A Ford confirmou uma nova campanha de recall no Brasil, envolvendo seis de seus modelos mais populares, produzidos entre 2019 e 2024. A falha está no sistema da central multimídia, que pode comprometer a exibição da imagem da câmera de ré e, consequentemente, afetar a visibilidade do motorista durante manobras.
Segundo a fabricante, o problema foi identificado no software que gerencia a visualização da traseira no momento em que o veículo é colocado em marcha à ré. Em alguns casos, a tela da câmera pode simplesmente ficar preta, enquanto em outros, a imagem persiste mesmo após o carro já estar em movimento para frente — duas situações que comprometem a atenção e o controle visual do motorista.
Esse tipo de falha aumenta o risco de colisões em estacionamentos, garagens e manobras em espaços restritos. Por isso, a marca está convocando proprietários de veículos com chassis específicos a realizarem uma atualização gratuita no sistema, que será feita diretamente nas concessionárias da Ford a partir de 29 de agosto.
Modelos afetados pelo recall
A campanha atinge unidades dos seguintes modelos:
- EcoSport (2020 a 2021)
- Edge (2019 a 2020)
- Fusion (2019)
- Mustang (2020 a 2021)
- Ranger (2020 a 2021)
- Bronco Sport (2021 a 2024)
O reparo consiste na atualização do software da central multimídia, procedimento que leva cerca de 40 minutos e pode ser agendado previamente. Para facilitar o processo, os proprietários têm à disposição três canais: aplicativo FordPass, o telefone 0800-703-3673 ou o contato direto com a rede autorizada da marca.
Entenda os riscos e por que o recall é importante
Embora a falha não envolva o sistema de freios, motor ou direção, o defeito está diretamente ligado à segurança do condutor e de pedestres. A câmera de ré se tornou um item essencial em veículos modernos, especialmente em modelos com maior porte como a Ranger e o Edge, onde o campo de visão traseiro costuma ser mais limitado.
Mesmo no compacto EcoSport, a ausência momentânea da imagem pode causar acidentes em saídas de garagem ou manobras em locais estreitos. A Ford reforça que o recall é uma ação preventiva e que até o momento não há registro de acidentes relacionados à falha.
Todos os chassis convocados no recall da Ford
Abaixo estão listados os principais chassis afetados, conforme informado pela montadora:
EcoSport (2020-2021)
- 9BFZB55S5L8772479
- 9BFZB55S6L8772684
- 9BFZB65V2L8773217
- 9BFZB65V8L8778812
- 9BFZB65V4L8780718
- 9BFZB65V6L8799139
- 9BFZB55S5M8840586
Edge (2019-2020)
- 2FMPK4AP7KBB10701
- 2FMPK4AP8KBB10710
- 2FMPK4AP4LBA61815
Fusion (2019)
- 3FA6P0C97KR122623
Mustang (2020-2021)
- 1FA6P8CF4L5160464
- 1FA6P8CF8L5152349
- 1FA6P8CFXL5168133
- 1FA6P8CF3L5173822
- 1FA6P8CFXL5181111
- 1FA6P8CFXL5181139
- 1FA6P8R0XM5551008
- 1FA6P8R02M5550984
- 1FA6P8R07M5553007
- 1FA6P8R08M5553436
- 1FA6P8R07M5553069
- 1FA6P8R01M5553973
- 1FA6P8R03M5554042
- 1FA6P8R0XM5553986
- 1FA6P8R00P5501724
Ranger (2020-2021)
- 8AFAR23N2LJ169280
- 8AFAR23N7LJ177519
- 8AFAR23LXMJ204020
Bronco Sport (2021-2024)
- 3FMCR9E91MRA47246
- 3FMCR9E93MRA42520
- 3FMCR9E91MRA44542
- 3FMCR9E91MRA54777
- 3FMCR9E93MRA55008
- 3FMCR9E97MRA73625
- 3FMCR9E99MRA54834
- 3FMCR9E97MRB11547
- 3FMCR9E93MRA29525
- 3FMCR9E92MRA86606
- 3FMCR9E91MRB15058
- 3FMCR9E95MRA40445
- 3FMCR9E96MRA86799
- 3FMCR9E9XMRB11557
- 3FMCR9E97MRB16926
- 3FMCR9E93NRD61109
- De PRD58556 até PRE36215
- 3FMCR9E95RRE40335
- 3FMCR9E90RRE40467
- 3FMCR9E91RRE39974
- 3FMCR9E95RRE39606
- 3FMCR9E98RRE40619
- 3FMCR9E98RRE40782
- 3FMCR9E9XRRE39861
- 3FMCR9E91RRE40302
- 3FMCR9E93RRE39765
- 3FMCR9E93RRE40740
- 3FMCR9E93RRE40771
- 3FMCR9E94RRE40178
- 3FMCR9E97RRE39493
- 3FMCR9E95RRE39721
- 3FMCR9E92RRE40020
- 3FMCR9E92RRE40177
- 3FMCR9E92RRE40292
- 3FMCR9E97RRE40143
- 3FMCR9E95RRE40531
- 3FMCR9E95RRE40772
- 3FMCR9E96RRE39694
- 3FMCR9E99RRE40466
Como agendar o reparo gratuito
A Ford orienta os proprietários a realizarem o agendamento o quanto antes, evitando riscos desnecessários no uso diário do veículo. A assistência será realizada gratuitamente e com prioridade para veículos dentro do lote afetado.
O recall poderá ser agendado por meio do app FordPass, pela central telefônica 0800-703-3673 ou diretamente na concessionária mais próxima do proprietário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.