A Fiat deu início a um novo capítulo em sua trajetória no Brasil. A montadora anunciou oficialmente que vai lançar cinco novos modelos até 2030, todos desenvolvidos sobre a plataforma Smart Car, voltada para baixo custo, modularidade e eletrificação leve. A estreia dessa nova geração está marcada para 2026, com a chegada do Fiat Grande Panda, modelo que vai substituir Mobi e Argo de uma só vez.
O plano, detalhado por executivos da Stellantis durante evento em Turim, prevê o lançamento de um carro por ano até o final da década. A estratégia reforça o compromisso da Fiat com o mercado sul-americano, especialmente o brasileiro, onde os novos veículos serão desenvolvidos e produzidos — todos em Betim (MG).
Além de atualizar o portfólio com foco em eficiência energética, os modelos também trarão design moderno, conectividade avançada e versões com motorização híbrida leve de 12V, buscando atender não só às exigências ambientais futuras, mas também o consumidor brasileiro que quer tecnologia acessível.
Fiat Grande Panda
O Fiat Grande Panda será o primeiro modelo da nova fase da marca no Brasil. A proposta é ousada: unificar as funções de Mobi e Argo em um único produto, mais robusto, econômico e conectado. Apesar de ser comparado ao “C3 da Fiat”, o modelo terá um visual inspirado nos SUVs urbanos e dimensões superiores aos atuais hatches de entrada.

Na motorização, o Grande Panda utilizará o confiável 1.0 Firefly aspirado de 75 cv e 10,7 kgfm, com opções equipadas com sistema híbrido leve de 12V, o mesmo que equipa hoje os modelos Pulse e Fastback. Essa configuração híbrida, aliada a um câmbio CVT de sete marchas, oferecerá mais economia de combustível e menor emissão de poluentes.
Produzido em Betim, o modelo brasileiro terá diferenças em relação ao europeu, com acabamento e identidade visual próprios. Prototipagens com carroceria camuflada já circulam nas proximidades da fábrica.
SUV de 7 lugares (Projeto F2U)
O segundo lançamento confirmado será um SUV compacto com capacidade para sete passageiros, desenvolvido para competir com a Chevrolet Spin. Com nome ainda indefinido, o projeto F2U terá dimensões semelhantes às do Citroën Aircross, com cerca de 4,40 m de comprimento e entre-eixos generoso de 2,68 m, mas com arquitetura otimizada e espaço interno mais inteligente.
O conjunto mecânico será o conhecido 1.0 turbo flex de 130 cv e 20,4 kgfm, sempre acoplado a um câmbio CVT e ao sistema mild hybrid de 12V, promovendo uma experiência de condução mais suave e eficiente. A previsão de lançamento é para 2027, e o modelo será produzido em Betim (MG).
A chegada do F2U também pode representar uma reorganização nas linhas Pulse e Aircross, que dividem o mesmo segmento. Não está descartado que o Aircross deixe de ser ofertado no Brasil.
Nova geração do Fiat Fastback
Ainda em 2025, a Fiat prepara o lançamento da segunda geração do Fastback, agora reposicionado sobre a base do SUV cupê Basalt. Com visual mais esportivo e aerodinâmico, o modelo mantém o conceito de caimento acentuado no teto e se alinha ao portfólio de SUVs compactos com pegada esportiva.
O novo Fastback manterá o motor 1.0 GSE T3 turbo com sistema híbrido leve, entregando até 130 cv, em conjunto com câmbio CVT e direção elétrica. A cabine deve ganhar melhorias em materiais e acabamentos, além de um pacote completo de conectividade e assistência à condução.
Produzido também em Betim, o modelo dividirá a linha de montagem com o novo hatch compacto F1H (Grande Panda), otimizando o uso da nova plataforma modular da Stellantis.
Nova Fiat Strada
A terceira geração da Fiat Strada será lançada até o fim da década e representa um marco para a picape mais vendida do Brasil. Pela primeira vez, o modelo utilizará a plataforma STLA Small, também derivada da Smart Car, o que permitirá mais versatilidade, espaço e recursos tecnológicos.
Apesar da mudança de base, a nova Strada manterá seu DNA robusto, com versões de cabine simples, estendida e dupla, e foco tanto no trabalho quanto no uso urbano. A motorização seguirá com o confiável 1.0 turbo com sistema híbrido leve, entregando boa performance com mais eficiência energética. O modelo também será vendido em mercados internacionais, como parte do reposicionamento da Fiat no cenário global.



