Pelo 11º ano consecutivo, a Ferrari reafirma seu protagonismo no universo do design automotivo ao vencer a principal honraria do Red Dot Award, uma das mais prestigiadas premiações do setor de design industrial no mundo. Três modelos da marca italiana — o espetacular Ferrari F80, o refinado Ferrari 12Cilindri e sua versão conversível, o Ferrari 12Cilindri Spider — foram laureados com o título “Best of the Best” na categoria design de produto, considerada a mais alta da competição.
A cerimônia oficial será realizada no dia 8 de julho de 2025, na cidade de Essen, Alemanha. Com este reconhecimento, a Ferrari alcança 32 prêmios acumulados no Red Dot, sendo 13 na categoria máxima desde 2015 — um feito inédito no universo automotivo.
A força do design que mistura herança e vanguarda
O resultado é fruto do trabalho visionário do Ferrari Styling Centre, liderado por Flavio Manzoni, designer responsável por conduzir a linguagem visual da marca à fronteira entre tradição e inovação. Sob sua direção, a casa de Maranello desenvolve projetos que respeitam o legado histórico da Ferrari, ao mesmo tempo em que flertam com o futuro, unindo estética, funcionalidade e performance.

Entre os vencedores deste ano, dois modelos mantêm viva a linhagem mais clássica da fabricante. O Ferrari 12Cilindri e o 12Cilindri Spider prestam homenagem aos lendários Grand Tourers das décadas de 1950 e 1960. Ambos possuem motor V12 dianteiro aspirado, com arquitetura de dois lugares, resultando em um visual marcante, esculpido com linhas elegantes e musculosas. A versão Spider vai além: conta com teto rígido retrátil, que se abre em apenas 14 segundos — inclusive com o carro em movimento —, adicionando uma dose extra de liberdade e sofisticação.
Ferrari F80: o ápice da engenharia e da performance
Se o 12Cilindri remete ao passado glorioso da marca, o Ferrari F80 projeta Maranello diretamente rumo ao futuro. Produzido com chassi de fibra de carbono e sistema híbrido de altíssima performance, o F80 combina um motor V6 biturbo de três litros, herdado diretamente do protótipo 499P (bicampeão de Le Mans em 2023 e 2024), com um motor elétrico integrado ao eixo dianteiro. A potência combinada atinge impressionantes 1200 cv, dos quais 900 vêm do motor térmico e outros 300 são entregues pela unidade elétrica de alta voltagem.
O modelo é uma vitrine da excelência técnica da Ferrari: possui aerodinâmica ativa, suspensão desenvolvida com manufatura aditiva em metal, e uma série de soluções de engenharia que fazem dele um verdadeiro laboratório sobre rodas. Produzido de forma limitada, apenas 799 unidades serão montadas até 2027 — ano em que a Ferrari completará 80 anos de fundação.