporta até 720 kg e oferece impressionantes 1.354 litros de volume — números que superam com folga rivais como a Volkswagen Saveiro, com 712 kg e 924 litros, respectivamente.

Veja Também

Eleito Carro do Ano 2025, o Renault 5 E-Tech Electric combina estilo retrô e alta tecnologia

A Mercedes-Benz reinventa o CLA em 2025, lançando versões 100% elétricas e trazendo recursos inovadores.

Fiat Strada: Os Segredos por Trás do Sucesso de Vendas da Picape Campeã

fiat strada ultra carga@3x Fiat Strada 2025: robustez consagrada e pontos de atenção na picape mais vendida do Brasil

Já nas versões cabine dupla, voltadas para quem precisa de um veículo mais versátil no dia a dia, o compartimento de carga é menor, mas ainda relevante: são 844 litros e até 650 kg de capacidade, dependendo da motorização e câmbio. Esse equilíbrio entre funcionalidade e volume útil é um dos fatores que consolidaram a Strada como referência para frotistas e pequenos empresários.

Publicidade

Estrutura robusta, mas com reflexos no conforto

A robustez mecânica é um dos pilares da Strada. O conjunto de suspensão dianteira do tipo McPherson e traseira com eixo rígido e molas semielípticas é confiável e resistente, ideal para pisos irregulares ou uso severo. Aliás, o projeto é tão bem resolvido que serviu de inspiração para futuras picapes compactas da concorrência.

Entretanto, essa resistência cobra seu preço. O comportamento da suspensão em pisos urbanos é menos refinado, e a rigidez do conjunto acaba penalizando o conforto da cabine, com maior transferência de impacto para os ocupantes.

Gama completa com motorizações distintas

A Fiat Strada 2025 oferece sete configurações, incluindo versões de cabine simples, estendida e dupla. As opções de motorização começam no já conhecido 1.3 Firefly aspirado, com 107 cv e 13,4 kgfm de torque, disponível com câmbio manual de 5 marchas ou CVT com simulação de 7 velocidades.

fiat strada bello design espaco conforto@2x Fiat Strada 2025: robustez consagrada e pontos de atenção na picape mais vendida do Brasil

Nas versões mais equipadas, como Ultra e Ranch, o destaque é o motor T200 1.0 turbo flex, que entrega 130 cv e 20,4 kgfm de torque, sempre com câmbio automático CVT. Essa diversidade permite que o consumidor escolha a Strada mais adequada ao seu perfil — seja para trabalho, uso misto ou até mesmo como veículo principal da família.

Publicidade

Consumo competitivo em todas as versões

A eficiência energética é outro ponto alto. Nas versões aspiradas, a Strada registra médias de até 13 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada com gasolina, segundo dados do Inmetro. Mesmo com etanol, as médias são razoáveis: 9,1 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada.

Já as versões turbo, embora mais potentes, apresentam consumo um pouco mais elevado: 11,9 km/l com gasolina na cidade e 13,1 km/l na estrada. Ainda assim, o equilíbrio entre desempenho e economia segue atraente para quem roda muito.

Manutenção com preço fixo e revisão acessível

Outro diferencial da Strada está na política de revisões com valores tabelados. Na versão de entrada, Endurance 1.3, o custo das três primeiras revisões é de apenas R$ 1.944 — menos da metade do que se paga na concorrente Saveiro Robust (R$ 3.930).

fiat strada forca performance melhor consumo combustivel@2x Fiat Strada 2025: robustez consagrada e pontos de atenção na picape mais vendida do Brasil

Entretanto, é importante observar que a cesta de peças da Strada pode ser mais cara: R$ 6.372 contra R$ 6.044 da rival da Volkswagen. Para quem depende do carro como ferramenta de trabalho, esse detalhe pode fazer diferença na hora de fechar a conta.

Espaço interno e ergonomia ainda limitam o uso familiar

Apesar da versatilidade das versões de cabine dupla, o espaço interno é restrito, principalmente para os passageiros do banco traseiro. A área para pernas é curta, e a largura da cabine limita o conforto de três ocupantes, especialmente em viagens longas.

Publicidade

O problema se agrava com a ergonomia: o volante tem apenas ajuste de altura, não de profundidade, e os encostos traseiros são retos e desconfortáveis. O formato dos bancos também não favorece longas jornadas, penalizando quem pretende usar a picape como carro principal da família.

Itens de segurança: pacote modesto para o preço

A lista de equipamentos de segurança da Strada deixa a desejar, especialmente nas versões mais caras. Mesmo nas versões Ultra e Ranch, que ultrapassam os R$ 140 mil, o modelo oferece apenas quatro airbags e controle de estabilidade. Não há piloto automático, frenagem autônoma ou assistente de permanência em faixa, recursos cada vez mais comuns em veículos da mesma faixa de preço.

No teste de impacto do Latin NCAP, a Strada obteve apenas uma estrela de cinco possíveis, reforçando a necessidade de atualização nesse quesito.

Publicidade

Tela multimídia simples para o padrão atual

Mesmo nas versões topo de linha, a central multimídia de 7 polegadas é considerada modesta frente ao que se encontra em modelos equivalentes. A interface gráfica é simples, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, mas peca na fluidez e resolução.

O painel de instrumentos digital TFT também é datado e compartilha o mesmo layout básico de modelos antigos da Fiat, como o Uno. Nas versões mais baratas, a central multimídia sequer está presente — o que reforça a simplicidade do pacote tecnológico da picape.

ShareTweetPin

Veja Também

hyundai palidase
Reviews

Hyundai Palisade: Tudo Sobre o SUV de 8 Lugares que Promete Revolucionar o Mercado em 2024

18 de julho de 2024 - Updated on 19 de setembro de 2024
lancer
Reviews

Lancer: Um Sedã Esportivo Disfarçado de Clássico

2 de agosto de 2024 - Updated on 11 de agosto de 2024
hilux srx
Reviews

Toyota SRX Plus 2024: Uma Nova Geração de Robustez e Conforto

8 de junho de 2024 - Updated on 11 de agosto de 2024
  • Política de privacidade
  • Contato
  • Política de Ética
  • Politica de verificação dos fatos
  • Quem somos
  • Termos de uso
  • Politica editorial
  • Stories

Categorias

  • Acessórios
  • Agile
  • Antigos
  • Astra
  • Chevrolet
  • Comparativo
  • Curiosidades
  • Lançamentos
  • Manual
  • Mecânica
  • Noticias
  • Onix
  • Reviews
  • Sem categoria
  • Trânsito

Sobre nós

Mit Drive Club, sua revista digital do setor automotivo

© 2025 Mit Drive Club

No Result
View All Result
  • Novidades
    • Lançamentos
  • Reviews
  • Mecânica
  • Comparativos
  • Antigos
  • Trânsito
  • Stories

© 2025 Mit Drive Club

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência
Politica de privacidade.